Nascente do Rio Almonda, em Almonda, Torres Novas- junto á antiga fábrica da empresa Renova
Nascente do Rio Alviela, Alcanena
Nascente do Rio Alviela, Alcanena
Última edição:
É uma pena, um rio, que é uma fonte de vida, nao ser estimado como um bem tao precioso que o ser humano tem.
Actualmente o rio Almonda tem sofrido descargas poluidoras praticamente diárias.
![]()
Actualmente a situação é esta:
"A história da poluição no rio Almonda parece longe do fim. Há 30 anos que as descargas ilegais de esgotos e efluentes industriais não tratados no rio ou nos seus afluentes se sucedem, às escondidas ou à luz do, sem que as autoridades consigam pôr fim a esta catástrofe ambiental.", no público de 12.07.2015: http://www.publico.pt/local/noticia...lema-de-saude-publica-sem-fim-a-vista-1701763
"Há vinte anos, o rio Almonda era um dos principais contribuintes para a poluição do rio Tejo, mas ainda hoje continua com vários focos de contaminação que prejudicam a qualidade da água e todo o leito fluvial.", no portal dos jovens repórteres para o ambiente, de 11.06.2012: http://jra.abae.pt/portal/article/poluicao-na-bacia-do-rio-almonda/
Procurando no google notícias anteriores a 2010: https://www.google.pt/search?q=poluição+rio+almonda+2010&espv=2&biw=1024&bih=643&source=lnt&tbs=cdr:1,cd_min:2008,cd_max:2010&tbm=
A imagem do 1º ministro é um bocado ofensiva e parece-me descontextualizada perante a (esta) realidade.
Pode ser conivente com a manutenção da situação mas atribuir-lhe desta forma a culpa toda é desmesurado.
A culpa é de todos, tem existido muita inação dos governos e autoridades locais e da população local. E refiro-me um pouco por todo o país...
Ainda há bocado dei uma volta pelo troço final do Rio Ferreira, mesmo no limite entre este concelho e o de Paredes. O que verifiquei é que a situação está francamente melhor de há 10 anos para cá.
E foram as autoridades locais as principais obreiras desta limpeza do rio.
Mas como nada é definitivo cabe a todos manter isto no bom caminho, até porque mesmo com a situação bem melhor, a poluição resultante de várias décadas ainda é bem visível ao longo das margens e nas zonas mais fundas do rio.
Este é um trabalho árduo mas que as gerações futuras agradecerão!
A Câmara de Alcanena esclarece que esta é a altura do ano mais apropriada para a realização destas intervenções dado que se verifica um menor caudal do rio.
É uma pena, um rio, que é uma fonte de vida, nao ser estimado como um bem tao precioso que o ser humano tem.
Actualmente o rio Almonda tem sofrido descargas poluidoras praticamente diárias.
Todas as entidades ambientais e governamentais já sabem desta situação, mas uma vez que existe muitos interesses económicos metido ao barulho, e as empresas que poluem, só fazem as descargas de noite, apesar de haver vigilancia nocturna, por parte dos cidadaos locais em vários pontos do rio.
Isto já para nao falar que essa mesma água, é usada para regar campos de milho e tomate, que depois muitos de nós acabam por comer.
O rio dentro da cidade de Torres Novas, existem muitos cardumes de peixes, alguns deles devem de ter mais de 3 quilos cada peixe, uma vez que a descarga só é efectuada uns bons quilometros mais abaixo, aí nem tem flora nem fauna.
Esta é uma área protegida muito maltratada e pouco divulgada, aqui foi cometido um dos maiores crimes ambientais e paisagísticos das últimas décadas, quando o Governo de Cavaco Silva meteu a A1 a cortar a área protegida ao meio, a passar ao lado do polje de Minde. Importa recordar este crime contra o nosso património ambiental, pois era desnecessário esse traçado, a auto-estrada poderia contornar a área protegida a Oeste ou a Leste. Depois há o problema das pedreiras ilegais, e o excesso de urbanização na sensível área do polje.
Por ser um dos principais relevos cársicos do país, com monumentos naturais únicos, merecia outra sorte e divulgação.
Esta é também a fronteira entre a Ibéria Seca e a Ibéria Húmida...
Polje de Minde