MARS SCIENCE LABORATORY / "Curiosity" - já vai a caminho de Marte!

adiabático

Cumulus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
319
Local
Lumiar
Hoje teve lugar o lançamento, bem sucedido, do robô "Curiosity" - alcunha da estrela da missão Mars Science Laboratory da NASA que prevê colocar na superfície de Marte, dentro de 9 meses, a máquina mais pesada e mais sofisticada jamais enviada da Terra para outro planeta. O "rover" é tão pesado que a própria aterragem em Marte obrigou ao desenvolvimento de novas estratégias para esta manobra. Vai explorar a Gale Crater, uma cratera com uma elevação central de 3Km de altura com diversos estratos geológicos expostos e pretende responder, além da inevitável questão "há ou já houve vida em Marte?", a outras questões que se prendem com a formação deste planeta, com o facto de este aparentar ter tido uma evolução "interrompida" (impossibilitado de agregar mais material, ficou mais pequeno e com um núcleo metálico menos expressivo do que a Terra ou Vénus, talvez devido ao efeito perturbador da gravidade de Júpiter). Uma verdadeira missão geológica noutro planeta, numa década que se inicia com várias missões em curso a asteróides e outros corpos do sistema solar, procurando desvendar a história da formação do nosso sistema planetário.

Mais rápido, mais apetrechado e mais independente do que as anteriores missões, vejam o site da NASA com os vídeos do lançamento e da separação do módulo em que o "Curiosity" vai viajar até Marte!

http://www.nasa.gov/multimedia/videogallery/index.html?collection_id=77461&media_id=122054061

Por "curiosidade", ao fim de mais de sete anos um dos anteriores "rovers" enviados pela NASA para Marte, o "Oportunity", continua activo, comandado a partir do JPL e talvez continue em actividade útil em Marte quando o novo rover lá chegar!
 


Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,935
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Interessante sem dúvida.

Numa altura em que se questiona lá (EUA) como cá a aplicação de fundos em determinadas áreas, é sempre bom ver que a aposta no espaço continua.

A verificação de vida (ou vestígios de vida noutras eras) no planeta Marte é de extrema importância.
Se se confirmar tal, tudo nos leva a crer que a vida não é apenas um "acaso" do nosso planeta mas que pode proliferar por esse espaço imenso, noutros planetas, noutras estrelas, noutras galáxias.
Que bom seria confirmar...:w00t: