Meteorologia, Oceanografia e Geofísica - Licenciatura

Rui_MR

Cirrus
Registo
10 Mai 2007
Mensagens
31
Local
Agualva-Cacém, Concelho de Sintra, Lisboa, Portuga
Cumprimentos a todos os membros e visitantes!

Sou um leitor ocasional deste fórum, dado o interesse que tenho pelo tema. Aproveito para publicitar o meu site, que já conta com 4 meses de existência. http://omac.no-ip.org Atenção, pois tem horário de funcionamento: das 9 às 21. Estão à vontade para fazerem críticas.

Mas o que me levou a abrir este tópico é a necessidade que sinto em me aconselhar em relação à carreira de meteorologia. A licenciatura em Meteorologia, Oceanografia e Geofísica (opçao de meteorologia), da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa(www.fc.ul.pt), está entre a minha lista de hipóteses. :huh: Para além do I.M., que outras entidades empregadoras existem? Há possibilidade de trabalhar noutras instituições internacionais, nomeadamente europeias? Será esta uma área em que vale a pena investir?

Haverá alguém aqui do fórum que tenha disponibilidade e conhecimento para esclarecer algumas das minhas dúvidas?


Desde já o meu obrigado a todos!

Rui Pinto.
 


mocha

Nimbostratus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
1,596
Local
Barreiro
bem vindo ao forum Rui:thumbsup:
ja fui expreitar a tua pagina na net, e está muito catita;) :p
em relação ao teu pedido de aconselhamento para a tua carreira, não sou das pessoas que te possa orientar, infelizmente, pois eu sou uma amadora em relação a meteo, apesar do meu fascinio pela materia, apenas contribuo da maneira k posso, mas de certo k alguem te poderá orientar aqui no forum, entretanto boa sorte e mais uma vez sejas bem vindo:D
 

Rui_MR

Cirrus
Registo
10 Mai 2007
Mensagens
31
Local
Agualva-Cacém, Concelho de Sintra, Lisboa, Portuga
Olá de novo!

Pois o meu site esta noite já teve uma série de visitas a mais do que o costume! (Ver as estatísticas)
Dêem uma vista de olhos na parte do equipamento e da instalação, pra se rirem um pouco. A estação é boa, mas a instalação não podia ser feita noutro local...

Continuo então à espera de alguém que me possa dar alguns esclarecimentos sobre a licenciatura.

Muito obrigado, de qualquer modo! :thumbsup:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A fórmula para decidir é muito simples:

1º Estudares aquilo que gostas 50%
2º Curso com fortes componentes de Fisica e a Matemática, ou mesmo também a Quimica: 25%
3º Mercado de trabalho 25%

Tudo o resto, as especializações, etc, etc, vem com o tempo, com o teu interesse específico em determinada área, etc, etc, em que vais construindo e investindo no que gostas e vais enriquecendo o teu curriculo.
Foge das coisas demasiado específicas, como temos visto nos últimos anos com a multiplicação alucinada de cursos e mais cursos de variadas temáticas, quer no ensino público, quer no privado.

Hoje em dia, já deves ter percebido, tal como todos nós, que um curso superior já não é garantia da nada, muito menos de um emprego. A única coisa que garante um emprego é o nosso know-how, termos muitos conhecimentos e sermos bons profissionais. Ou melhor, bons já não chega. Temos que ser excelentes. Por isso, um curso superior deve servir sobretudo para aprender as bases. Que é o mais importante. Mas simultaneamente, com a ajuda dessas bases temos sempre que aprender mais e sermos melhores numa determinada área, e essa parte só se adquire de forma natural se estiveres a estudar realmente uma coisa de que gostas. Daí os tais 50% que dei ao ponto 1).
 

tomalino

Cumulus
Registo
12 Out 2006
Mensagens
219
Local
Lisboa e Torre de Moncorvo (só em férias)
Olá!:thumbsup:
Frequento o 4ºano de Meteorologia, Oceanografia e Geofísica da FCUL. As bases são a física e a matemática, sendo o 1º e o 2º ano comum com o resto do departamento de física. As cadeiras de meteorologia também são á base de matemática e física, tendo uma cadeira mais teórica (o curso vai mudar de acordo com o processo de Bolonha no próximo ano, mas a estrutura fica semelhante). Como saídas profissionais, além do IM, tens o INETI e a faculdade, que disponibiliza bolsas. O curso tem bastante prestígio internacional, sendo relativamente fácil conseguir trabalhar ou estagiar no estrangeiro. Vale a pena investir se gostares de meteorologia e se não tiveres grandes dificuldades com a matemática e com a física, pois quanto ao trabalho, como somos poucos a acabar este curso, há quase sempre bolsas disponíveis para trabalhares.
Espero ter ajudado alguma coisa. Se quiseres mais informações avisa!:thumbsup:
E bemvindo ao fórum;)
 

Geostrofico

Cirrus
Registo
8 Jan 2007
Mensagens
63
Local
Lisboa
Os alunos que se licenciaram no curso de Meteorologia, Oceanografia e Geofísica que eu conheço, para alem de alguns trabalharem no IM os outros estão noutras instituiçoes tais como:

INETI (Departamento de energias renovaveis (Eólica e Energia das Ondas))(bolsas)
Instituto Hidrográfico(bolsas)
Lnec(bolsas)
Força Aerea - Carreira de Meteorologista (contrato, todos os anos abrem vagas e raramente são todas preenchidas)
Universidade de Aveiro(bolsa)
Universidade de Évora (Centro de Geofísica)(bolsa)
Universidade de Lisboa(Centro de Geofísica da Universidade de Lisboa)(bolsa)
Companhias de Eneriga Eólica
Ainda tens a hipotese de seguires uma cadeira académica prosseguindo estudos de doutoramento que te pode levar ao estrangeiro.
mais outras que não me recordo

Depois caso estejas interessado em Geofísica interna.
Companhias Petroliferas tais como (GALP, Total)

se for a este site e te inscreveres na mailing list
http://www.lists.rdg.ac.uk/mailman/listinfo/met-jobs
recebes propostas de trabalho para meteorologia e oceangrafia de todo o mundo
a maior parte são bolsas de phd
 

Rui_MR

Cirrus
Registo
10 Mai 2007
Mensagens
31
Local
Agualva-Cacém, Concelho de Sintra, Lisboa, Portuga
Boa tarde!

Muito obrigado a todos pelas informações, nomeadamente do nosso aluno do 4º ano do curso em questão e do "Geostrofico", que possui, claramente, conhecimentos da área (provavelmente é um profissional do ramo, professor ou estudante). Já subscrevi a mailing list!

Em relação a uma das primeiras respostas deste tópico...já li quase na íntegra o outro tópico sobre formação em climatologia, que acabou por se tornar numa discussão de Filosofia!

É, portanto, relativamente fácil para os licenciados com este curso obterem emprego. Os estudantes passam muito tempo até conseguirem emprego? Sinceramente pensei que fosse pior. Mas vim informar-me ao sítio certo! Nem foi tarde, nem cedo!
Por vezes, as áreas menos concorridas e polémicas são as melhores (nunca gostei de polémicas).

Como não estou acostumado com estes termos, posso perguntar o que são "bolsas de phd"? Perdão pela ignorância, mas pior do que ser ignorante é não saber e não querer saber. Apesar de não podermos saber tudo(seria presunção, saber tudo), vamos aprendendo. lol. Esqueçam a filosofia.

Posso arriscar perguntar, embora seja, certamente, muito relativo, valores de remunerações (em números redondos) dos profissionais da área?

Vou abrir um novo tópico, sobre um tema menos formal: o "CONCURSO DE JOVENS CIENTISTAS E INVESTIGADORES 2007". Depois coloco aqui o link, para os interessados. Vou fazer um pouco de "publicidade". Leiam o tópico e perceberão porquê.

Peço desculpa pela minha ligeira demora na resposta (quase 24h), mas não pude aqui vir mais cedo.

73's (será que alguém sabe o que os 73 significam?),
Rui MR.
 

Rui_MR

Cirrus
Registo
10 Mai 2007
Mensagens
31
Local
Agualva-Cacém, Concelho de Sintra, Lisboa, Portuga
É só para não deixar o tópico morrer tão depressa...

Espero que as minhas questões tenham sido pertinentes para alguém que partilhasse as minhas dúvidas.
As questões continuarão, espero...enquanto me forem respondendo:)

os 73's das minhas últimas despedidas são cumprimentos radioamadorísticos. estava a ver se havia por aqui alguém que tb fizesse parte do meio.

até breve.
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Boas pessoal, tenho andado desaparecido do forum mas já estou de volta.
Eu concorri ao curso de meteorologia, no passado sábado fiz o exame de acesso através do maiores de 23 poix não tenho o 12º ano concluido.
Tive conhecimento desda iniciativa á muito pouco tempo e estudei somente 28 dias, tendo em conta k estava parado á 6 anos torna-se dificil entrar já este ano. Como me correu mal o exame, se não conseguir este ano pro ano lá estarei de certeza. Conto neste momento com 28 anos e penso k nunca é tarde pra nada nesta vida, o meu sonho desde miudo é a meteorologia e espero a curto prazo ser mais um desta fabulosa comunidade ciêntifica.
 

duncan

Cumulus
Registo
24 Set 2006
Mensagens
150
Local
palmela
Boas pessoal, tenho andado desaparecido do forum mas já estou de volta.
Eu concorri ao curso de meteorologia, no passado sábado fiz o exame de acesso através do maiores de 23 poix não tenho o 12º ano concluido.
Tive conhecimento desda iniciativa á muito pouco tempo e estudei somente 28 dias, tendo em conta k estava parado á 6 anos torna-se dificil entrar já este ano. Como me correu mal o exame, se não conseguir este ano pro ano lá estarei de certeza. Conto neste momento com 28 anos e penso k nunca é tarde pra nada nesta vida, o meu sonho desde miudo é a meteorologia e espero a curto prazo ser mais um desta fabulosa comunidade ciêntifica.

olá eu tambem tentei concorrer, mas quando eu soube, foi duas semanas antes do exame e como a matéria de matemática era extensa eu desisti,mas vou tentar nos concursos especiais porque eu já sou licenciado, mas tambem nao sei se entro porque o meu curso nao é ligado á física e matemática.Quanto á idade nao te preocupes porque eu tenho 30, e à pessoal com ciquentas e tais a concorrerem à faculdade.:thumbsup:
 

duncan

Cumulus
Registo
24 Set 2006
Mensagens
150
Local
palmela
Boas pessoal, tenho andado desaparecido do forum mas já estou de volta.
Eu concorri ao curso de meteorologia, no passado sábado fiz o exame de acesso através do maiores de 23 poix não tenho o 12º ano concluido.
Tive conhecimento desda iniciativa á muito pouco tempo e estudei somente 28 dias, tendo em conta k estava parado á 6 anos torna-se dificil entrar já este ano. Como me correu mal o exame, se não conseguir este ano pro ano lá estarei de certeza. Conto neste momento com 28 anos e penso k nunca é tarde pra nada nesta vida, o meu sonho desde miudo é a meteorologia e espero a curto prazo ser mais um desta fabulosa comunidade ciêntifica.

entao eo exame foi dificil?(Nomeadamente o de matemática)