Mapa de ventos dominantes

bartotaveira

Cumulus
Registo
2 Fev 2010
Mensagens
341
Local
Carrazedo de Montenegro (770m)
Boas.

Será que alguém conhece algum local onde consultar estatísticas sobre os ventos num determinado local ou, pelo menos, para uma capital de distrito?

O local que pretendia era Vila Real.

O melhor que encontrei foi isto: http://pt.windfinder.com/windstatistics/vila_real?fspot=alvao_natural_park_gouvaes_da_serra

Mas aí diz que Vila Real tem 30% de vento de Este na média anual, o que me deixa muito desconfiado. :intrigante:

Nas normais climatológicas do IPMA só tem temperatura e precipitação...


Fiquem bem.
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Nas normais climatológicas do IPMA só tem temperatura e precipitação...

O IPMA publicou um mapa muito bom com o regime de ventos. Além da informação que está disponível nas Normais (publicação na íntegra, não disponível on-line), e nos anuários, recursos que só podem ser consultados nos centros do IPMA.

Penso que tenho esse mapa, quando o encontrar ponho aqui um scan.

Especificamente para Vila Real, de momento só posso consultar as Normais 31-60, onde consta, para o ano inteiro, a seguinte proporção de observações (médias de 30 anos):

N - 57,3 observ. / Vel.média: 9,3 Km/h
NE - 112,9 / 7,5
E - 62,4 / 7,4
SE - 45,4 / 7,4
S - 187,2 / 8,1
SW - 86,3 / 9,4
W - 127,4 / 8,8
NW - 53,7 / 9,7
Calma - 363,3 / ---

Vel.média anual: 5,6 Km/h

Portanto, num total (média de 30 anos) de 732,6 observações (não se contam as de Calma), 62,4+112,9+45,4 têm componente Este o que perfaz precisamente os 30,1% ! Repare-se que se considerou haver vento Este nas observações com direcção NE, E, SE. É portanto nesta interpretação que está a chave do mistério. Se se considerar apenas o vento de Este em particular, a percentagem é simplesmente 8,5 %.

Conclusão, quer o Windfinder quer a tua desconfiança têm razão! Tudo depende da interpretação do que é vento Este. ;)
 
  • Gosto
Reactions: Thomar