Método de Cálculo da Humidade Relativa em Estações Davis

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Bom dia,

Houve há alguns dias uma visita ao Sitio das Fontes, por parte de alunos universitários, visita essa que incluiu uma passagem pela estação meteorológica. Na altura foi colocada uma questão, que agora me foi reportada, e à qual não sei exactamente qual a resposta correcta.

Perguntaram qual o método de cálculo utilizado pela estação para calcular o valor da Humidade Relativa. Presumo que deveriam estar a referir-se a alguma fórmula/algoritmo utilizado pela estação para passar os dados lidos no sensor para os valores em percentagem depois apresentados na consola.

Daquilo que me lembro, a Hr = (e/es)*100 , em que e é a pressão parcial de vapor de água do ar (g/kg) e es é pressão de vapor nas condições de equilíbrio, também chamada pressão de vapor de saturação.

Será esta a forma de cálculo utilizada por estas estações, ou existirá alguma outra forma ou método que a Davis utiliza? Será que alguém me poderá tirar esta dúvida?

Obrigado.
 


HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
A Humidade Relativa é calculada com base no ponto de condensação (dewpoint) e vice-versa.

http://en.wikipedia.org/wiki/Dew_point
http://en.wikipedia.org/wiki/Humidity

Se o dewpoint é igual à temperatura, então a humidade relativa é de 100%.

O dewpoint nunca é superior à temperatura ambiente.

Um excerto tirado da wikipedia que explica como a coisa funciona:

Electronic hygrometers
Electronic hygrometer

Dewpoint is the temperature at which a sample of moist air (or any other water vapor) at constant pressure reaches water vapor saturation. At this saturation temperature, further cooling results in condensation of water. "Cooled mirror dewpoint hygrometers" are the most precise instruments available. They use a chilled mirror and optoelectronic mechanism to detect condensation on the mirror surface. The temperature of the mirror is controlled by electronic feedback to maintain a dynamic equilibrium between evaporation and condensation on the mirror, thus closely measuring the dewpoint temperature.

Modern instruments use electronic means of recording the information. The two most common electronic sensors are capacitive or resistive. The capacitive sensors sense water by applying an AC signal between two plates and measuring the change in capacitance caused by the amount of water present. The resistive sensors use a polymer membrane which changes conductivity according to absorbed water. Recently, an unbalanced AC Bridge approach[6] was adapted for low power/energy operation and has shown to provide better measurement performance over a wide operating range. To further increase accuracy in this same device, which combines a sensor in data logging instrument, a calibration method utilizing a large memory array was developed to maximize performance. In most instruments, resistive sensors can be read by common meters or data acquisition boards. Temperature must also be measured, as it affects the calibration of all these sensors.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Obrigado pela resposta HotSpot!:thumbsup:

De qualquer das formas, julgo que deverá ser usado algum algoritmo que permita transformar o sinal eléctrico lido pelo sensor, num valor de % Humidade. Provavelmente já terão isso tabelado, mas para o tabelar deverão ter utilizado anteriormente um qualquer algoritmo para estabelecer essa relação (se não estou errado?). Julgo que era mais isso que os referidos alunos queriam saber. Mas isso se calhar só a Davis é que poderá responder.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Estes sensores electrónicos fazem os cálculos todos.

Só não sei se o valor final de HR é calculado no próprio sensor ou é a consola da Davis que o calcula.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Antes de mais deixar uma nota até porque já existiu alguma confusão noutros tópicos do fórum, não existe nenhum sensor de evapotranspiração. A evapotranspiração é um valor calculado com base em 4 parametros meteorológicos: Temperatura, humidade, intensidade do vento e radiação solar.

Em tempos andei à procura de formulas para a evapotranspiração. É uma confusão...

Existem 2 formulas principais: 24 horas, 1 hora.

A Davis utiliza o calculo horário. Se reparares no weatherlink, só a cada hora tens nos registos do logger o valor da evapotranspiração.

De qualquer forma, tanto o teu valor como o meu estão inflacionados porque o anemometro deveria estar a 2 metros do solo e os nossos estão a 10 metros.

Podes sempre calcular o valor real, retirando uma percentagem à intensidade de vento.

Não publico esse valor no meu site porque está incorrecto. Se um dia conseguir fazer o cálculo correcto é mais uma funcionalidade que vai para o meteomoita.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Isso é um achado :thumbsup:

Eu não disse que a formula era uma confusão :confused:

Se alguém estiver disponível para fazer um cálculo da evapotranspiração e explicar passo a passo fico eternamente agradecido :D Posso dar uns dados fictícios e depois confirmo se bate certo com o calculo da Davis.

nota: Embora este manual se refira especificamente às formulas de cálculo na Davis, muitas das formulas são bastante úteis para muitos membros do fórum. Consulta obrigatória.
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Bom dia,

Houve há alguns dias uma visita ao Sitio das Fontes, por parte de alunos universitários, visita essa que incluiu uma passagem pela estação meteorológica. Na altura foi colocada uma questão, que agora me foi reportada, e à qual não sei exactamente qual a resposta correcta.

Perguntaram qual o método de cálculo utilizado pela estação para calcular o valor da Humidade Relativa. Presumo que deveriam estar a referir-se a alguma fórmula/algoritmo utilizado pela estação para passar os dados lidos no sensor para os valores em percentagem depois apresentados na consola.

Daquilo que me lembro, a Hr = (e/es)*100 , em que e é a pressão parcial de vapor de água do ar (g/kg) e es é pressão de vapor nas condições de equilíbrio, também chamada pressão de vapor de saturação.

Será esta a forma de cálculo utilizada por estas estações, ou existirá alguma outra forma ou método que a Davis utiliza? Será que alguém me poderá tirar esta dúvida?

Obrigado.

Não utilizará um psicómetro? Baseia-se na diferença de temperatura medida entre 2 termómetros, um molhado e outro seco para calcular a HR.

EDIT: provavelmente será um instrumento bastante rudimentar para os sensores mais modernos actualmente. Confesso que não estou familiarizado com estações meteorológicas.