Mau tempo: Previsões e Alertas (Sistema Depressionário «Andrea» - Abril 2008)

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Minho 4 Abr 2008 às 00:05.

1. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Output do modelo GFS MeteoPT, saída das 12z, pressão atmosférica e intensidade do vento.

Para Quarta-feira, final de tarde e noite na Madeira, e para a próxima Quinta-feira dia 10 de Abril no continente. O vento tem vindo a baixar um pouco de intensidade desde últimas saídas, falando do continente, mas tem agravado a situação para a Madeira, onde se poderá tornar uma situação complicada se as previsões do GFS se forem mantendo.

Quarta-feira 9 de Abril 18Z (19 horas)

Quarta-feira 9 de Abril 21Z (22 horas)

Quinta-feira 10 Abril 06Z (07:00 horas)

Quinta-feira 10 Abril 09Z (10:00 horas)

Quinta-feira 10 Abril 12Z (13:00 horas)

NOTA: Estes e outros mapas estão em fase final de desenvolvimento e brevemente estarão disponíveis para todos no MeteoPT.com

2. StormFairy

StormFairy
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    23 Fev 2008
    Local:
    Quinta do Anjo - Palmela
    :) Vince é no entanto possível, verificar já as previsões de precipitação a muito curto prazo... pareceu-me ver ás 14H de amanhã uma entrada de água (desculpa a expressão :D) um pouco mais intensa na área da grande Lisboa. Estou certa ?

Vejo no entanto aqui (não vou por a imagem para não massacrar o tópico)
    http://www2.fis.ua.pt/torre/luis/ O que me parece ser a mesma situação mas ás 10H.

A minha questão é .... qual das 2 situações é a mais fiável?:p
    :thumbsup:

Edit : Esqueci-me de referir que penso que é a mesma situação referida no post do nimboestrato na 1ª figura (12Z)

Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga

Há modelos mais fiáveis do que outros, o WRF (Weather Research & Forecasting Model) da UA é um promissor mesoescala e supostamente deveria ser melhor a modelar localmente.

No entanto é muito importante saber com que set de dados do GFS foi alimentado o WRF, porque nestas coisas, quanto mais recente for a informação melhor. Como os modelos da UA não ostentam essa informação que eu considero importante, eu tendo a não confiar nele pois não me informam de quando são os dados, quantas vezes são actualizados por dia, etc, ainda para mais num cenário como o actual. Em contrapartida confio mais na informação de algo que acabou agora mesmo de sair, como foi este run do GFS.

4. mauro miranda

mauro miranda
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    26 Mar 2008
    Local:
    bobadela
    atenção o destaque agora é para a trovoada, amanha temos festa eléctrica:lmao::lmao:

5. dgstorm

dgstorm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    3 Fev 2008
    Local:
    Vila Verde (79m) - Braga
    Parece que sim... amanha a festa parece que vai ser mais a Norte segundo o IM, vamos la ver... espero que sim... quero umas boas trovoadas ! :D

6. Rog

Rog
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Set 2006
    Local:
    Norte Madeira (500m)
    A situação nas próximas 12h:

Nas próximas horas, A ilha da Madeira estará sob influência da depressão que se formou há poucas horas, a B3. São esperados ventos muito fortes com rajadas até 120 km/h, chuva por vezes forte e trovoadas durante a madrugada até ao fim da manhã.

Os Açores terão novamente a influência da depressão B1, que inicialmente deu nome a este sistema «Andrea». O vento deverá ser muito forte, podendo atingir os 100km/h, ou mesmo os 110 km/h no Grupo Oriental. A precipitação poderá ser forte acompanhada de trovoadas, com maior relevância nos Grupos Central e Oriental.

Portugal continental, depois de hoje ter sido afectado pela Depressão B2, receberá amanhã ao inicio da tarde a depressão B3 que se encontra perto da Madeira. Aguaceiros por vezes fortes com possibilidade de trovoadas. O vento merece referência pelas rajadas que poderão atingir os 110km/h.

Para dados oficiais por favor verifique sempre os produtos do Instituto de Meteorologia.

7. Pina

Pina
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    19 Fev 2008
    Local:
    Coimbra
    E será que nos podemos fiar no freemeteo?

8. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    O Freemeteo baseia-se também nos dados dos modelos, portanto tem as limitações destes, não são previsões de meteorologistas e o factor H ainda tem alguma importância :D É uma aplicação muito prática que mostra de forma agradável e fácil os dados.

A coisa mais importante a destacar é a de que conforme a hora por vezes estão um pouco atrasados, ou seja, quando vires num determinado momento pode não ter sido ainda acualizado com a informação disponível dos modelos, e isso às vezes aqui no forum isso nota-se bem quando uns mostram a saída de um modelo e outros mostram o freemeteo que tem dados da saída anterior, o que leva a confusões. Mas é um site que uso bastante pois é muito prático.

9. Pina

Pina
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    19 Fev 2008
    Local:
    Coimbra
    E diz-me uma coisa, a situação tende a agravar-se na região centro?

10. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga

Se for como vem nos modelos, não acho a situação grave, esta chuva é bem vinda, faz muita falta. Só no sul/sudoeste de Espanha é que se pode considerar grave, e dada a proximidade do Algarve, merece algumas cautelas aí. Agora podem ocorrer pontualmente células nalguns local e ser um pouco pior com chuva e granizo, mas essas são dificeis de prever se ocorrem ou não, e aonde. O Estofex infelizmente não fez nenhuma previsão hoje. Mesmo o vento mais forte previsto para 4ª/5fª para o sul do continente parece-me que tem vindo gradualmente a perder intensidade nas previsões. A situação mais delicada será nos Açores na madrugada/manhã de 4ªfeira no grupo Oriental e no final da tarde/noite na Madeira, de acordo com o modelo GFS, que podem ou não mudar até lá. Mas temos que ir acompanhando tudo com muita atenção, pois os modelos por vezes falham.

Previsão de precipitação acumulada em 6 horas do GFS (último run das 18z) versus HIRLAM (último run 12z) versus UKMO (último run 12z)

De Terça 06Z a Quarta 06Z

GFS

http://www.wetterzentrale.de/topkarten/fsavneur.html

HIRLAM

http://www2.inm.es/web/infmet/modnum/hirlam.html

UKMO

http://www.wetterzentrale.de/topkarten/fsukmeur.html

11. Pina

Pina
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    19 Fev 2008
    Local:
    Coimbra
    Voces estao mesmo profissionais. :p

E vamos ter trovoadas com fartura?

Eu naregião de coimbra vi grandes clarões mesmo por volta das 23.30, mas não se ouvia muito barulho.

12. NunoBrito

NunoBrito
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    7 Abr 2008
    Local:
    Parede - Cascais
    Mau tempo: Seguimento (Sistema Depressionário «Andrea» - Abril 2008)

Eis o que o nosso Instituto nos dá

13. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
  14. Gilmet

Gilmet
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    12 Dez 2007
    Local:
    Mira-Sintra (188 m) / Santander (ES)
    O IM alargou a previsão de trovoada:

Hoje - Em todo o Continente e Madeira

Amanha - Novamente preenchendo quase por completo o Continente e a Madeira (excepção para Porto e Aveiro)

Depois de Amanha - A trovoada só está prevista para Porto e Braga

Ate agora so há alertas de trovoada para o Sul, Madeira e Açores Central e Oriental

Menos mal:D

15. mirones

mirones
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    24 Nov 2006
    Local:
    Setúbal
    Bons dias,

Fonte: http://www.estofex.org/