Mancha nova em Júpiter, Mancha nova em Vénus...

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
O dia 19 de Julho foi um dia realmente estranho, astronomicamente falando.
Nesse dia, foi descoberta uma nova mancha em Júpiter e uma nova mancha em Vénus.
A mancha em Júpiter, escura, pensam os cientistas, deve ser um impacto, embora tal não seja confirmado.
A mancha em Vénus, que é clara, ainda não se sabe como surgiu. A hipótese mais provável é uma erupção vulcânica (o que seria algo radicalmente novo!) ou então também um impacto.

Não deixa de ser uma estranha coincidência, duas manchas de grande tamanho, em dois dos planetas dos sistemas solares, ambas descobertas por astrónomos amadores.


http://en.wikipedia.org/wiki/2009_Jupiter_impact_event
http://news.bbc.co.uk/2/hi/science/nature/8179067.stm
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
foi um dia realmente estranho, astronomicamente falando.


Não deixa de ser uma estranha coincidência

Não acho que tenha algo de estranho, apenas conhecemos uma ínfima parte dos objectos que andam por aí prontos a despenhar-se num planeta. E Júpiter tem sido um grande anjo, ou mesmo grande Deus fazendo jus à mitologia, ao atraí-los para lá dada a sua grande massa.

Isto apenas mostra que as comunidades de "amadores" são importantes, seja na astronomia, seja na meteorologia, e também nos mostra a nossa pequenez universal pois não conhecemos assim tanto do universo.

Mas atenção, há uma grande diferença entre esta humildade humana e cientifica e as profecias do Professor Bambo que andam para aí, essa coisa do insistir tanto no "estranho" é um caminho perigoso ;) O que é estranho para uns não é para outros. E a ignorância geral sobre a "estranheza" é a principal matéria prima e fuel para as maiores charlatães que pululam por aí.

 
Editado por um moderador: