Lua e Previsão do Tempo

Antonio

Cumulus
Registo
21 Out 2005
Mensagens
156
Local
Lisboa
Há alguns provérbios sobre a relação da Lua com a previsão do Tempo.

Indico aqui alguns dos que sei:

:ceulimpo: Lua Nova trovejada tem 3 dias de molhada; se no quarto continua, é molhada toda a Lua
:ceulimpo: Lua Nova de Setembro trovejada, 30 dias é molhada
:ceulimpo: Lua Nova trovejada, 30 dias é molhada e, se for a de Setembro, até Março irá chovendo

:ceulimpo: Lua pálida é chuvosa; vermelha é sempre ventosa; se branca fica, belo tempo nos indica

:ceulimpo: Lua Cheia nunca trouxe água; só chove nos Quartos

:ceulimpo: Se vires a Lua vermelha, põe pedra na telha

:ceulimpo: Se a Lua tem o círculo longe, água perto; se tem o círculo perto, água de longe.
:ceulimpo: Lua com círculo e estrelas dentro, ou chuva ou vento
 
Última edição:


Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Antonio disse:
Há alguns provérbios sobre a relação da Lua com a previsão do Tempo.

Indico aqui alguns dos que sei:

:ceulimpo: Lua Nova trovejada tem 3 dias de molhada; se no quarto continua, é molhada toda a Lua
:ceulimpo: Lua Nova de Setembro trovejada, 30 dias é molhada
:ceulimpo: Lua Nova trovejada, 30 dias é molhada e, se for a de Setembro, até Março irá chovendo

:ceulimpo: Lua pálida é chuvosa; vermelha é sempre ventosa; se branca fica, belo tempo nos indica

:ceulimpo: Lua Cheia nunca trouxe água; só chove nos Quartos

:ceulimpo: Se vires a Lua vermelha, põe pedra na telha

:ceulimpo: Se a Lua tem o círculo longe, água perto; se tem o círculo perto, água de longe.
:ceulimpo: Lua com círculo e estrelas dentro, ou chuva ou vento

Boas,

António,
Coloquei um post ene cumprido mas, quando o submeti ficou pendurado e pelos vistos não ficou!! :mad: Estou com uma cabeça pq era elaborado... :cry:
Os Adágios que considero fiáveis são o do circulo da Lua, dos 3dias molhada e da cor vermelha.
à cerca do círculo existe um que gosto particularmente:
"Um circulo na Lua é tão certo chover, como do casamento o homem se arrepender!" :w00t:
Isto dava pano para mangas e de facto é necessário um tópico.
Só deixo uma nota se a lua influencia o comportamento dos seres vivos, nos seus processos de reprodução, nas marés, na actividade vulcânica e não influenciará o clima?? :mad:
A lua foi e, é menosprezada pela comunidade científica e o que mais me dana é a perda de conhecimentos tácitos dos nossos antepassdos, baseada em milhares de observações e que cada vez é mais rara a transmissão desses conhecimentos. :cry:
Mas estamos cá para isso, tenho pena de ter gasto mais de meia hora a escrever o mail anterior e nada, depois com mais tempo e com o decorrer postá-lo-ei novamente ;)
um abraço
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Antonio disse:
Há alguns provérbios sobre a relação da Lua com a previsão do Tempo.

Indico aqui alguns dos que sei:

:ceulimpo: Lua Nova trovejada tem 3 dias de molhada; se no quarto continua, é molhada toda a Lua
:ceulimpo: Lua Nova de Setembro trovejada, 30 dias é molhada
:ceulimpo: Lua Nova trovejada, 30 dias é molhada e, se for a de Setembro, até Março irá chovendo

:ceulimpo: Lua pálida é chuvosa; vermelha é sempre ventosa; se branca fica, belo tempo nos indica

:ceulimpo: Lua Cheia nunca trouxe água; só chove nos Quartos

:ceulimpo: Se vires a Lua vermelha, põe pedra na telha

:ceulimpo: Se a Lua tem o círculo longe, água perto; se tem o círculo perto, água de longe.
:ceulimpo: Lua com círculo e estrelas dentro, ou chuva ou vento

Boas,

António,
De facto alguns adágios populares fazem sentido e são de uma fiabilidade incrível, na minha opinião, enquanto outros são meras metáforas. :)
Como sou um observador atento da lua irei indicar quais serão os de confiar e de considerar como factor de previsão:

:ceulimpo: Lua Nova trovejada tem 3 dias de molhada; se no quarto continua, é molhada toda a Lua - Este poderemos considerar

:ceulimpo: Lua Nova de Setembro trovejada, 30 dias é molhada- Não considero relevante
:ceulimpo: Lua Nova trovejada, 30 dias é molhada e, se for a de Setembro, até Março irá chovendo- Não considero relevante
:ceulimpo: Lua Cheia nunca trouxe água; só chove nos Quartos- Não considero relevante
ceulimpo: Se vires a Lua vermelha, põe pedra na telha - A considerar- pq tem haver com os fluxos nas correntes no nível superior da troposfera +5000m. e ... ;)
Lua alaranjada, casa gelada...... ;)
:ceulimpo: Se a Lua tem o círculo longe, água perto; se tem o círculo perto, água de longe. De considerar sendo um dos mais fiáveis relacionados com ocorrência de precipitação nas 48h seguintes! :)
Existe um adágio que gosto muito acerca da mesma situação que é +/- assim: " A Lua com circulo é tão certo chover, como do casamento o homem se arrepender!" :w00t:

Eu considero a influência da Lua decisiva na previsão, tato a curto prazo como a longo Prazo, contudo, penso que ao longo dos tempos foi menosprezada pela comunidade científica, o que me intristece, pq além de não se investigar está-se a perder conhecimento tácito dos nossos antepassados, o conhecimento puro de milhares de observações... :cry:
Senão vejamos, ela (Lua) tem influência junto dos animais, plantas e ene seres vivos, tem influência no vulcanismo, nas marés, na reprodução e no comportamento dos seres humanos pq é que não influenciará o CLIMA!?? :confused:
Os ciclos de Mlankovich definem o ciclo da lua e pequenas oscilações na sua inclinação poderão afectar o campo magnético da terra entre outras situações.

isso era um assunto que dava para um colóquio! :D
 

Antonio

Cumulus
Registo
21 Out 2005
Mensagens
156
Local
Lisboa
Obrigado pela tua interessante resposta anterior :)

Uma vez em Setembro quando era pequeno ocorreu uma lua nova trovejada e lembro-me bem de a minha mãe me dizer o provérbio "Lua Nova de Setembro trovejada, 30 dias é molhada" e de facto assim foi. Todo o mês choveu. Por isso não me esqueci mais desse provérbio. Mas um facto é que só posso testemunhar que na minha vida a lua nova trovejada em Setembro, só ocorreu uma vez...
 
Última edição:

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Antonio disse:
Obrigado pela tua interessante resposta anterior :)

Uma vez em Setembro quando era pequeno ocorreu uma lua nova trovejada e lembro-me bem de a minha mãe me dizer o provérbio "Lua Nova de Setembro trovejada, 30 dias é molhada" e de facto assim foi. Todo o mês choveu. Por isso não me esqueci mais desse provérbio. Mas um facto é que só posso testemunhar que na minha vida a lua nova trovejada em Setembro, só ocorreu uma vez...

Eu tb presenciei e todos nós presenciamos uma Lua Nova Trovojada e foi seis meses molhada (Set. 2000) e tb foi uma única vez, contudo a de 3 dias já presenciei ene vezes! ;)
Se hoje se lembrar olhe a posição da parte iluminada da Lua e a cor perto das 22h! ;)
 

Antonio

Cumulus
Registo
21 Out 2005
Mensagens
156
Local
Lisboa

Nesse ano eu não tinha reparado, o ano em que eu reparei uma lua nova trovejada em Setembro tinha eu uns 10 anos, talvez em 1973/1974...

A posição da Lua às 22h em Lisboa era de quarto crescente, estando quase deitada. A cor era de um branco mesmo muito luminoso!

Alguma dica?
 
Última edição:

BRUNO MATIAS

Cirrus
Registo
16 Out 2005
Mensagens
50
Local
Monte de Caparica
ola!
As luas sao importantes nas marés...agora no tempo ..nao sei!
Mas as nossa gerações anteriores,basiavam-se mt nas luas...e nas caniculas!
Acho piada...porque a minha avó dizia estas coisas...e por coíncidência ou nao, ate acertava!
Mas eu,n acredito mt,que a lua tenha assim, uma interaccão tão directa com o tempo!
Agora, acredito que a lua influencie por exemplo os animais, que estao para nascer!
Mas ate podera mesmo ser veridico,a lua estar ligada ao tempo que ira fazer. :)
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Antonio disse:

Nesse ano eu não tinha reparado, o ano em que eu reparei uma lua nova trovejada em Setembro tinha eu uns 10 anos, talvez em 1973/1974...

A posição da Lua às 22h em Lisboa era de quarto crescente, estando quase deitada. A cor era de um branco mesmo muito luminoso!

Alguma dica?
De facto ás 22.00 estava branca mas, a partir das 00h, e a metade estava quase na horizontal, não estava?... ;) :p

E a cor era ameia amarelada ás 01.30, hoje se tiveres possibilidade vê a cor à meia noite, mas o mais importante é tb a horizontalidade, pq se estivesse mais na vertical o significado é outro...

Horizontal é frio e se a cor for amarelada ainda reforça mais essa situação :w00t: :w00t:

Na proxima Lua da mesma fase em dezembro seginicará que será fria... e mais não posso revelar... :) até à Lua cheia a 16, depois sim faço uma previsão.
 
Última edição:

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
BRUNO MATIAS disse:
ola!
As luas sao importantes nas marés...agora no tempo ..nao sei!
Mas as nossa gerações anteriores,basiavam-se mt nas luas...e nas caniculas!
Acho piada...porque a minha avó dizia estas coisas...e por coíncidência ou nao, ate acertava!
Mas eu,n acredito mt,que a lua tenha assim, uma interaccão tão directa com o tempo!
Agora, acredito que a lua influencie por exemplo os animais, que estao para nascer!
Mas ate podera mesmo ser veridico,a lua estar ligada ao tempo que ira fazer. :)

Não tenho qq dúvida de que a Lua inflçuencia a Atmosfera Terrestre e com ela o clima na Troposfera e mais, poderemos analisá-la para descobrir um padrão a longo prazo e algumas ocasiões a curto prazo :)
sei que não existe nenhum ateu ou crente convicto, portanto aceito de bom agrado as v/ considerações. ;)
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Antonio disse:
Pois, eu não vi a lua tão de noite, mas hoje então vou ver...
Mal posso esperar...

Mas António relembro que além da coloração, o mais importante é a Verticalidade/Horizontalidade da parte iluminada.... ;)
 
Última edição:

Antonio

Cumulus
Registo
21 Out 2005
Mensagens
156
Local
Lisboa
Seringador disse:
Mas António relembro que além da coloração, o mais importante é a Verticalidade/Horizontalidade da parte iluminada.... ;)
Mas a lua apresentar-se horizontal ou vertical, não terá mais a ver com a rotação da Lua em volta da Terra? Isso parece ser independente de fazer frio ou calor...

Bem, esta noita a Lua está quase deitada com um brilho intenso, mas ou eu estou pitosga ou parece que imediatamente abaixo da parte iluminada da Lua parece haver um reflexo da mesma
:wacko:
 
Última edição:

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Antonio disse:
Mas a lua apresentar-se horizontal ou vertical, não terá mais a ver com a rotação da Lua em volta da Terra? Isso parece ser independente de fazer frio ou calor...

Bem, esta noita a Lua está quase deitada com um brilho intenso, mas ou eu estou pitosga ou parece que imediatamente abaixo da parte iluminada da Lua parece haver um reflexo da mesma
:wacko:

Boas,
António, qdo refiro horizontalidade/verticalidade da parte iluminada prende-se pelo facto de que, no quarto crescente a divisão entre a parte iluminada e a escura se situar mais na vertical ao alto, obliqua ou na horizontal e isso é que temos de ter em conta e mais não posso adiantar! ;)

Na Lua Cheia temos de ter em atenção o seu brilho no momento em que a lua atinge o seu auge, i.e. -30 minutos em relação à hora indicada oficialmente!
a ver vamos!
 

Antonio

Cumulus
Registo
21 Out 2005
Mensagens
156
Local
Lisboa
Seringador disse:
António, qdo refiro horizontalidade/verticalidade da parte iluminada prende-se pelo facto de que, no quarto crescente a divisão entre a parte iluminada e a escura se situar mais na vertical ao alto, obliqua ou na horizontal e isso é que temos de ter em conta e mais não posso adiantar! ;)
Mas a horizontalidade da parte iluminada não depende apenas da rotação da Lua à volta da Terra e não com a temperatura? Se calhar não estou a entender bem o que queres dizer...