Mapa da poluiçao luminosa na Europa



belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Interessante, sem dúvida.

A Grécia não está representada (parte do mapa aparece, mas não a devida iluminação).

Quase todo o Norte de África também.

Mas a maior concentração deve ser mesmo noutras partes, como na Europa Central.

Em muitas zonas nota-se a perda de noites normais, onde se pode ver um bom céu estrelado e onde a natureza ainda vive de acordo com um ritmo normal dia-noite. Estas luzes artificiais excessivas certamente têm um efeito nocivo (nos animais (humanos incluídos) e nas plantas), além de que representam milhões de euros perdidos em luz mal dirigida e aproveitada que se desperdiça em direção ao espaço.

Em certas partes do mundo, até já existem reservas naturais que incluem a proteção de noites escuras (como na Escócia) e parece-me que isso até faz todo o sentido.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
se a política de restrições for nacional essa poluição luminosa foi cortada em 1/3. Acho que desligam os candeeiros em quase todas as ruas durante a noite.
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Aqui na região na A25, pelo menos os postes que ainda funcionam :D, são apagados a partir das 2300J sendo apenas deixado ligadas na zona de nós. Dentro das localidades desconheço esse uso, até porque nas localidades entra-se em confronto com a segurança das estradas sem luz.
O melhor era usar leds e utilizar detectores de movimento para acender certos troços à medida que são percorridos.
 
  • Gosto
Reactions: Blooder.PT

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Desculpa, não sei do que estás a falar.

Aqui na zona, continua tudo no mesmo.

Não se desligam partes da iluminação durante a noite? Não se desligam candeeiros alternadamente? Se tens 10 candeeiros na rua só 5 estão ligados? o IVA de 6 para 23% não faz mossa no orçamento camarário? Ok.

Com o aumento da taxa de IVA na electricidade de 6% para 23% a Câmara Municipal de Faro viu-se obrigada em encontrar uma solução para minimizar ou até anular o acréscimo que o aumento obviamente acarreta para as contas da autarquia.
Assim, num estreito entendimento com a EDP, vai-se ensaiar uma redução no tempo de disponibilização de iluminação pública.
Fica estabelecido que as zonas públicas vão passar a estar iluminadas meio hora mais tarde do que tem vindo a ser praticado e as luzes serão apagadas uma hora e meia mais cedo nas estradas (entrada de Faro pela EN-125 no sentido Patacão>Faro e no sentido Olhão>Faro e na EN 125-10) e uma hora na zona urbana.
Estes ajustes são feitos mediante as indicações dos relógios astronómicos que estão instalados nos postos de transformação (e existem essencialmente na zona urbana). Estes relógios são programadores electro digitais que utilizam um controlo automático de ligações e cortes de energia em função do pôr e do nascer do sol.
Este ajuste vai permitir à autarquia fazer face a este despesa extra que não estava contemplada.
 
Última edição:

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Não se desligam partes da iluminação durante a noite? Não se desligam candeeiros alternadamente? Se tens 10 candeeiros na rua só 5 estão ligados? o IVA de 6 para 23% não faz moça no orçamento camarário? Ok.

Deve fazer, mas aqui é o que se passa.

Se houver mudanças visíveis, farei questão em vir aqui relatar.

Ainda que na minha opinião, não é só isso que tem que mudar.