Meteoro em Portugal 18/05/2024

Alguém viu o meteorito?
Tenho uma camara que captou o momento.



Coloquem links de mais videos.

Saudações!

Está a ser discutido no tópico da Astronomia. :D
 
vi à pouco esta imagem. portanto este terá sido de magnésio

GN52PDAWUAAZ1lb
 
O Ipma terá acesso a dados que permitem verificar a área de busca.
Através dos dados dos radares doppler consegue-se avaliar o trajecto e assim iniciar uma busca ao longo de vários km em linha recta.
Pelas imagens aparenta que se trate de um meteorito siderito, sem fragmentação.
Em 1998 em Ourique caiu um e foi rapidamente encontrado.
 
Não percebo como dizem que caiu em Castro Daire dado que passou mesmo por cima do Porto direção Noroeste. A cair, teria caído no mar.

Sent from my Mi 9T Pro using Tapatalk

Simplesmente porque alguém ligou para o 112 e a ANEPC abriu uma ocorrência de queda de meteorito. A CMTV ao ver esta ocorrência começa logo a fazer as suas típicas assunções...

Na minha opinião nem em Castro Daire nem em lado nenhum, muito provavelmente não resistiu à passagem pela atmosfera e assim sendo trata-se de um meteoro e não de um meteorito.

Os possíveis estragos verificados poderão ter sido causados pela onda de choque da explosão na atmosfera, mas disso eu já não percebo nada :p
 

"Não vai ser fácil encontrar". Astrónomo explica clarão e de que se trata.


naom_6649cda241993.jpg

José Augusto Matos, da Associação de Física da Universidade de Aveiro, revela ao Notícias ao Minuto que é improvável que se encontrem fragmentos.

Portugal viu um "espetacular" clarão, na noite de sábado, que iluminou o céu de Norte a Sul do país. O momento, que tomou conta das redes sociais, foi explicado ao Notícias ao Minuto por um astrónomo.

José Augusto Matos, da Associação de Física da Universidade de Aveiro, explica que o que as pessoas observaram trata-se de um meteoro, mas que não é certo que tenha caído em território português. E, avisa: Se tiver, de facto, caído, será "difícil" de encontrar.

"A dúvida é se chegou ou não à superfície terrestre. E se caiu estamos mesmo assim a falar de um fragmento pequeno, uma coisa de 1 ou 2 quilos. E isso não é fácil de encontrar no meio da serra, só se houver algum pastor que dê com ele”, explica José Augusto Matos.

O astrónomo esclarece ainda que meteoros são fragmentos rochosos que entram na atmosfera terrestre e que, em contacto com as camadas de ar aquecem, provocando a bola de luz. Este transforma-se em meteorito chegando à superfície terrestre.

É possível calcular onde caiu? Sim, mas mesmo assim será difícil de encontrar

Apesar das baixas hipóteses de encontrar os fragmentos - se é que existem - é possível fazer um cálculo mais aproximado de onde terá caído o meteoro. Segundo o especialista, há na Península Ibérica uma rede de observação do Instituto da Andaluzia, que "registou a passagem do meteoro".

"Podemos tentar reconstruir a trajetória, mas mesmo assim, supondo-se que caiu em Castro Daire, pela sua dimensão [do fragmento], não será fácil", lembra José Augusto Matos.

Mas se, por um golpe de sorte, for encontrado, será de "extrema relevância para estudo".

"Seria estudado nas nossas universidades e institutos. Estamos a falar de um fragmento da idade do sistema solar, muito importante para quem estuda as ciências planetárias. Poderá ser determinada composição e idade e pode dar informações interessantes sobre uma época remota do sistema solar", afirma ao Notícias ao Minuto.

Último fragmento encontrado em Portugal foi em 1998

Recorda ainda o astrónomo que o último fragmento encontrado no nosso país caiu em finais de dezembro de 1988, numa aldeia em Ourique. "Foi algo semelhante ao que vimos esta noite. No dia seguinte, um agricultor encontrou o fragmento num terreno", refere.

O meteorito, note-se, foi encontrado perto da Aldeia de Palheiros, por locais, onde de fragmentou em leque no chão e criou uma pequena cratera. Foi classificado com um condrito H4, alguns dos fragmentos encontram-se em exposição no Museu de História Natural de Lisboa, inclusive o maior com 2,6Kg.


 
Eram cerca de 23:48, quando o vi a passar (e pouco depois vi outro mas muito mais ao longe).
Felizmente estava a fazer trabalho de campo junto à serra da Carregueira, numa zona alta e com boa visibilidade e o céu estava pouco nublado naquele momento (após períodos de grande nebulosidade e chuviscos esporádicos). Por isso assim que apareceu, vi-o imediatamente. Achei espetacular por ser grande, por passar tão baixo (pensei até que conseguia ouvi-lo) e pela boa luminosidade que emanava (sem contudo ser excessiva) dominada por tons verdes. Fiquei com a ideia que a luz até se refletiu na superfície terrestre! E snceramente até fiquei à espera de ouvir o som da queda algures tal a impressão de proximidade que me deu, mas depois apercebi-me que foi na direção do mar.
Brutal mas a roçar o assustador.
 
Última edição: