Mistério em Ourém

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga
Pelos vistos, em Vila Nova de Ourém, existe um lago de onde sai fuma há cerca de dois anos, sem ainda ninguém ter encontrado uma explicação para tal acontecimento. :unsure:

O lago situa-se perto de uma encosta que sofreu um grande incêndio há dois anos atrás. No interior dessa encosta existia uma antiga mina de carvão.

Será que as altas temperaturas provocadas pelo incêndio activaram alguma forma de combustão no interior da velha mina, e desde então o minério existente tem vindo a consumir-se lentamente ... :huh:

Alguém quer avançar com alguma explicação para tão inusitado fenómeno ?

A notícia passou em rodapé num noticiário da SIC na passada semana ...
Já pesquisei na net, mas não consigo encontrar nenhuma referência ...

Alguém ouviu alguma coisa? :(
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Interessante essa notícia. No ano passado ouvi falar de qualquer coisa nessa região, da libertação de gases por causa dum fogo subterrâneo.

Mas esse pormenor do Lago é fantástico com o seu lado misterioso. Mas a explicação que deste deve ser a única que tem lógica.

Uma vez vi um documentário sobre um fogo subterrâneo numa mina ou restos duma mina na Pennsylvania, EUA, que dura ou durava há uns 40 anos. Esse tipo de incêndios existem em outros locais e são mais uma das muitas fontes nocivas de CO2 na Atmosfera. Penso que na China houve um gigante, ao longo de dezenas ou centenas de quilometros quadrados.
 

Ledo

Cirrus
Registo
3 Jan 2006
Mensagens
94
Local
Vila do Coronado (137m)
Eu cheguei a ver a reportagem na SIC! Infelizmente para além do fumo, a populaçao queixava-se do cheiro que era insuportável.

A SIC tentou entrar em contacto com a Câmara mas não obteve qualquer resposta.

É mais uma daquelas coisas que acontecem e prejudicam a vida das populações e em que as autoridades dão pouca importância.
 
Última edição:

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga
Interessante essa notícia. No ano passado ouvi falar de qualquer coisa nessa região, da libertação de gases por causa dum fogo subterrâneo.

Mas esse pormenor do Lago é fantástico com o seu lado misterioso. Mas a explicação que deste deve ser a única que tem lógica.

Uma vez vi um documentário sobre um fogo subterrâneo numa mina ou restos duma mina na Pennsylvania, EUA, que dura ou durava há uns 40 anos. Esse tipo de incêndios existem em outros locais e são mais uma das muitas fontes nocivas de CO2 na Atmosfera. Penso que na China houve um gigante, ao longo de dezenas ou centenas de quilometros quadrados.

É isso mesmo, Vince, recordo também essa reportagem, mas na altura fiquei com a impressão que seria na Austrália, mas que me lembro dessa notícia, isso lembro-me perfeitamente ... ;)
 

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
Eu não vi nenhuma das reportagens , mas também me parece que deverá ser resultado da lenta combustão do carvão no subsolo , talvez devida a alguma reacção química ?