Windchill

Nimbostratus
Registo
25 Ago 2008
Mensagens
935
Local
Amora (Seixal) / Pedroso (V.N.Gaia)
Olá Meteo amigos.

É com muito gosto que vos apresento o meu mapa de spots para trovoadas, ao qual chamei carinhosamente de ‘Storm Chase Points in Portugal’!

Este é um mapa que não tem versão final e que eu irei manter em permanente actualização. Partilho-o agora por considerar que já tem informação suficiente para que seja uma mais valia para quem queira fazer 'stormchasing'. É também um mapa que beneficia do facto de eu ser, desde muito jovem, um viajante de natureza, fascinado por serras, miradouros, e pelas lindíssimas paisagens deste nosso belo país. Na verdade, isto foi uma grande ajuda para o arranque deste projecto, mas a vontade crescente de melhorar e completar o mapa, também me motivou imenso para novas aventuras, pois neste último ano e meio tem servido de pretexto para percorrer uns bons milhares de quilómetros, de modo a que pudesse descobrir, redescobrir, avaliar e fotografar muitos dos spots que lá constam. Existe também muito trabalho prévio (centenas de horas, na verdade…) de rastreio e varrimento de mapas cartográficos, do Google Maps e de imagens de Street View. À data desta partilha, são já no total 696 locais identificados, dos quais 150 já classifiquei como spots e os outros 546 estão em estudo e/ou pendentes de avaliação. Para já adicionei ao mapa um total de 537 fotos (todas da minha autoria), e em cada um dos 150 spots é possível ver uma imagem de cartografia militar, que revela as características topográficas do local. Para quem aceder ao mapa pela aplicação para smartphone ‘MyMaps’, pode beneficiar ainda da visualização de algumas imagens já existentes em 360º do ‘Street View’, e que também são de grande utilidade. Este é um mapa que é meu, mas que a partir de agora também é vosso. Espero que vos seja muito útil, não apenas para orientação em dias de trovoada, mas também para quem quer pura e simplesmente visitar, descobrir e fotografar alguns maravilhosos locais que o nosso país possui.

Enjoy it!! :nicephoto::trovao:

https://drive.google.com/open?id=1QMmkZFCufBgUkUaXP3aJaonVIEex8kB1&usp=sharing
 


"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,017
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Bom trabalho, vizinho do Seixal!
Estou a ver que sabes fazer mapas, como eu. :D
 
  • Gosto
Reactions: Windchill

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Olá Meteo amigos.

É com muito gosto que vos apresento o meu mapa de spots para trovoadas, ao qual chamei carinhosamente de ‘Storm Chase Points in Portugal’!

Este é um mapa que não tem versão final e que eu irei manter em permanente actualização. Partilho-o agora por considerar que já tem informação suficiente para que seja uma mais valia para quem queira fazer 'stormchasing'. É também um mapa que beneficia do facto de eu ser, desde muito jovem, um viajante de natureza, fascinado por serras, miradouros, e pelas lindíssimas paisagens deste nosso belo país. Na verdade, isto foi uma grande ajuda para o arranque deste projecto, mas a vontade crescente de melhorar e completar o mapa, também me motivou imenso para novas aventuras, pois neste último ano e meio tem servido de pretexto para percorrer uns bons milhares de quilómetros, de modo a que pudesse descobrir, redescobrir, avaliar e fotografar muitos dos spots que lá constam. Existe também muito trabalho prévio (centenas de horas, na verdade…) de rastreio e varrimento de mapas cartográficos, do Google Maps e de imagens de Street View. À data desta partilha, são já no total 696 locais identificados, dos quais 150 já classifiquei como spots e os outros 546 estão em estudo e/ou pendentes de avaliação. Para já adicionei ao mapa um total de 537 fotos (todas da minha autoria), e em cada um dos 150 spots é possível ver uma imagem de cartografia militar, que revela as características topográficas do local. Para quem aceder ao mapa pela aplicação para smartphone ‘MyMaps’, pode beneficiar ainda da visualização de algumas imagens já existentes em 360º do ‘Street View’, e que também são de grande utilidade. Este é um mapa que é meu, mas que a partir de agora também é vosso. Espero que vos seja muito útil, não apenas para orientação em dias de trovoada, mas também para quem quer pura e simplesmente visitar, descobrir e fotografar alguns maravilhosos locais que o nosso país possui.

Enjoy it!! :nicephoto::trovao:

https://drive.google.com/open?id=1QMmkZFCufBgUkUaXP3aJaonVIEex8kB1&usp=sharing


Podes incluir o Cerro de São Miguel no Algarve (Serra do Monte Figo 411m) local proeminante em Moncarapacho com estrada de alcatrão até às antenas. Dá para ver quase toda a costa Sul do Algarve.

https://www.google.com/maps/@37.101...4!1sQ90YV0duTy3K5ECPHP55og!2e0!7i13312!8i6656
 
Última edição:

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
ALANDROAL: Marco geodésico do Alto do Carambo (412 metros de altitude), a 2 quilómetros a norte do Alandroal. O acesso faz-se a partir da N255, neste ponto (link).

Podes ver a vista a partir desta fotografia, tirada na direcção sul:

Alentejo_26Janeiro2013.jpg


Ao fundo avista-se Monsaraz; para o lado direito da fotografia (noroeste) fica a Serra d`Ossa.
 

Windchill

Nimbostratus
Registo
25 Ago 2008
Mensagens
935
Local
Amora (Seixal) / Pedroso (V.N.Gaia)
Podes incluir o Cerro de São Miguel no Algarve (Serra do Monte Figo 411m) local proeminante em Moncarapacho com estrada de alcatrão até às antenas. Dá para ver quase toda a costa Sul do Algarve.

https://www.google.com/maps/@37.101...4!1sQ90YV0duTy3K5ECPHP55og!2e0!7i13312!8i6656

Conheço bem, já lá fui algumas vezes, e até já o tive no mapa..... mas acabei por retirar devido à enorme carga de antenas e cabos, que juntamente com a vegetação limitam muito a visão para que quer fotografar a 360°. Mas não deixa de ser um belo local
 
  • Gosto
Reactions: MSantos

Windchill

Nimbostratus
Registo
25 Ago 2008
Mensagens
935
Local
Amora (Seixal) / Pedroso (V.N.Gaia)
ALANDROAL: Marco geodésico do Alto do Carambo (412 metros de altitude), a 2 quilómetros a norte do Alandroal. O acesso faz-se a partir da N255, neste ponto (link).

Podes ver a vista a partir desta fotografia, tirada na direcção sul:

Alentejo_26Janeiro2013.jpg


Ao fundo avista-se Monsaraz; para o lado direito da fotografia (noroeste) fica a Serra d`Ossa.

Tenho de estudar bem esse! É 360°?
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
  • Gosto
Reactions: Windchill

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,699
Local
Loures
Outra proposta de local na zona da Pampilhosa da Serra.

-> 40.034273, -7.914766

Encontra-se perto da aldeia de Signo-Samo (onde costumo passar férias).

Há uns anos era um posto de vigia de incêndios, construção em madeira. Este ano voltei lá e só encontrei ferros no chão, portanto suponho que tenha ardido nos incêndios de 15/10/2017. Também está neste momento cheio de ervas no caminho a partir de certo ponto, portanto só aconselho a que seja feito a pé desde a antena (cerca de 170 metros).

Não há abrigo por perto.

Foi deste local que tirei as fotografias da trovoada em 2016 (link). As árvores vísiveis nas fotos, que quase tapam a linha do horizonte, arderam e neste momento a vista está totalmente desimpedida.

Este local é bom especialmente para vistas desde NW até SE (NW-N-NE-E-SE).

Perto desse local, há um outro ponto que oferece uma boa vista para o outro quadrante (não tenho fotos):
-> 40.031638, -7.916927

Para este local penso que o melhor é deixar o carro no cruzamento e fazer o resto do caminho a pé (cerca de 120 metros).

gYWkqBp.png


Sei que muito perto destes locais já tens um outro local assinalado (VG do Vale Serrão, no Cabeço da Urra), mas pode dar sempre jeito a alguém :)

Espero que tenha ajudado à contribuição, e obrigado pela partilha do mapa!