"Marés Vivas"

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Venho pedir a comunidade que quando houver temporal no mar ou agitação maritima forte enviem paras as televisões mails a explicar que marés vivas tem haver com a lua e na altura dos equinócios e que a agitação do mar é provocada pelos furacões desprendidos que geralmente passam a nw dos açores em fins de agosto e setembro e em outubro e no inverno ás depressões extra-tropical e é muito irritante:mad::mad::mad:a ignorancia dos jornalistas.
 


nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Oh PSM,deixa-me corrigir-te se não te importas:
-
Maré viva não tem a ver nem com ondulações nem com sistemas depressionários, furacões ou extra-tropicais.Não...
Uma maré viva é somente uma maré com grande amplitude da maré baixa para a preia-mar que é provocada pelo alinhamento da Lua , o principal astro a interferir, com o Sol que também interfere ,embora em menor escala.
Na Altura dos equinócios ,há um alinhamento desses dois astros (digamos que puxam para o mesmo lado) e é quando as marés têm maior amplitude .
Na costa portuguesa uma maré normal tem uma amplitude de 2 metros.
Uma maré na lua cheia de Março ou lua nova de Setembro tem uma amplitude de 4 metros.
Há marés vivas que podem até passar despercebidas se o mar estiver calmo.
Mas se a uma maré de 4 metros de amplitude associarmos uma situação de temporal no mar aí sim ,aí fala-se logo nas marés vivas porque é quando o mar galga o litoral com facilidade.
 

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
Foi isso que o psm disse , parece-me ...
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Foi isso que o psm disse , parece-me ...

Sim, tens razão GranNevada.;)
No entanto, quando li a primeira vez, acho que percebi o que o nimboestrato percebeu, ou seja, que estava ali uma baralhada de informação.
Mas foi mesmo um erro de leitura meu, ou de "virgulas" e "pontos finais".
Acho que o psm será o próximo Eça de Queiroz :lol:

Mas tens razão psm. Alguém lhes devia ensinar;)
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Peço desculpa PSM mas quando li fiquei com a sensação do contrário.
Agora que voltei a ler com mais calma de facto o que tu dizes foi o que disse.
Não faz mal, aqui ficou uma explicação ainda que sucinta para aqueles que não dominavam este assunto.
Um abraço e os meus reiterados pedidos de desculpa.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
aceites mas é verdade que sou mau a construir comentarios é que há muito tempo que não escrevia.
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Bons dias:
-Com o sueste que aí vem a coincidir com marés vivas,sexta e sábado serão dias complicados para o litoral algarvio.A ver vamos qual será a altura da ondulação: É que, se o vento forte de sueste está já na previsão oficial do IM para o Algarve ,o que determina a ondulação não é o vento em frente à costa mas sim o vento no Estreito de Gibraltar e também aí está previsto a partir de amanhã ventos médios de 35,40 KM/H com rajadas sexta e sábado que podem atingir 80, 90 Km/h.
Depois de já fustigada por 2 semanas como ir-se-á comportar a costa algarvia?
E já agora, eu que sou amante do Algarve pelas águas tépidas do Oceano, já imaginaram se este sueste todo fosse no Verão a zona de Altura para onde vou todos os anos estaría com 25, 26º seguramente...
É que já houve anos que nos 15 dias em que lá estive só houve ventos de Sudoeste e a água não ultrapassou os 18º.