Mau tempo: Previsões e Alertas (Sistema Depressionário «Andrea» - Abril 2008)

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Re: Seg. Especial Depressão «Andrea» - Abril 2008

Aqui fica o comunicado completo do IM enviado à comunicação social sobre esta depressão:

Informação Especial

Data: 4 de Abril de 2008

O Instituto de Meteorologia, I. P. informa:

Uma depressão centrada a sul dos Açores e em movimento para leste vai afectar o estado do tempo no território nacional durante os próximos dias.

No Continente, para os dias 5 e 6 de Abril, prevê-se um aumento gradual da nebulosidade, com possibilidade de ocorrência de precipitação fraca (no litoral a sul do Cabo Carvoeiro no Sábado e no interior Norte e Centro para a tarde de Domingo) e a temperatura máxima deverá sofrer uma pequena descida. A partir de segunda-feira prevê-se a ocorrência de aguaceiros que serão por vezes fortes e acompanhados de trovoada, de vento forte de sudoeste e de uma acentuada descida da temperatura máxima.

No Arquipélago da Madeira a partir de Domingo, há condições para a ocorrência de trovoada e de aguaceiros, por vezes fortes. O vento vai continuar moderado a forte de sudoeste, com tendência para aumentar de intensidade.

No Arquipélago dos Açores continua a haver muita instabilidade. No Sábado prevê-se a ocorrência de aguaceiros e de condições para a ocorrência de trovoada, de vento moderado a forte e de ondas de noroeste aumentando para 5 metros. No Domingo, haverá um desagravamento temporário do estado do tempo mas na segunda-feira o vento volta a soprar forte.

Sugere-se o acompanhamento da evolução meteorológica através da página do IM na Internet (www.meteo.pt).
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Re: Seg. Especial Depressão «Andrea» - Abril 2008

Esta run das 18 é um autêntico dilúvio no Sotavento Algarvio e Andalucia Ocidental :surprise::surprise:, o meteograma para Olhão mete cerca de 75 mm, não coloco porque ainda falta muitas horas, o vento diminui de intensidade, mas a precipitação passou de 45 mm da run das 12 para 75 mm na run das 18.

Meteograma para Olhão



Meteograma para VRSA

 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Re: Seg. Especial Depressão «Andrea» - Abril 2008

O tempo passa, a situação aproxima-se e os modelos insistem
em não a desinflamar...
Pelo contrário:
-O GFS e o ECMWF ,a tão poucas horas lá nos vão avisando que quarta-feira poderá ser um dia de excessos tais,
que atingirá o estatuto de dia com alguma memória colectiva ...

andreanc7.png


andrea1as9.png


Estes mapas, que foram elaborados por profissionais e que apontam para dentro em breve,(já não faltará muito tempo),
para mínimos de pressão acentuados,
ainda assim, céptico como é meu timbre,
certo, certo, são as precipitações benvindas abundantes e generalizadas por mais que um dia ao território continental..
Quanto aos extremos falaremos adiante , se for caso disso...
 

snowfall4all

Cirrus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
25
Local
Évora
Re: Seg. Especial Depressão «Andrea» - Abril 2008

Boas,
um cenário interessante em termos de queda de neve, para mais num dia de Abril. Este mapa é basedo ainda na saída das 12h do GFS. O run das 18h 'cavou' a depressão ainda mais para este dia. Vamos ver ... será necessário estar com atenção à previsão da quantidade de precipitação e principalmente do vento.
cmpt

ibsnow132755aqq8.jpg
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seg. Especial Depressão «Andrea» - Abril 2008

Saídas das 00:00 de vários modelos

O GFS continua o mais extremo, embora com algumas diferenças em relação aos anteriores, já não tem a intensificação quase explosiva que tinha ontem a norte da Galiza e tirou muito frio. Parecem ser 4 ou 5 dias de chuvas que poderão ser significativas nalguns locais.
O ECM e o UKM suavizaram bastante a situação. A nivel de vento é o GFS o mais extremo mas não tanto como nos run's anteriores, não temos nenhum cenário de ventos ciclónicos como os que apareceram no run de ontem das 12z. Atenção que o ECM sendo mais comedido no continente dá também bastante vento para a Madeira, daí o alerta do IM para lá.

Modelos

GFS 08/09/10/11 Abril 00z
gfs.gif


ECM 08/09/10/11 Abril 00z
ecm.gif


UKM 08/09/10/11 Abril 00z
ukm.gif



Precipitação GFS

Quanto à precipitação o GFS tem então esta previsão, atenção que é acumulada em 24h.
A situação mais preocupante seria na Andaluzia, e claro, pela margem pouco confortável devido à proximidade , o sotavento algarvio, seguindo-se o extremo noroeste do país.

prec.gif



Vento

Nesta saída do GFS o vento far-se-ia sentir com mais intensidade no centro e sul, sobretudo no litoral, primeiro na 3ªfeira com os ventos a chegarem aos 60km/h e rajadas superiores, depois uma diminuição na 4ªfeira, e na 5ªf chegariam de novo aos 70km/h com rajadas superiores.
Os outros 2 modelos são mais calmos quanto a vento.


Vento 10m GFS, os períodos mais intensos, 3ªfeira à tarde e 5ª feira madrugada

3f.gif
5f.gif


Felizmente mais fraco do que o que apareceu ontem:

ex-1.gif




Vento ECM 08/09/10/11 Abril 00z
Nota: aos 850hPa
ventoECM.gif




Ensembles GFS (temp 850 + precipitação)
São previsões ainda a 3 ou mais dias de distância, há que seguir com atenção o que vai sucedendo com os modelos até lá. Tanto podem melhorar como piorar.


Olhando para os ensembles, o frio pode perfeitamente regressar de novo a norte nos próximos run's .
A precipitação parece mais ou menos definida à excepção do sudeste, onde se dará a situação mais extrema do choque das massas de ar com a formação provável de SCM's, que pode ser mais ou menos próxima do sotavento algarvio, embora à partida seja mais provável ser do lado espanhol.

ENS Extremo NW

n.gif


ENS Centro

c.gif


ENS Extremo SW

s.gif


--
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,174
Local
Setúbal
Re: Seg. Especial Depressão «Andrea» - Abril 2008

A saída das 06 voltou a agravar o cenário em relação a das 00;) a ver se a das 12 volta ou não a agravar...começo a me inclinar mais para uma ciclogenese explosiva algures entre a Galiza e Lisboa para Quarta/Quinta vendo as ultimas runs poderá ser com pressão mínima entre os 975 e os 985hpa :p se na run das 12 acontecer isto não me venham chamar de adivinho:p:hehe::D
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seg. Especial Depressão «Andrea» - Abril 2008

Evolução entre o run das 00z e o das 06z
As diferenças quanto a pressão e localização não são muitas mas quando cavada aproximou mais o centro de Lisboa/zona Oeste e apertou um pouco o gradiente isobárico pelo que o vento neste run já é um pouco superior ao anterior.

06-1.gif



Comparação para as mesmas datas/hora
Antes e depois Run 00z e 6z

Vento

5f.gif
run.gif





RUN 00Z
GFS 08/09/10/11 Abril 00z

gfs.gif
00z


RUN 06Z (mais recente)
GFS 08/09/10/11 Abril 00z

06.gif



Diagrama de fases


fases.gif
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Re: Seg. Especial Depressão «Andrea» - Abril 2008

showforecastiu9.png

DISCUSSION

.... Portugal and Spain....

A well - known problem with such a pattern is the timing, when those disturbances come out of the base of the main upper-level trough. This uncertainty is still present in latest standard deviation maps and hence our confidence for this forecast area is not excessively high.
A weak surface depression builds east / northeastwards with the main pressure falls over far northern Spain / southern Bay of Biscay. Moisture in the PBL gets somewhat better during the day as LL wind field veers to SW-erly directions during the morning hours. This happens in response to an upper-level impulse approaching NW Portugal during the daytime hours. Lapse rates at mid-levels are weak during most of the daytime hours as weak ridging ahead of the impulse weakens / flattens but they become somewhat better during the evening hours over west / northwest Portugal and Spain. Impact of diabatic heating could become important regarding onset of convection but past events displayed thick Ci-shields in the range of strong subtropical jets with limited diabatic heating so we have to monitor this, too.
Scattered thunderstorms will evolve during the early afternoon hours, increasing in coverage and intensity during the afternoon / early evening hours. Some veering is present at lowest levels and if storms can root into the boundary layer an isolated tornado report will be possible but otherwise neither wind gust nor hail threat looks too imminent for a level-1. We hence decided to stick with a broad thunderstorm area although parts of it could be upgraded in later outlooks.
Thunderstorm activity will diminish during the night hours.
Fonte: © ESTOFEX