Meteorologia no século XIX e início do séc. XX

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
O artigo mais antigo na Imprensa que consegui aqui na Madeira a falar sobre Meteorologia, saiu no Diário de Notícias da Madeira n.º 7, de 18-10-1876:

2002950379709336601_rs.jpg


Pressão atmosférica: 761,45mm = 1014hpa
 


kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Re: Meteorologia no séc. XIX

O artigo mais antigo na Imprensa que consegui aqui na Madeira a falar sobre Meteorologia, saiu no Diário de Notícias da Madeira n.º 7, de 18-10-1876:

2002950379709336601_rs.jpg


Pressão atmosférica: 761,45mm = 1014hpa

:surprise: :surprise: Impressionante Rogério!! Muito mesmo! Isto é história senhores!! :eek:

Se poderem movam isto para a Imprensa é lá o seu lugar e com destaque! :palmas:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: Meteorologia no séc. XIX

O primeiro:huh: sistema de aviso de mau tempo em Portugal, começou a funcionar em setembro de 1876...

2001699682616794704_rs.jpg

Que grande recolha Rogério! Vê-la não tenhas um ataque de asma com tanto pó :D
É bonito ver o SIAM do Séx XIX :thumbsup:
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Re: Meteorologia no séc. XIX

Belos registos! Bem que podiam dar essa informação nos jornais de hoje tipo os extremos de temperatura... Rog não tens nada do continente?
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Re: Meteorologia no séc. XIX

Belos registos! Bem que podiam dar essa informação nos jornais de hoje tipo os extremos de temperatura... Rog não tens nada do continente?

Realmente é interessante ver que há 130 anos os dados meteorologicos eram mais completos que os actuais...

Do continente já vi alguns registos de 1877 essencialmente de Lisboa, qdo os reencontrar posto por cá.

Um outro relato tb do ano 1876, fala de relatos de icebergues... interessante:
2001962769978495880_rs.jpg
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Meteorologia no séc. XIX

Obrigado Rogério, adoro esse tipo de registos históricos.

Esse dos icebergs é simplesmente espectacular.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Re: Meteorologia no séc. XIX

Essa dos icebergs é surpreendente, especialmente pela baixa latitude e pela data, em finais de outubro! :eek: Bom trabalho Rog! :thumbsup:
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga
Re: Meteorologia no séc. XIX

Essa dos Icebergues, deixou-me a pensar ... todos sabemos que na última Glaciação, eles desceram até às nossas costas, inclusivamente a costa algarvia, mas no séc. XiX surpreendeu-me imenso, a essas latitudes ... :surprise:

Bem, estávamos no final da Pequena Idade do Gelo, e por essa altura, mais ano menos ano, tivemos o famoso Ano sem Verão, que provocou importantes nevadas e geladas na parte Sul dos USA em pleno Verão, devido à grande erupção do Tambora (era este o nome, certo?)
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Re: Meteorologia no séc. XIX

Essa dos Icebergues, deixou-me a pensar ... todos sabemos que na última Glaciação, eles desceram até às nossas costas, inclusivamente a costa algarvia, mas no séc. XiX surpreendeu-me imenso, a essas latitudes ... :surprise:

Bem, estávamos no final da Pequena Idade do Gelo, e por essa altura, mais ano menos ano, tivemos o famoso Ano sem Verão, que provocou importantes nevadas e geladas na parte Sul dos USA em pleno Verão, devido à grande erupção do Tambora (era este o nome, certo?)

É bem uma possibilidade de algum vulcão ter entrado em eurupção e ter criado um inverno mais rigoroso que o normal. Não sei se esse vulcão que referes foi nesta data...
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga
Re: Meteorologia no séc. XIX

É bem uma possibilidade de algum vulcão ter entrado em eurupção e ter criado um inverno mais rigoroso que o normal. Não sei se esse vulcão que referes foi nesta data...

Tens razão, Rog, a erupção da Tambora foi mais cedo, em 1815 ...;)