MeteoCercal - http://www.meteocercal.info

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Os dados apresentados no MeteoCercal, relativos à Radiação Solar, a partir de hoje inclusive, já são com proveniência no novo sensor, baseado em célula fotovoltaica.

O sistema apresenta-se estável e consistente.
 


Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
O sistema responsável pela captação dos dados de temperatura e humidade do ar, radiação solar e índice UV do MeteoCercal, que desde à meses tem vindo a funcionar com o seu hardware montado numa placa de testes...


WS_emiter.jpg


... foi desde a madrugada de ontem, alterado para uma nova versão, agora montado numa placa de CI de qualidade industrial.


TX_Sensors_Interface_Board_v110_assembled1.jpg


- Melhoria do sistema de emissão RF - alçance superior a 250 metros
- Emissor de RF alimentado apenas quando envia dados - melhor gestão energética.



WS_emiter_final.jpg



Tambem os sensores de Radiação Solar e Indice UV, já na sua versão 3.0 mostram estar a aguentar-se muito bem, mesmo com as elevadas temperaturas que se têm feito sentir, especialmente nos últimos dias, revelando que os cuidados tidos na sua construção estão a valer a pena.


sensorUV_Sol_V31_net.jpg


UV-SR_Board_brd_v200_ink.jpg



SolRad_net.jpg


Parece inclinado, mas está perfeitamente na horizontal.
Como sempre, tudo disponível para download na página do MeteoCercal.

E por agora é tudo... mas hà mais na forja!



 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Werk_AG realmente incrível todo este trabalho e empenho em construir e montar uma estação completamente home-made! Eu pessoalmente estou impressionado pela positiva com tão grande esforço e dedicação.
Serve-me a mim e certamente a tantos outros de inspiração! Muitos parabéns pelo trabalho conseguido! :thumbsup:

Quanto ao base de dados MySQL e os gráficos, que já referiste em posts atrás, acho que ainda me vais ter de dar uma lições de como deixar isso a funcionar, pois é das coisas que acho mais importantes existirem num site de meteorologia a par de mostrar as condições actuais, o poder consultar no tempo de existência da estação qualquer uma das suas variáveis. A isso sim, eu chamo partilha!

O script das condições meteorológicas também me parece muito interessante e acertado!

O Meteocercal, juntamente com mais algumas estações amadoras desta vasta comunidade MeteoPT, é certamente dos locais que me dá muito gosto visitar, mais que não seja pela dedicação e constante procura de acuidade nos dados que registam e partilham! ;)

Em quanto calculas que já poderá estar todo este teu trabalho?
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Obrigado pelas tuas palavras relativamente ao MeteoCercal e ao trabalho desenvolvido, tem sido realmente muito intensivo, mas proveitoso.
Quase nada sei desta ciência que é a Meteorologia, mas tenho me esforçado por tentar aprender um pouco aqui e ali, especialmente no que está relacionado com os dados das estações meteorológicas, pois considero muito importante, que ao colocar dados online eles sejam o mais correctos possível, ou não terão qualquer interesse, nem para nada nem para ninguem.

Quanto ao base de dados MySQL e os gráficos, que já referiste em posts atrás, acho que ainda me vais ter de dar uma lições de como deixar isso a funcionar, pois é das coisas que acho mais importantes existirem num site de meteorologia a par de mostrar as condições actuais, o poder consultar no tempo de existência da estação qualquer uma das suas variáveis. A isso sim, eu chamo partilha!

Eu sei que anda atrás disso faz um tempo, tenho lido os seus post's nos fóruns internacionais...
Como sabe os script's para o Highcharts Graphs são da autoria do Mark Crossley que nunca os publicou de forma clara, embora tenha deixado várias pistas de como os obter ;)
Eu "pedi-os emprestados" do server dele (em contrapartida forneci a tradução Portuguesa agora incluída nos Steel Gauges), e antes de os usar publicamente, pedi-lhe autorização em privado... pela resposta dele posso deduzir que tem gosto em que sejam usados (apesar de não os ter publicado na integra por razões que entendo), pelo que terei todo o gosto em ajudar-te no que poder.
Pelo que vejo no teu site, não tens grandes problemas em editar codigo PHP (tens o ajax-dashboard modificado) ou editar Javascript (nada sei de Java, mas codigo é quase tudo igual, basta tentar entende-lo e fazer umas pequenas alterações). Criar umas tabelas em MySQL tambem não deverá ser problema, e suponho que o seu server permitirá criar alguns cron jobs.
Falaremos em privado sobre isso...

Pessoalmente tambem acho, que, o registo histórico dos dados, é tão, e quiça mais importante do que o disponibilizar dos dados do momento, pelos estudos e análises que podem vir a permitir fazer.

O script das condições meteorológicas também me parece muito interessante e acertado!

Penso que se refere ao script do Buford T. Justice - Sager Weathercast.
Desde o lançamento do mesmo que tenho vindo a trocar bastante correspondencia com o autor. Ele está muito empenhado em ir melhorando o funcionamento do script em latitudes diferentes daquelas para o qual o modelo Sager original foi concebido. O script tem vindo a melhorar. Tem um "grande" senão, que é depender muito da actualização manual da variável "current conditions" no Cumulus, mas qualquer dia, talvez não precise disso... quem sabe.
Penso que o MeteoCercal terá sido dos primeiros sites a inclui-lo numa template Saratoga. O BT acabou por me pedir a modificação que fiz e depois publicou-a adaptada para a template USA (como é no ajax-dasboard.php não é fácil ver onde é feita).

Em quanto calculas que já poderá estar todo este teu trabalho?

O custo inicial de qualquer coisa que involve alguma investigação e experimentalismo é normalmente superior ao custo que será depois construir essa mesma coisa. Certamente já vai em mais do que teria gasto com a compra de uma estação gama baixa, mas tem-me trazido muito prazer e conhecimentos extra, alguns que até acabo por utilizar em outros projectos. Algumas das técnicas quer de software quer de hardware desenvolvidas na transmissão de dados por RF usando o Arduino, já foram aplicadas com exito na construção de um equipamento Wireless para sinalização de câmaras de video profissionais (para uso com sistemas TriCaster). Por vezes, o gasto por um lado trás retorno por outro, mesmo que não seja apenas financeiro.

PS: O MeteoElvas é um site que tambem visito com alguma frequência. Deixa-me confessar-te uma coisa... faz já algum tempo "copiei" do teu site a ideia da insersão dos alertas meteorológicos logo no topo da template Saratoga. Achei e continuo a achar importante essa informação estar em destaque.
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Iniciou-se hoje a 1ª fase da instalação do novo hardware da MeteoCercal.

Os novos sensores de velocidade e direção do vento (da Watson) estão instalados desde à cerca de um mês e desde então têm estado em testes com a nova plataforma de hardware. No coração do novo sistema está um microcontrolador Atmel ATmega328 a 16Mhz. Totalmente desenhado "in house" o novo hardware foi batizado de WeatherDuino.

O WeatherDuino foi desenhado com capacidade para efectuar e enviar via wireless, leituras da velocidade e direção do vento a cada 1,5 segundos, sendo que irá ser utilizado com leituras e envios a cada 3 segundos.

O Weatherduino é tambem responsável pela leitura e envio dos dados de outros sensores que compõe a estação, tais como pluviómetro, temperatura e humidade exterior, radiação solar e índice UV.

Por agora, e nesta primeira fase foram instalados no exterior, apenas o sistema de fornecimento de energia com base solar, e a caixa estanque IP68 que irá albergar a bateria e restante hardware necessário.

A data prevista para conclusão total da instalação é final de Setembro 2013, seguindo-se mais um período de testes. Se tudo correr como previsto, em meados de Outubro já serão utilizados publicamente os dados provenientes do WeatherDuino.

Seguem-se algumas fotos da 1ª fase da instalação:


IMG_0255_net.jpg


IMG_0251_net.jpg


IMG_0249_net.jpg


IMG_0252_net.jpg


 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Completa a 2ª Fase da Instalação.

Eis então a nova board WeatherDuino! Desta vez em cor branco.

É através dela que serão lidos, processados e enviados por RF, todos os dados da estação MeteoCercal.

O software para ela, foi tambem praticamente todo reescrito. Muitas e muitas horas de trabalho investidas no software. Possivelmente será tornado público, daqui a algum tempo.

Para já, estamos online com um misto de dados do sistema antigo e do novo... da Auriol vai ficar apenas o pluviómetro, que não consta que tenha grandes problemas.

No entanto, o sistema anterior, que já só recorria ao anemómetro e pluviómetro da Auriol vai manter-se em funcionamento, como sistema de recurso.

Isto é que é um entretem...

Criticas, sugestões, ideias, etc, são sempre bem vindas.


IMG_0280_net.jpg


IMG_0289_net.jpg


Aqui um pormenor do sistema de alimentação. Muito sobredimensionado, a pensar no Inverno e naqueles dias consecutivos de pouco ou nenhum sol... bateria Yuasa 12V, 9Ah 45W, regulador de carga solar e painel de 10W (imagem no post anterior).


IMG_0290_a_net.jpg

 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Aqui um pormenor do sistema de alimentação. Muito sobredimensionado, a pensar no Inverno e naqueles dias consecutivos de pouco ou nenhum sol... bateria Yuasa 12V, 9Ah 45W, regulador de carga solar e painel de 10W (imagem no post anterior).


IMG_0290_a_net.jpg


O controlador é igual ao meu, o meu é de 20A, a minha bateria é de 7AH, o meu painel de 10W, às 13Horas já pisca o led da bateria por sobrecarga;)
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Este é a versão de 10A.
Uma coisa que gostei nestes controladores, é o seu baixo consumo, apenas 30mA. Tive oportunidade de testar um outro modelo muito popular, que consumia quase 100mA, além de que o sistema de carga não era PWM.

...às 13Horas já pisca o led da bateria por sobrecarga

Deve querer dizer que às 13h o led verda pisca porque a bateria já atingiu o seu nível de carga máximo...
Dependo do consumo durante o periodo nocturno, que no meu caso é bastante baixo (não ultrapassa os 150mA, incluindo o consumo do proprio controlador), de modo geral a bateria recupera rapidamente.
No seu caso o que está a alimentar com o sistema solar?

avatar.jpg
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Este é a versão de 10A.
Uma coisa que gostei nestes controladores, é o seu baixo consumo, apenas 30mA. Tive oportunidade de testar um outro modelo muito popular, que consumia quase 100mA, além de que o sistema de carga não era PWM.



Deve querer dizer que às 13h o led verda pisca porque a bateria já atingiu o seu nível de carga máximo...
Dependo do consumo durante o periodo nocturno, que no meu caso é bastante baixo (não ultrapassa os 150mA, incluindo o consumo do proprio controlador), de modo geral a bateria recupera rapidamente.
No seu caso o que está a alimentar com o sistema solar?

avatar.jpg

Boas
No meu caso está a alimentar uma fan de pc de 8cms, 24h/dia, assim de cabeça não sei o consumo, mas acho que mesmo em dias de inverno deve de dar para ventilar os sensores;)
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Esse tipo de ventoinha, normalmente têm uma potência à volta de 1,2W, o que dá um consumo na casa dos 100mA. Considerando isso mais o consumo do proprio regulador e arredondando por excesso para um consumo permanente de uns 150mA, a sua bateria completamente carregada deverá ser capaz de manter os sistema sem receber qualquer carga, por umas 40 horas... mais coisa menos coisa.
Com um painel de 10W, mesmo com alguns dias "escuros" não deverá ter problemas... e se a fan parar no Inverno tambem não é grave.

Alguns estudos indicam que a ventoinha num escudo de radiação só tem alguma relevância na precisão da medida das temperaturas, quando as velocidades do vento são baixas e as temperaturas externas são elevadas.

Foi devido às conclusões deste estudo, que quando construi o WeatherDuino, lhe incluí a possibilidade de controlar o ligar e desligar da ventoinha em função das condições de vento e temperatura do momento.

PS: Queria colocar em anexo um desses estudos, aliás um documento muito interessante sobre escudos de radiação, mas creio que não tenho permissões no fórum para isso.

Pesquisar na internet por:

Low-cost Shielding to Minimize Radiation Errors of Temperature Sensors in the Field

Julie M. Tarara1
USDA-ARS, Horticultural Crops Research Unit, 24106 N. Bunn Road,
Prosser, WA 99350

Gwen-Alyn Hoheisel
Washington State University Extension, 1121 Dudley Avenue, Prosser, WA
99350
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Esse tipo de ventoinha, normalmente têm uma potência à volta de 1,2W, o que dá um consumo na casa dos 100mA. Considerando isso mais o consumo do proprio regulador e arredondando por excesso para um consumo permanente de uns 150mA, a sua bateria completamente carregada deverá ser capaz de manter os sistema sem receber qualquer carga, por umas 40 horas... mais coisa menos coisa.
Com um painel de 10W, mesmo com alguns dias "escuros" não deverá ter problemas... e se a fan parar no Inverno tambem não é grave.

Alguns estudos indicam que a ventoinha num escudo de radiação só tem alguma relevância na precisão da medida das temperaturas, quando as velocidades do vento são baixas e as temperaturas externas são elevadas.

Foi devido às conclusões deste estudo, que quando construi o WeatherDuino, lhe incluí a possibilidade de controlar o ligar e desligar da ventoinha em função das condições de vento e temperatura do momento.

PS: Queria colocar em anexo um desses estudos, aliás um documento muito interessante sobre escudos de radiação, mas creio que não tenho permissões no fórum para isso.

Pesquisar na internet por:

Low-cost Shielding to Minimize Radiation Errors of Temperature Sensors in the Field

Julie M. Tarara1
USDA-ARS, Horticultural Crops Research Unit, 24106 N. Bunn Road,
Prosser, WA 99350

Gwen-Alyn Hoheisel
Washington State University Extension, 1121 Dudley Avenue, Prosser, WA
99350


Muito bem, tem ai boas ideias para RSs ventilados;)
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
A partir das zero horas de hoje (07-09-2013) a MeteoCercal passou a utilizar o novo anemómetro e cata-vento da Watson (8681-WSS e 8681-WDC).

Para já, e em relação aos da Auriol, noto uma maior sencibilidade aos ventos fracos e uma melhor capacidade de resposta às rajadas de vento, possívelmente devido à maior dimensão das conchas.


IMG_0278_net.jpg

 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Faz amanhã, 19 de Janeiro um ano, que o país acordou debaixo de um temporal de má memória para muitos Portugueses. Ventos fortes causaram quebras no fornecimento de energia electrica e estragos avultados em grandes áreas do país.

Faz amanhã um ano, que nessa manhã, por entre falhas de energia electrica e muita confusão, a MeteoCercal iniciava a sua presença online!
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Faz amanhã, 19 de Janeiro um ano, que o país acordou debaixo de um temporal de má memória para muitos Portugueses. Ventos fortes causaram quebras no fornecimento de energia electrica e estragos avultados em grandes áreas do país.

Faz amanhã um ano, que nessa manhã, por entre falhas de energia electrica e muita confusão, a MeteoCercal iniciava a sua presença online!

Não podia deixar de passar esta data sem deixar aqui os meus parabéns ao colega de fórum Werk_AG e que se cumpram muitos. :thumbsup:
É uma das estações que sigo atentamente pois sei que prima pela qualidade dos dados medidos e isso é o que importa realmente quando se pretende partilhar publicamente.
Para além de tudo isto também está por detrás do projecto uma pessoa que comparte algo a que dou particular valor e é a partilha desinteressada e a entreajuda quando solicitado e eu posso dar constância directa disso mesmo. Obrigado!

O dia que a minha estação chegue ao final de vida serei possivelmente mais um adepto das estações meteorológicas home made e no meteoecercal existe já muito trabalho e informação para que outros se aventurem num projecto do género! ;)

Grande abraço aqui dos alentejos e um Bom Ano Novo 2014.
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Olá caro amigo da MeteoElvas.

Muito obrigado pelos parabens ao 1º aniversário da MeteoCercal, e tambem pelas suas palavras de encorajamento.
Na verdade, e como sabe, a vertente net da minha estação nasceu tendo como inspiração o layout da sua estação, e não e nada por acaso que se assemelham... ainda recentemente lhe "copiei" umas coisinhas! Gostei do slideshow no header... ehehehe

Quanto à partilha de trabalho, sabe o que penso sobre o assunto: O conjunto é sempre mais do que a soma das partes!
A esse respeito poderia fazer minhas as suas palavras, pois a partilha e entreajuda tem sido mutúa.


Fico feliz por saber que um dia encara a possibilidade de avançar para um sistema baseano no WeatherDuino Pro2, o sistema tem-se revelado estável e fiável, e está em constante desenvolvimento quer ao nivel do software quer do hardware. Os dados obtidos, dependem é claro da qualidade dos sensores, mas tambem, e como bem aprendi por aqui, muito em especial do seu posicionamento, coisa que o sistema WeatherDuino permite grande liberdade, pois pode funcionar com vários emissores, cada um captando dados de determinado tipo e posicionados onde for mais indicado (temp/hum num local, anemometro noutro local, e pluviometro num outro ainda, como é o caso na MeteoCercal).

Por enquanto o software do WeatherDuino ainda não é publico, mas sê-lo-à possivelmente ainda no decorrer de 2014.

Quando à pouco mais de um ano atrás, comprei uma Auriol, mal sabia no que me ía meter! Tem dado imenso trabalho, mas tambem imenso prazer!

Cumprimentos amigo, e até sempre.
 
  • Gosto
Reactions: actioman e CptRena