Mau tempo na Madeira

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Desculpem não ter colocado mais cedo, mas algumas fotos não foram tiradas por mim e estava a tentar as reunir. Aqui ficam 3 derrocadas em dias diferentes:

27 de Outubro - pedra bloqueia a estrada (foto de telemovel)


Derrocada no dia 26 de Outubro - Deixou a via-expresso encerrada durante mais de uma semana (antes desta derrocada cair, tinha passado por esta estrada umas 3 horas antes)






23 de Outubro - A derrocada que apanhou dois turistas mortalmente no Porto Moniz, num local conhecido como o véu da noiva (devido à queda de água...)


 


Bruno Campos

Nimbostratus
Registo
7 Out 2005
Mensagens
646
Local
V. N. Famalicão
Bom registo rogério!!!:thumbsup:

Realmente a Madeira é um belo sitio para observar os riscos geomorfológicos...

N teria a menor dúvida na escolha do meu tema de tese de mestrado se estivesse na madeira!!! :p
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Bom registo rogério!!!:thumbsup:

Realmente a Madeira é um belo sitio para observar os riscos geomorfológicos...

N teria a menor dúvida na escolha do meu tema de tese de mestrado se estivesse na madeira!!! :p

Infelizmente é assim... Mas acredito que esta realidade é um pouco por todo o país, desde que chova um pouco mais...
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Boa fotoreportagem :thumbsup:
A 1ª fotografia é assustadora :shocking:
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Realmente Rogério, aquilo é um totoloto da vida :sad: :( . E não existem redes de contenção ou outra coisa qualquer para proteger quem por ali passa?
Que se lixe a má imagem que possa dar, estamos a falar de vidas e não de turismo! :shocking:
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Realmente Rogério, aquilo é um totoloto da vida :sad: :( . E não existem redes de contenção ou outra coisa qualquer para proteger quem por ali passa?
Que se lixe a má imagem que possa dar, estamos a falar de vidas e não de turismo! :shocking:

Não existe redes... Mas também seria difícil de aplicá-las... Na primeira foto, nunca tinha caido assim algo parecido naquela estrada ali perto, nas outras estradas o mesmo. Não ocorre nos mesmos locais, e como por cá o terreno é muito acidentado, em dias de grandes chuvas nunca se sabe onde e quando poderá ocorrer.
O risco de derrocada por cá é proporcional ao das inundações por aí, digo eu... tudo depende da precipitação que ocorrer...:(
 

Angelstorm

Cumulus
Registo
11 Out 2005
Mensagens
386
Local
Tomar
Corrige-me Ropacheco, se estiver enganado, mas esse local (véu da noiva), não está interdito ao trânsito? Para se observar mais de perto a queda de água é necessário andar uns bons metros a pé, ou não?
Pois lembro-me de aí passar e a estrada era desviada por um túnel...
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Corrige-me Ropacheco, se estiver enganado, mas esse local (véu da noiva), não está interdito ao trânsito? Para se observar mais de perto a queda de água é necessário andar uns bons metros a pé, ou não?
Pois lembro-me de aí passar e a estrada era desviada por um túnel...

Como direi, tem dias... Nós por cá utilizamos a via-espresso por túnel e já nem passamos por lá, visto ser mais rápido e seguro, mas claro a beleza esta é pela estrada antiga. Aquela estrada tem grandes belezas mas também riscos, neste momento, se não estou em erro, é de apenas um sentido e é por vezes é encerrada para limpeza ou em dias de temporal. Depois deste acidente existem vozes que falam num possivel encerramento por tempo indeterminado com acesso apenas a pé, vamos ver...
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Como direi, tem dias... Nós por cá utilizamos a via-espresso por túnel e já nem passamos por lá, visto ser mais rápido e seguro, mas claro a beleza esta é pela estrada antiga. Aquela estrada tem grandes belezas mas também riscos, neste momento, se não estou em erro, é de apenas um sentido e é por vezes é encerrada para limpeza ou em dias de temporal. Depois deste acidente existem vozes que falam num possivel encerramento por tempo indeterminado com acesso apenas a pé, vamos ver...

Mesmo assim com acesso a pé é um risco.....
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Sim sem dúvida, é mesmo só para turista ver:(

Atenção que o risco reside nos dias de temporal, com ventos fortes e chuvas, porque de contrário a estrada não apresenta riscos de maior.
Derrocadas ocorrem em todas as partes do mundo, e não podemos generalizar e acreditar que todos os dias assim ocorrerá, porque não é assim.
Encerrar a estrada não é solução, passa por um encerramento temporário para verificação de segurança e correcção de alguns problemas e reabrir, por razões de segurança deve é estar encerrada em dias de mau tempo.