Marinhas do Sal!

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
As salinas naturais de Rio Maior, situadas a 3 km da sede de concelho constituem uma das principais referencias da localidade e são um orgulho para Rio Maior, por serem as únicas do género em Portugal ainda em exploração. Estas salinas são consideradas Imóvel de Interesse Público, no contexto do património cultural português. É assim que, do antiquíssimo poço das Marinhas do Sal, brota água salgada que abastece os 400 talhos, ou compartimentos, e os 70 esgoteiros, que ocupam 21 865 m2.
A água desta nascente é sete vezes mais salgada que a água do mar, e era retirada com a ajuda de duas enormes Picotas ou "Cegonhas" até há bem pouco tempo. Estes engenhos são um legado árabe com certeza, pois foram estes que os introduziram na Europa. Aliás, é de crer que os romanos, e depois os árabes, tenham explorado em grande escala estas salinas.
Algumas fotos tiradas por mim ontem:




















 


filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Muito bem, gostei;)
 

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
Aqui umas fotos da flor do sal que nesta primeira imagem se vê uma película a boiar e que é essa película que é apanhada antes de se começar a formar o sal grosso:





Aqui vê-se as estalactites que se formam do escorrer da agua na seca do sal:





Algumas ferramentas que se utilizam na apanha do sal;


Uma escada artesanal onde ainda se faz a manutenção e limpeza do poço:


As casas típicas das salinas que servem de lojas de artesanato , para guardar o sal e alguns cafés , lójinhas e mercearias locas assim como restaurantes:




Fechaduras típicas do local:


Na loja do sal encontramos produtos que ainda fabricam 100% natural como por exemplo estas películas de flor do sal que serve para decorar os pratos mais requintados:


A tão requisitada pelos chefes de culinária quer nacional quer estrangeira for do sal já preparada para os belos pratos de gourmet:


O queijo feito de sal com varias especiarias nestes primeiros , queijo com pimenta:




aqui o sal preparado especialmente para assados já com os respectivos condimentos:


Nesta loja A LOJA DO SAL pode encontrar alem do sal outras especialidades caseiras locais

e para terminar a famosa pirâmide de sal :