"Meteorologistas a sério dão a cara"

Estado
Fechado para novas mensagens.

jonhfx

Cumulus
Registo
26 Set 2008
Mensagens
409
Local
Madeira-Calheta
Não sei se será aqui o local mais indicado, mas aqui vai:
Diário de Notícias
Sexta, 26 de Novembro de 2010
Madeira
Meteorologistas a sério dão a cara
Vítor Prior relativiza críticas de amadores e diz que há ciência nas previsões
16f1_108.jpg

Em dia de chuva intensa, o Instituto de Meteorologia voltou ontem a ser acusado de não fazer previsões suficientemente correctas e atempadas das intempéries que atingem a Madeira. As críticas constavam de páginas de meteorologistas amadores e corriam também em mensagens de correio electrónico. Reparos que foram desvalorizados pelo delegado regional do Instituto, Vítor Prior, que lembrou que os profissionais desta área têm formação de base científica e assumem publicamente a sua identidade, ao contrário do que acontece com os amadores.

"Os amadores gostam destas coisas e eu não tenho nada contra isso, visto que a meteorologia dá uma grande liberdade a que as pessoas possam utilizar ferramentas de informática e brincar com dados (temperatura, ventos, precipitação). Agora, por trás disto tudo há um conhecimento científico, porque um meteorologista tem uma licenciatura de cinco anos. Se fosse uma coisa simples, se calhar não era preciso estudar", observa o técnico colocado no Observatório do Funchal.

Vítor Prior sublinha que as previsões e vigilância meteorológica para a Madeira são elaboradas no Instituto em Lisboa pelos mesmos técnicos que as realizam para as outras parcelas do país. Por outro lado, os métodos utilizados são os mesmos que são seguidos nos outros países europeus e definidos pela Organização Meteorológica Mundial. Ou seja, há uma vinculação a regras e métodos reconhecidos internacionalmente.

Vítor Prior admite que existem outras formas de chegar às previsões como os modelos numéricos americanos utilizados pelo popular site windguru.cz, mas sublinha que também não são infalíveis: "Ainda há dias previa quase 100 milímetros [de precipitação] em 3/4 horas e logo a seguir já dava 10 milímetros. Quem vem dizer no dia seguinte que consegue acertar sempre, então que dê a cara e que o faça no futuro". Mais uma vez, o delegado do Instituto faz a distinção entre as previsões feitas por um amador, quase sempre anónimo, e as que são elaboradas por um profissional.

Um amador pode fazer previsões, mas se durante um ano acerta numa, é muito bom. Se falhar também não tem qualquer problema. Pode dizer que amanhã pode chover muito ou pouco e se isso acontecer ou não, para ele é indiferente. Já o Instituto de Meteorologia tem uma responsabilidade diferente e só pode prever precipitação forte quando isso está devidamente avaliado", esclarece o técnico.

fonte:http://www.dnoticias.pt/impressa/diario/238005/madeira/238100-meteorologistas-a-serio-dao-a-cara

Rir ou ficar bravo com este tipo de comentário!?!
Declarações pouco felizes :eek:
 


vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
re: "Meteorologistas a sério dão a cara"

Não sei se será aqui o local mais indicado, mas aqui vai:



Rir ou ficar bravo com este tipo de comentário!?!
Declarações pouco felizes :eek:

Bom eu não sei a que meteorologistas amadores se faz referência no texto mas há algo que tenho que dizer...

Porque consideras as declarações infelizes. Pelo estilo? Pelo conteúdo?

É que eu acho que de facto Vítor Prior tem razão. Nós, interessados por meteorologia somos amadores. De facto as entidades oficiais tem uma responsabilidade que nós evidentemente não temos.

De facto nós fazemos discussão de previsões, sendo que estas não são oficiais. Quando Vítor Prior diz:

"Um amador pode fazer previsões, mas se durante um ano acerta numa, é muito bom. Se falhar também não tem qualquer problema. Pode dizer que amanhã pode chover muito ou pouco e se isso acontecer ou não, para ele é indiferente."

No fundo, e por mais cruas que possam parecer estas palavras, elas são verdadeiras. Por isso nestas páginas sempre pedimos, enquanto moderadores deste espaço, que sejamos responsáveis, rigorosos, que não caiamos nunca em exageros, e que sejamos cuidadosos com as nossas fontes. Nós poderíamos dizer as maiores alarvidades sem sermos responsabilizados. Agora é função de todos nós fazer com que isso não aconteça!

É por esta partilha, por este cuidado, por esta dedicação entusiasta sem nunca querermos ultrapassar as nossas competências como fórum amador de meteorologia que o MeteoPT é neste momento a maior comunidade meteorológica amadora em Portugal.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
re: "Meteorologistas a sério dão a cara"

Não tem nada a ver connosco, como todos aqui sabem a equipa de administração e moderadores do MeteoPT farta-se de chamar a atenção e realçar a diferença entre fazer previsões com a responsabilidade pública duma instituição como o IM e fazer previsões num fórum como este onde não existe essa responsabilidade e é muito mais fácil especular com previsões longe de serem consistentes.

Nunca nos cansamos de alertar para essa diferença, não brincamos com coisas sérias, e aliás, como todos também sabem, nós aqui também não toleramos a critica fácil, pelo que compreendo muito bem as palavras de Vítor Prior. Como eu já várias vezes tenho dito, a violência da critica ao IM é na maioria das vezes inversamente proporcional ao conhecimento. Geralmente os mais virulentos são os que pouco ou nada percebem de meteorologia, que não conhecem toda a incerteza que pode rodear a previsão meteorológica.

A observação que faço é que há "amadores" e "amadores", e desse ponto de vista o texto acaba por ser um pouco injusto para a maioria desta grande comunidade, apesar de não directamente visada.

Aqui nesta casa temos um enorme respeito pelo IM e das suas competências.
 

jonhfx

Cumulus
Registo
26 Set 2008
Mensagens
409
Local
Madeira-Calheta
re: "Meteorologistas a sério dão a cara"

Não tem nada a ver connosco, como todos aqui sabem a equipa de administração e moderadores do MeteoPT farta-se de chamar a atenção e realçar a diferença entre fazer previsões com a responsabilidade pública duma instituição como o IM e fazer previsões num fórum como este onde não existe essa responsabilidade e é muito mais fácil especular com previsões longe de serem consistentes.

Nunca nos cansamos de alertar para essa diferença, não brincamos com coisas sérias, e aliás, como todos também sabem, nós aqui também não toleramos a critica fácil, pelo que compreendo muito bem as palavras de Vítor Prior. Como eu já várias vezes tenho dito, a violência da critica ao IM é na maioria das vezes inversamente proporcional ao conhecimento. Geralmente os mais virulentos são os que pouco ou nada percebem de meteorologia, que não conhecem toda a incerteza que pode rodear a previsão meteorológica.

A observação que faço é que há "amadores" e "amadores", e desse ponto de vista o texto acaba por ser um pouco injusto para a maioria desta grande comunidade, apesar de não directamente visada.

Aqui nesta casa temos um enorme respeito pelo IM e das suas competências.

Era isso mesmo que estava a referir... há amadores e amadores, não meter tudo no mesmo "saco"
 

iceworld

Nimbostratus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
1,052
Local
coimbra ( 85m )
re: "Meteorologistas a sério dão a cara"

Concordo plenamente com as afirmações de Vítor Prior. Defende a instituição I.M. explicando o seu ponto de vista.

Isso dos amadores esta implícito, porque sempre que alguém se dirige a uma comunidade, sabe que regra geral, há excepções à regra, tal como aqui.
Nesta casa existem pessoas muito capazes para fazer previsões, mas também se lê cada calinada..
O tempo que levo a acompanhar este fórum já me permitiu saber quem são as pessoas mais capazes, com mais conhecimentos. São nessas pessoas que mais confio em termos de previsões.

Não esquecer que este é um fórum público, como tal a palavra amador estará sempre associada.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.