Acho que são mammatus (especialistas que o confirmem ou neguem), fotografados no meu quintal, a 22 Fevereiro.
Bom registo! São Mammatus sim senhor, não têm é grande instabilidade associada e não são tão proeminentes como por vezes sem vêm em determinada fotografias! Aproveito o tópico e deixo aqui igualmente 3 fotos que tirei perto de Alpalhão, no passado dia 14/01/2010, com uns Mammatus também! É este o tipo de nuvens que mais gosto, junto com os Piléus e as belas Lenticulares. Um abraço e parabéns por este registo!
Porém as que apresentas são bem proeminentes! Desculpa a minha ignorância mas Alpalhão é Alentejo? Das poucas vezes que tive a oportunidade de observar nuvens deste tipo, grande parte delas passaram-se nesta região.
Sim é Alto Alentejo, já quase Beira Baixa é certo. Mais concretamente entre o Crato e Nisa. Nesse dia tive realmente oportunidade de observar o céu mais "assustador" de sempre. Mas não deixou nem uma gota e também eu ia em viagem para Norte, por isso não pude ficar e esperar para ver. Mas que metia respeito isso é bem patente nestas fotos. Um dia destes posto todas as que tenho para verem a real dimensão da "coisa" Abraço!
Entre Crato e Nisa, sei... Diante de um céu assustador como esse, surge um misto de sair para um local mais seguro e ao mesmo tempo querer ficar e observar cada momento na expectativa de algo realmente fantástico! Venham então as restantes...