Monitorização Clima de Portugal - 2009



AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Precipitação forte em Portugal continental

2009-10-21 (IM)

O estado do tempo em Portugal continental foi influenciado pela passagem de uma superfície frontal fria de forte actividade que originou precipitação forte.

Foram registados na rede de estações do IM (das 12:00 UTC de dia 19 às 12:00 UTC de dia 20), valores de 34 mm em Viana do Castelo, 37 mm no Porto, 29 mm em Viseu, 30 mm em Lisboa/Gago Coutinho, 33 mm em Lisboa/Geofísico, 31 mm em Braga, 15 mm em Setúbal, 29 mm na Covilhã, 12 mm em Coimbra, 19 mm em Castelo Branco, 16 mm em Portalegre, 15 mm em Évora, 10 mm em Beja e 13 mm em Santarém.

Os maiores valores registados no dia 20 foram o Porto com 14 mm e Braga com 16 mm (das 06:00 às 07:00 UTC), Viseu com 10 mm (das 08:00 às 09:00 UTC), Lisboa/Geofísico com 10 mm (das 07:00 às 08:00 UTC) e com 16 mm (das 09:00 às 10:00 UTC) e Lisboa/Gago Coutinho com 10 mm (das 07:00 às 08:00 UTC) e com 11 mm das (das 09:00 às 10:00 UTC).


IM
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Queria fazer somente aqui uma chamada de atenção:
- O INAG deve andar com problemas na manutenção das suas estações meteorológica e isso vai certamente aldrabar os seus resultados e o meu acompanhamento, porque nomeadamente no ultimo ano, ou ultimos dois anos existem algumas das estações daquelas que eles utilizam para efectuar a média que simplesmente não estar a mandar dados e não sei se eles depois fazem calculo manual ou não !!

Por exemplo: Reliquias, Amarante, Barragem Bravura, Alcoutim e outras com resultados completamente duvidosos ... como exemplo Castro Verde, porque ou aquilo está mandando mal ou a precipitação tem andado á volta da estação do INAG !!
Está mal ... porque assim vai a média pro caneco e engana os leitores como nós e quem faz o tratamento dos dados como eles !!
Espero que eles resolvam esse problema e abram os cordões á bolsa !!
Do Baixo Alentejo e Algarve a unica que parece estar a funcionar bem é São Brás Alportel, porque Alcoutim, Bravura(?), Castro Verde (?), Reliquias não estão funcionar ou estão a funcionar mal !!
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,910
Local
Figueira da Foz
Queria fazer somente aqui uma chamada de atenção:
- O INAG deve andar com problemas na manutenção das suas estações meteorológica e isso vai certamente aldrabar os seus resultados e o meu acompanhamento, porque nomeadamente no ultimo ano, ou ultimos dois anos existem algumas das estações daquelas que eles utilizam para efectuar a média que simplesmente não estar a mandar dados e não sei se eles depois fazem calculo manual ou não !!

Por exemplo: Reliquias, Amarante, Barragem Bravura, Alcoutim e outras com resultados completamente duvidosos ... como exemplo Castro Verde, porque ou aquilo está mandando mal ou a precipitação tem andado á volta da estação do INAG !!
Está mal ... porque assim vai a média pro caneco e engana os leitores como nós e quem faz o tratamento dos dados como eles !!
Espero que eles resolvam esse problema e abram os cordões á bolsa !!
Do Baixo Alentejo e Algarve a unica que parece estar a funcionar bem é São Brás Alportel, porque Alcoutim, Bravura(?), Castro Verde (?), Reliquias não estão funcionar ou estão a funcionar mal !!

A estação de Castro Verde está simplesmente desactualizada, os últimos dados são de dia 20. Também não podem fazer tudo... Já arranjaram a estação do Tojal, ao menos...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
A estação de Castro Verde está simplesmente desactualizada, os últimos dados são de dia 20. Também não podem fazer tudo... Já arranjaram a estação do Tojal, ao menos...

Então mas como é que o IM tem no dia 7 na estação Castro Verde (N. Corvo) cerca de 50 mm e essa do INAG não tem quase nada !!

Estão assim tão distantas uma da outra .....:huh:
Já não é o primeiro caso ... que vejo no INAG !!
Por exemplo aqui no Algarve reparei nuns dias em que a estação de Quelfes creio num dia registou prai 4 ou 5 mm, e nas outras literalmente á volta .... a cerca de 5 km e 10 km ao lado registaram 100 l/m2 durante esse dia !!
Nem sempre estão a funcionar correctamente ... e então registam zero ....
mas claro eles fazem o que podem ... com tanta estação que têm !!
Deviam era se calhar fazer a manutenção daquelas que existem ...em vez de serem literalmente ignoradas e colocarem noutros sitios novas !!

Mas claro isso é a minha opinião !!
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,910
Local
Figueira da Foz
Então mas como é que o IM tem no dia 7 na estação Castro Verde (N. Corvo) cerca de 50 mm e essa do INAG não tem quase nada !!

Estão assim tão distantas uma da outra .....:huh:
Já não é o primeiro caso ... que vejo no INAG !!
Por exemplo aqui no Algarve reparei nuns dias em que a estação de Quelfes creio num dia registou prai 4 ou 5 mm, e nas outras literalmente á volta .... a cerca de 5 km e 10 km ao lado registaram 100 l/m2 durante esse dia !!
Nem sempre estão a funcionar correctamente ... e então registam zero ....
mas claro eles fazem o que podem ... com tanta estação que têm !!
Deviam era se calhar fazer a manutenção daquelas que existem ...em vez de serem literalmente ignoradas e colocarem noutros sitios novas !!

Mas claro isso é a minha opinião !!

Realmente as estações do INAG e do IM devem estar muito distantes, ou então está a transmitir dados errados (porque ela trasmitir transmite)! Em Setembro, quando a estação do IM registou os 77mm, a do INAG registou 4mm:p... No dia 7 de Outubro a estação registou à volta de 50mm. Nesse mesmo dia, a do INAG registou 4mm:maluco::maluco:...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Realmente as estações do INAG e do IM devem estar muito distantes, ou então está a transmitir dados errados (porque ela trasmitir transmite)! Em Setembro, quando a estação do IM registou os 77mm, a do INAG registou 4mm:p... No dia 7 de Outubro a estação registou à volta de 50mm. Nesse mesmo dia, a do INAG registou 4mm:maluco::maluco:...

E a do Tojal repararam e pelo jeito fizeram o Reset agora tem 0,3 mm:huh:
mas como dizia repararam porque acharam que era fruta a mais :lmao::lmao::lmao:
Senão ainda lá estava o engano e ia ficar até sei lá quando !!

A de Castro Verde como disse não sei se estará a funcionar bem, mas como aquilo foram sistemas convectivos que passaram pode ter acontecido !!
Mas acontecer em Setembro e em Outubro é muito estranho !!
Quando as chuvas agora de Novembro .... se houverem .... deverão ser muito mais uniformes tiraremos os dados a limpo, mas acho isto muito estranho ... porque parece que devem estar distanciadas prai uns 30 km só pode ser !!

Onde é que raio fica N. Corvo (do IM) face a Castro Verde???
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,910
Local
Figueira da Foz
E a do Tojal repararam e pelo jeito fizeram o Reset agora tem 0,3 mm:huh:
mas como dizia repararam porque acharam que era fruta a mais :lmao::lmao::lmao:
Senão ainda lá estava o engano e ia ficar até sei lá quando !!

A de Castro Verde como disse não sei se estará a funcionar bem, mas como aquilo foram sistemas convectivos que passaram pode ter acontecido !!
Mas acontecer em Setembro e em Outubro é muito estranho !!
Quando as chuvas agora de Novembro .... se houverem .... deverão ser muito mais uniformes tiraremos os dados a limpo, mas acho isto muito estranho ... porque parece que devem estar distanciadas prai uns 30 km só pode ser !!

Onde é que raio fica N. Corvo (do IM) face a Castro Verde???

Neves Corvo fica, senão me engano, cerca de 20km a Sudoeste de Castro Verde.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
A de Castro Verde como disse não sei se estará a funcionar bem, mas como aquilo foram sistemas convectivos que passaram pode ter acontecido !!
Mas acontecer em Setembro e em Outubro é muito estranho !!

Onde é que raio fica N. Corvo (do IM) face a Castro Verde???

Em Setembro o fenómeno foi muito localizado (ver relatório do IM).
Em Outubro, foi mais abrangente, mas ainda assim, e só por comparação, Almancil não dista 20km de Faro (Posto de Turismo), e vai com 36,3mm este mês, face aos 7,2mm de Faro.
Albufeira 44,2mm.

Contudo não afirmo que os dados da estação do INAG estão correctos. Estou apenas a dizer que é possível.

De qualquer forma, eles ainda não actualização a página para o ano hidrográfico 2009-2010.
Quando entram no Boletim de Precipitação, vão sempre parar a Setembro de 2009. Só quando esse mês desaparecer da secção, e começar com Outubro, aí sim, significará que eles actualizaram a página.
Aconteceu exactamente a mesma coisa o ano passado. ;)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Em Setembro o fenómeno foi muito localizado (ver relatório do IM).
Em Outubro, foi mais abrangente, mas ainda assim, e só por comparação, Almancil não dista 20km de Faro (Posto de Turismo), e vai com 36,3mm este mês, face aos 7,2mm de Faro.
Albufeira 44,2mm.

Contudo não afirmo que os dados da estação do INAG estão correctos. Estou apenas a dizer que é possível.

De qualquer forma, eles ainda não actualização a página para o ano hidrográfico 2009-2010.
Quando entram no Boletim de Precipitação, vão sempre parar a Setembro de 2009. Só quando esse mês desaparecer da secção, e começar com Outubro, aí sim, significará que eles actualizaram a página.
Aconteceu exactamente a mesma coisa o ano passado. ;)

O Posto de Turismo diz que são 7,2 mm e o IM (Aeroporto de Faro) diz que são cerca de 15 mm este mês e aí estão a cerca de 1 km em linha horizontal ... creio !!
Acho que pode ser os diferentes pluviómetros utilizados não ..... !!
O INAG já fez o Reset ao Tojal perto Lisboa ... agora está em zero ... e existem outras regiões com dados incorrectos !!
A ver se metem as coisas com mais sentido no final do mês ... tenho a certeza que farão !!
Em relação ao factor Almancil tens razão ... mas aí eu sei porquê !!
Como já disse quando as frentes ou nuvens vem de oeste/noroeste para quem vive aqui sabe ... vemos muitas nuvens a passar vindas de Oeste que no litoral ficam bastante desanuviado, mas no interior o tempo carrega mais e cai mais pluviosidade ou seja, as montanhas filtram a pluviosidade muitas das vezes !!
Quando as frentes ou as nuvens vem de Sudoeste ou sul ou sueste os registos de pluviosidade, normalmente convectivos tem valores muito identicos seja serra ou litoral !!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,443
Local
Olhão (24 m)
Estou bastante curioso, para ler o relatório do IM deste mês, ou muito me engane, ou este será um dos Outubros mais quentes de sempre, se não for o mais quente será o 2º mais quente e um dos mais secos no Sotavento Algarvio.:unsure:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Estou bastante curioso, para ler o relatório do IM deste mês, ou muito me engane, ou este será um dos Outubros mais quentes de sempre, se não for o mais quente será o 2º mais quente e um dos mais secos no Sotavento Algarvio.:unsure:

Também estou curioso.
Em Lisboa, o Outubro mais quente de que há registos foi em 1997. Na altura a temperatura média registada no Geofísico foi 20,7ºC.

Nos últimos 30 dias, a anomalia na Gago Coutinho é a seguinte:

 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Aqui na minha humilde estação tenho estes valores nesta altura do ano, Janeiro a Outubro:

.........2008....2009...(2009-2008)
máx / 24,64 / 25,46 / +0,82
méd / 17,41 / 17,88 / +0,47
mín / 11,48 / 11,74 / +0,26

Só Outubro:

.........2008....2009...(2009-2008)
máx / 24,33 / 27,21 / +2,88
méd / 16,97 / 19,68 / +2,71
mín / 11,05 / 13,98 / +2,93

Este mês de Outubro bem mais quente que o do ano anterior. O ano de 2009 vai ter certamente uma média mais alta que 2008.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boa tarde !!

O que venho aqui é aquilo muitos já sabem. Comparando os dados do NOAA e do INAG, podemos constatar o seguinte:
- de forma geral o mês de Outubro está sendo um mês normal nas regiões do Norte, e litoral Centro sendo que os valores nessas estações (atendendo áquela que devem estar a funcionar normalmente porque outras dão-me muitas dúvidas) apresentam valores entre os 90% e os 110% como mostra o gráfico do INAG no seu site.
As regiões do Sul, e no centro em especial do interior Centro apresentam valores da ordem dos 50 a 75% do valor normal, e tb na serra algarvia
A sul de sines e no litoral algarvio os valores apresentam-se inferiores a 50% do normal.

Infelizmente isto tem-se tornando um hábito enorme nos últimos aqui no sul do país !!
Em estilo de desabafo e desculpem a maçada, mas era bom que fosse como á antiga.
Um outubro seco, com verão de S. Martinho antecipado e depois um belo Outono e Inverno a perdurar até Março :lol::lol: