Mau tempo: Seguimento (Sistema Depressionário «Andrea» - Abril 2008)

dgstorm

Nimbostratus
Registo
3 Fev 2008
Mensagens
651
Local
Vila Verde (79m) - Braga
Re: Seg. Especial Depressão «Andrea» - Abril 2008

Um belo nevão nas serras do Norte também não é de descartar...:uau::uau:
neveew4.png


Mas agora vamos apenas pensar na chuva e o melhor é começarem a limpar as sarjetas...




Aqui ficam mais algumas imagens de satélite da evolução da Andrea
http://www.ssd.noaa.gov/eumet/neatl/loop-ft.html

Eu ja tenho planos pa Quarta feira a noite... Brufe(peneda-geres) ! :D
 


psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Re: Seg. Especial Depressão «Andrea» - Abril 2008

vou sugerir ao forum para começar a tomar calmex.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Seg. Especial Depressão «Andrea» - Abril 2008

Vem ai algo muito explosivo :lmao::lmao: temos de pagar caro este calorzinho :lol:

Espero que não tenhamos um 18 de Fevereiro a nivel nacional :assobio:
 

iceworld

Nimbostratus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
1,052
Local
coimbra ( 85m )
Re: Seg. Especial Depressão «Andrea» - Abril 2008

No comments:confused::shocking::unsure::eek:, não amarrem os pluviometros não:lmao::lmao:, eu gosto de fenomenos extremos mas aqueles que não causem estragos materiais ou perdas de vidas humanas, vamos seguir a nossa Andrea, Iceworld olha que se ela causar estragos o padrinho é que assume as responsabilidades.:D:D:lmao:


Estava agora todo entusiasmado a ler este especial da menina dos meus olhos :eek::D quando de repente me comecei aperceber que esta Andrea se pode tornar em algo marcante.
Só espero que assim seja pela positiva :thumbsup: ou seja com o mínimo de danos possíveis para as pessoas.
Mas que é bonita lá disso não tenho dúvidas :w00t:
 

Gongas

Cumulus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
454
Local
Coimbra 114m
Re: Seg. Especial Depressão «Andrea» - Abril 2008

Vamos esperar que nada de grave aconteça.

Mas esta situação começa a parecer algo perigosa:angry:


Eu gostaria de apelar a alguns membros que não criem uma situação de alarmismo, pois alguns membros menos informados, dos quais eu, que não tenho conhecimentos aprofundados sobre estes assuntos, podem de facto pensar que vem ai uma grande tempestade, com ventos ciclónico.
Tendo em conta que este site é visitado por muita gente, e ainda bem, poderá criar-se alguma situação de pânico em alguns menos informados.

É obvio, que verificando-se mesmo um cenário mau para a semana, mas já com dados mesmo concretos, é entao um dever deste forum prevenir os outros para situaçoes complicadas que possam acontecer.:thumbsup:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,172
Local
Setúbal
Re: Seg. Especial Depressão «Andrea» - Abril 2008

Mais uma saida e continua a mostrar algo de grave!! agora mais a norte mas mais cavado ainda:hehe: bem se mantiver a intensidade depois é uma questao se saber o local por onde ela entra ou mais a norte ou mais a sul mas a gravidade está la:w00t:
 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Re: Seg. Especial Depressão «Andrea» - Abril 2008

E os srs. administradores do forum, já afinaram o site para os próximos dias?
De certeza que vão ter mais "hits" que o normal!
Não o deixem bloquear!!!:D:
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Re: Seg. Especial Depressão «Andrea» - Abril 2008

Esta run das 18 é um autêntico dilúvio no Sotavento Algarvio e Andalucia Ocidental :surprise::surprise:, o meteograma para Olhão mete cerca de 75 mm, não coloco porque ainda falta muitas horas, o vento diminui de intensidade, mas a precipitação passou de 45 mm da run das 12 para 75 mm na run das 18.

Coloca ai ... fiquei curioso:thumbsup:
 

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Re: Seg. Especial Depressão «Andrea» - Abril 2008

Boa noite

Aqui temos a famosa Andrea:

FSXX00T_4-4-8_84.jpg


Há muito boas condições para a formação de TORNADOS ou trombas de água. Estejamos atentos, pois esta depressão pode dar-nos boas surpresas. Malta, câmaras em punho, para que nada escape! :)

Por agora, em Lisboa:

- Céu limpo

20º C :eek:

1014 hPa

Segunda-feira estará bem melhor :rain::rain::trovao: :D
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Re: Seg. Especial Depressão «Andrea» - Abril 2008

Bom malta:

Estive a ver a run das 18z e sinceramente nesta altura a situação so se tem vindo a agravar... se por um lado vem animar as hostes por outro passou de agradável a preocupante... vou aguardar para amanha mas começo a achar que isto vai mesmo ficar feio...

a minha sugestão é que fizéssemos a partir de agora uma cobertura muito atenta... Peço aos membros com mais facilidade de achar informação que a postem dentro das conveniências, para que possamos informar sem dramas, mas com a seriedade que situações extremas colocam...

Abraços!
 

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Re: Seg. Especial Depressão «Andrea» - Abril 2008

Pois é

eurir_sat_200804050000.jpg


À 1,00 h já se nota uma faixa de núvens bem próxima da costa portuguesa.
Será que temos antecipação relativamente à chuva?

Aparentemente, a banda nebulosa é algo densa e tem-se deslocado para leste. Por este caminhar, temos novamente o SW a começar com a 'festa', isto é, uma faixa desde o oeste algarvio até Lisboa, passando pelo cabo Espichel:D.
Estejamos atentos, portanto. (Para mim até nem dava muito jeito, já amanhã. Mas a chuva é sempre bem vinda. Vou-me fazer à estrada e é sempre complicado conduzir com chuva e vento. Talvez apanhe um tornado, quem sabe:D)
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Re: Seg. Especial Depressão «Andrea» - Abril 2008

Obrigado pela quantidade e qualidade dos dados que foste apresentando Vince :)

Saiu praticamente toda a run das 6z, olhando globalmente esta run e as dos últimos dias em jeito de evolução, penso que a tendência de precipitação mantém-se mas com alguma alterações... aliás de certa forma os sites de previsão começam a adaptar-se... ontem via o freemeteo por exemplo com muita precipitação a norte e menos precipitação a centro e sul, agora há uma ligeira redução a norte mas um aumento significativo a centro e sul.

Nos quadros de precipitação do gfs dá a noção de a maior franja "entrar" pelo centro do país... Na prevenção de eventuais inundações a zona de Lisboa é especialmente sensível e eu acho que será preciso atenção nesta situação...

Quanto ao frio está a entrar menos no Continente em relação ao que se previa, e penso que as cotas de neve não serão baixas... a atenção deve-se centrar na chuva e vento... se bem que principalmente a quantidade de precipitação se pode tornar preocupante! :rain:
 

diogo

Cumulus
Registo
3 Mar 2008
Mensagens
249
Local
Sintra (170m)
Re: Seg. Especial Depressão «Andrea» - Abril 2008

O Freemeteo insiste na saraiva/neve para Portalegre e Estremoz na quarta feira à noite!:lmao:
E o GFS já está armado em moderador de ânimos... mas desta vez parece que ela vem aí a sério!