"Lisboa inundada"

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Acho que fizes-te muito bem em colocar este assunto a debate, só dialogando é que podemos ser construtivos ;)
 


Golden Fields

Cirrus
Registo
8 Ago 2010
Mensagens
74
Local
Coimbra, Capital do Amor Eterno
Chove mais em Évora que em Londres também :lmao:
A questão é que enquanto em Évora chove muitas vezes de forma torrencial subindo os índices pluviométricos e diexando muitos dias de sol e céu azul em Londres está esmagadoramente o céu cinzento e uns chuviscos agora e daqui a pouco. O mesmo de Évora para Portugal.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Concordo completamente, Vince. Londres pode ter tempo constantemente encoberto e com chuviscos, mas raramente passa disso.

Já em Portugal, chove geralmente mais intensamente que os chuviscos britânicos, e por vezes chove torrencialmente várias vezes ao longo de um mês. Embora em Portugal também abundam os períodos de seca.

Na Islândia, Reykjavík (igualmente costa atlântica), onde já vivi, também chove mais do que Londres, e com precipitação distribuída ao longo do ano. O tempo também tende a ser cinzento, mas menos que Londres, mas devido à influência polar, por vezes pode ter vários dias soalheiros, quando os ventos sopram de norte. As tempestades são também frequentes, e bem mais intensas do que Reino Unido.

Já na Europa central, os invernos costumam ter pouca precipitação (e quase toda sob a forma de neve), apesar de tempo cinzento, e a maioria da precipitação caí no verão, sob chuvas torrenciais (trovoadas). Mas no geral, o tempo é bem mais soalheiro do que Londres e os verões bem mais quentes. Já precipitação mais abundante de neve ocorre na Escandinávia.

Talvez os Açores sejam mesmo o local mais chuvoso na Europa. Seria interessante comparar estes vários sítiose, em termos de números de precipitação anual. Eu acrescento estes valores:

Londres: 583.6mm
Lisboa (Geofísico): 725.8mm
Porto (S.Gens): 1224,3mm
Reykjavík: cerca de 1200 mm anuais
Costa da Escócia: cerca de 1400 mm anuais
Costa sul da Islândia (montanhas): cerca de 4000 mm anuais

Sim, Londres não é assim tão chuvosa e muito longe de ser das mais chuvosas do mundo. Tem tempo muito encoberto mas erradamente as pessoas pensam que tem muita chuva, mas não tem assim tanta. Aliás, chove menos em Londres que em Lisboa, e menos de metade do que chove no Porto ou em Braga por exemplo.

Normal 1970-2000

Londres (Greenwich): 583.6mm (*)
Lisboa (Geofísico): 725.8mm
Porto (S.Gens): 1224,3mm