Microcosmoclimatologia

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
A temperatura e a humidade do solo/húmus sempre foi um assunto que me fascinou, pois alguma da fauna que tenho vindo a acompanhar é bastante secretiva e grande parte das suas vidas se desenvolve na criptosfera.
No fundo é o solo a grande base da cadeia alimentar, que alimenta e sustenta as plantas para não dizer uma variedade quase infinita de outros tantos seres vivos.
Uma das coisas que sempre me intrigou, foi o que acontecia aos seres vivos quando um manto de neve cobria o solo ou quando ficavam meses sem chover.
Pelo menos em relação à neve foram feitas umas medições bastante interessantes:



Uma publicação feita em 1935 sobre o assunto:

http://docs.lib.noaa.gov/rescue/whytheweather/1935/19350330.pdf

Aparentemente um solo sem neve como camada isoladora, a cerca de 30 cm de profundidade estaria apenas uns 5/6 graus acima da temperatura à superfície. Com neve e a apenas 10 cms de profundidade, existem diferenças bastante maiores ( ver artigo).
Resta saber o grau de isolamento conforme o tipo de solo e cobertura ( húmus, pedras, troncos, nada,etc...) para camadas menos profundas.
Num carvalhal no norte do país a uma temperatura ambiente próxima de 0, verifiquei que haviam larvas de pirilampo activas a apenas 8 cm de profundidade debaixo do manto denso de folhas caídas e decompostas.

Relativamente a solos « desidratados» reparei que por exemplo que num solo bem exposto ao sol, a uns 20 cms de profundidade debaixo da raíz de uma pequena bananeira, estivavam numerosas lesmas, a temperatura era bastante amena em comparação com a superfície e os níveis de humidade relativamente elevados.
Aparentemente, plantas com raízes tuberosas são bastante isoladoras e servem de abrigo para animais sensíveis à desidratação.
Num espaço de menos de 1 metro existem de facto, variações impensáveis de temperatura e humidade!
É este apenas um dos aspectos curiosos do mundo secreto da climatologia do microcosmos.
 


Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Um tema muito interessante.

Já observei alguns registos de temperatura a 10 cm, que o IM disponibiliza, e é curioso observar que o frio praticamente não penetra em profundidade. Por exemplo, nos dias mais frios deste Janeiro, com valores à superfície do solo da ordem de -11ºC / -12ºC, a 10 cm de profundidade nem desceu de 0,0ºC.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Um tema muito interessante.

Já observei alguns registos de temperatura a 10 cm, que o IM disponibiliza, e é curioso observar que o frio praticamente não penetra em profundidade. Por exemplo, nos dias mais frios deste Janeiro, com valores à superfície do solo da ordem de -11ºC / -12ºC, a 10 cm de profundidade nem desceu de 0,0ºC.

É realmente bastante interessante.:intrigante:

Mas, isso também acontece com o calor?
Acho que não, pois não?:huh: