MeteoGlobal

Tópico em 'Meteorologia Geral' iniciado por HotSpot 23 Mar 2011 às 18:47.

  1. Mário Barros

    Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    18 Nov 2006
    Mensagens:
    12,501
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Marca de água resolve :D
     
  2. ajrebelo

    ajrebelo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    5 Fev 2006
    Mensagens:
    1,189
    Local:
    Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês

    Boas

    SAI UMA GRANDE MARCA DE ÁGUA BEM POSTA NO MEIO DE FOTOS E FILMES, SE QUEREM, QUEREM, SE NÃO PASSEM BEM OBRIGADO, AMIGOS COMO ANTES.

    Abraços ( Viva a meteorologia, sem fins lucrativos) sempre pensei que o projecto fosse mais em prol da população e não com pensamentos tão primitivos.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. mr. phillip

    mr. phillip
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    26 Dez 2006
    Mensagens:
    3,861
    Local:
    Quinta do Conde, Sesimbra (20m)
    Já estou registado!
    Vamos ver o que isto dá e o que se torna...

    Parabéns ao IM pelo avanço, vamos ver se o imobilismo institucional não coloca entraves ao desenvolvimento do projecto...
     
  4. SicoStorm

    SicoStorm
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    15 Fev 2011
    Mensagens:
    139
    Local:
    Pombal
    È um projecto de louvar !:thumbsup:

    Mas com condicionantes, não considero o melhor para cativar

    os bons observadores do Forum meteopt ... este sim um

    excelente projecto !!!

    Parabéns ao IM por este pequenino/micro avanço ! ;)
     
  5. HotSpot

    HotSpot
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    20 Nov 2006
    Mensagens:
    3,613
    Local:
    Moita, Setubal
    Eu acho que é altura de parar para reflectir um pouco.

    Já todos percebemos que as questões de Direito sobre o material que é enviado para o I.M. é uma questão que tem de ser esclarecida. Não se fala mais do assunto.

    Irão surgir mais questões sobre este projecto e sinceramente esperava que a atitude fosse mais construtiva da parte dos membros do fórum. Começam a surgir "bocas" que podem por em causa num minuto uma vitória que demorou imensos anos para se concretizar.

    A administração do fórum tem feito um enorme esforço para que a comunidade meteorológica amadora tenha o reconhecimento a que tem direito. Os resultados começam a surgir e não acontece tudo de um momento para o outro. Há que ter paciência e mais importante contar com a colaboração de todos.

    Quantos membros do fórum já pararam para pensar no que está a acontecer actualmente na Meteorologia Portuguesa?

    Se conseguimos o respeito do I.M., temos que retribuir da mesma forma.

    Eu e quase todos os membros da administração deixam muitas vezes as suas prioridades familiares ou laborais para levar este fórum a bom porto e peço muita desculpa a quem colocar aqui mensagens difamatórias sobre este projecto, mas não perdoo.

    SicoStorm "Parabéns ao IM por este pequenino/micro avanço !"

    Peguei apenas neste exemplo aleatoriamente, até porque foi o último post antes do meu. Falo por mim e acho que por grande parte dos membros desta comunidade, ler isto, para mim é uma enorme facada.

    Quem não se identifica com o MeteoGlobal, não se identifica com o fórum nem com a meteorologia amadora, não está cá a fazer nada.

    Desculpem o desabafo mas tinha que ser....
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  6. SicoStorm

    SicoStorm
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    15 Fev 2011
    Mensagens:
    139
    Local:
    Pombal
    HotSpot sem ofensa amigo !!!

    Só quis elevar e congratular o vosso excelente trabalho diário !!!

    Genuíno acho !!!

    Sempre tive dúvidas sobre o funcionamento do IM (grupo restrito) !!!

    Parabéns ao Forum !!!

    O IM que tente ser mais original !!!;)
     
  7. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Parabéns ao IM, uma iniciativa que a nível dum serviço de meteorologia oficial penso ser inédito na Europa, apenas conheço algo do género nos EUA.

    Quanto aos direitos, penso que é uma tempestade num copo de água, provavelmente a questão é apenas defensiva da parte deles ou nem pensaram bem no assunto. Tenho a certeza que a razão disto nada tem de má fé ou de abusivo. Fez bem o actioman em levantar a questão, nada como se discutir, esclarecer e melhorar as coisas falando com o IM.

    Isto dos direitos na Net às vezes são mais complicadas do que parece, e por vezes uma entidade tem que se defender de alguma forma perante material que lhes enviam, que até pode nem ser genuíno e pertencer a outrem e não haver forma prática de se saber.
    Por exemplo os dados que enviam para o Weather Underground também passam a ser propriedade deles, podem até vende-los sem vos dar cavaco. Outro exemplo, quando fazemos um upload dum vídeo para o youtube, também transmitimos ao youtube uma serie de direitos embora neste caso mantendo a propriedade também. Provavelmente é apenas uma questão do IM estudar com alguma atenção modelos como o do Youtube e outros. Quando escrevemos no twitter ou no facebook também transmitimos uma série de direitos a estas entidades sobre aquilo que lá pusemos e nunca vi ninguém muito preocupado com isso. Nada que não se possa esclarecer e melhorar certamente.

    As coisas constroem-se com vontade, trabalho e critica construtiva. Dos profissionais do "bota-abaixismo" não reza a história, é ignorar pois geralmente só estorvam a quem quer levar as coisas para a frente.
     
  8. Agreste

    Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    29 Out 2007
    Mensagens:
    9,562
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
    Não vejo qualquer problema na cedência de fotos ou outro material de forma gratuita a um organismo público como o IM. O IM não pretende colocar fotos num circuito comercial. Trata-se de estudo e validação de dados.

    Também já lá estou registado. :)
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  9. mr. phillip

    mr. phillip
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    26 Dez 2006
    Mensagens:
    3,861
    Local:
    Quinta do Conde, Sesimbra (20m)
    Bom, esta questão da propriedade intelectual e dos direitos de autor faz lembrar um pouco, e salvo as devidas diferenças, a questão dos sinais que estão nos parques de estacionamento pagos, quando dizem que a empresa não se responsabiliza pelos danos causados e tal e tal e tal...
    Como o Vince diz, e bem, isto é um bocado uma tempestade num copo de água, pois nem tudo o que luz é ouro, ou seja, nem sempre o que está escrito neste tipo de avisos legais pode ser aplicável, pois existem normas imperativas que não podem ser afastadas por imposição de uma das partes...

    No caso em concreto, é, na minha opinião, abusiva a referência feita pelo IM, embora deva ser tomado esse aviso como uma mera precaução genérica sem consequências práticas... aliás, este tipo de avisos são muitas vezes decalques de outros sem ter em conta as especificidades do objecto a que se destinam...

    Por isso, na improvável hipótese de terem alguma questão judicial relacionada com a propriedade intelectual das vossas fotos, videos ou comentários, não é por estar escrito no aviso do IM que a propriedade das mesmas vos é negada, com todas as consequências decorrentes...
     
  10. algarvio1980

    algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mai 2007
    Mensagens:
    9,595
    Local:
    Olhão (24 m)
    Quando a administração deste fórum consegue um feito histórico, existe sempre alguém a pôr em causa, o seu trabalho e a sua luta para que o IM reconheça que existe uma comunidade pronta a ajudar e a melhorar a informação.

    Quanto aos direitos concordo com a política do IM, 1º tem que verificar se essa informação é genuína e autêntica. Quem a disse a vocês que as fotos que colocam no fórum e que podem mandar para o IM a comprovar a situação, não podem ser plagiadas por alguém que guarde essas fotos e mande-as para o IM.

    Ninguém, sabe se o IM ao colocar as fotos não indique a sua fonte. Aliás, as ocorrências que estão lá aparecem lá o nome de quem mandou, logo as fotos também deverá ocorrer o mesmo.

    Para quê estar numa de bota abaixo quando devíamos estar todos felizes com esta fantástica notícia. Mas já é típico dos portugueses quando não há colaboração é que o IM é fechado e não nos liga nenhuma, quando existe colaboração é porque é assim, é porque é assado, é porque é cozido.

    Sinceramente não percebo. Dou os meus parabéns à administração pelo o que tem feito e lutado por este fórum, até hoje.

    Também estou lá registado.:thumbsup:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  11. David sf

    David sf
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Jan 2009
    Mensagens:
    4,325
    Local:
    Oeiras / Portel
    Pela leitura dos avisos legais na página do Meteoglobal parece-me que a única intenção do IM nesta questão dos direitos de propriedade, é a de ter a possibilidade de publicar todas as fotos, vídeos e comentários que entender em qualquer suporte, como por exemplo em relatórios climatológicos, na sua página da internet, ou até nas intervenções na televisão, como acontece em Espanha muitas vezes.

    Sem a transferência da propriedade intelectual das imagens para o IM, seria sempre possível que o autor pudesse mover uma acção contra o instituto. Não duvido que o IM publicará o nome do autor das fotos sempre que estas forem publicadas.

    De resto, excelente iniciativa, um grande passo para a meteorologia amadora em Portugal. Fosse assim em todos os sectores da sociedade.
     
  12. SpiderVV

    SpiderVV
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    26 Ago 2010
    Mensagens:
    7,373
    Local:
    Portalegre / Lisboa
    Sim exactamente, só pode ser por causa disso, não acredito que o IM andesse a "roubar" fotos e depois dizer que são deles. De certeza praticamente absoluta que eles irão identificar a fonte se as imagens ou relatos forem postos na comunicação social, o que é mais que provável depois de os relatos serem públicos. Assim o Instituto é que se encarrega dos direitos e não a pessoa que tirou a foto ou fez o relato, apesar de ser citada de qualquer maneira, espero.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  13. jorge1990

    jorge1990
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    26 Nov 2010
    Mensagens:
    309
    Local:
    Corroios - Seixal
    Muitos parabéns parabéns ao IM:thumbsup: pelo projecto que está a desenvolver. É um passo importante para a Meteorologia em Portugal.:thumbsup:
    E quero dizer o seguinte é só uma opinião minha, se houver criticas tanto dos moderadores como de algum membro,estou pronto para recebê-las, mas é o seguinte: acho que neste momento não devemos criticar nem "dizer mal" do IM, porque é assim: um reconhecimento e uma valorização de trabalho como esta não se recebe todos os dias. Claro, eles erram, como todos nós, mas todos eles (IM) trabalham todos os dias para que a meteorologia em Portugal seja melhor para os cidadãos. Porque quando se critica o IM estamos a criticar todos os que lá estão (IM) e todo o trabalho que eles fazem e neste momento, quando se dá um PASSO importante como este se criticamos o IM não estamos a ser honestos nem estamos a reconhecer o seu valor.
    Peço desculpa por esta grande mensagem mas acho que serve para todos (membros e moderadores, estes ultimos que tanto trabalho têm e tiveram para que este forum fosse reconhecido e valorizado e espero que daqui por muitos anos estejamos aqui, se possivel com mais projectos:thumbsup:.
    Isto é só uma opinião minha não me levem a mal mas mais uma vez reconhecimentos como este não acontecem todos os dias.

    Mais uma vez muitos parabéns ao IM e também ao METEOPT:thumbsup:
     
  14. joseoliveira

    joseoliveira
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    18 Abr 2009
    Mensagens:
    2,889
    Local:
    Loures (Moninhos) 128m
    Acima de tudo o que é preciso é calma e pelo menos alguma descontracção...
    Normalmente os desabafos são servidos a quente com uma pitada de sal a mais!
    Falando por mim (obviamente) ainda não decidi registar-me; o facto é que ainda não tive tempo para ver tudo o que queria, registar-me ou não, vou decidir, mas de uma coisa estou certo, de forma nenhuma irei considerar a minha permanência no fórum condicionada ao registo no MeteoGlobal!
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  15. c.bernardino

    c.bernardino
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    31 Dez 2010
    Mensagens:
    651
    Local:
    Loures
    Caros amigos,

    Se lermos com atenção ninguém colocou em causa a permanência no forum. Foi afirmado (se calhar a quente) que "quem não se indentifica com o metoglobal não se identifica com o forum", i.e., com a noção de forum que o autor tem. Deixá-lo ter a sua posição, a sua visão, é a opinião dele.
    Já conheci o José Oliveira pessoalmente, com muito gosto, e pareceu-me uma pessoa bastante tolerante para com as opiniões (por vezes discordantes) dos outros.
    Por isso... todos nos vamos entender.

    céus limpos (como dizemos na astronomia)

    carlos bernardino
     

Partilhar esta Página