Monitorização Clima de Portugal - 2015

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
@StormRic falei com o membro que representa o IPMA aqui, e ele confirmou-me que o pluviómetro de Ponte de Lima está meio entupido, a contar mal a precipitação. No Sábado caiu um aguaceiro fortíssimo que numa hora acumulou 13 mm (estação WU), e a EMA apenas contabilizou 1.6 mm :( . Isto tudo pra te dizer que os dados de Ponte de Lima estão falsos.

:thumbsup: Obrigado! Não tinha ainda desconfiado de Ponte de Lima, outras estações sim, pelas séries de valores horários típicas, com excessiva repetição de valores baixos e desenquadrados dos das estações próximas.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: guisilva5000 e 1337


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
http://www.meteopt.com/forum/topico/monitorizacao-clima-de-portugal-2015.8057/page-20#post-516537

Errata para esta mensagem, devido a erro em Braga:
4lNtfMi.gif


9H2wE1H.gif
http://www.meteopt.com/forum/topico/monitorizacao-clima-de-portugal-2015.8057/page-20#post-516537
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Os valores horários médios não excederam os 27,4 Km/h nesta estação. Deixa portanto muitas dúvidas quanto a esta rajada de 97,6 Km/h.

ppOk1fm.gif


A situação não era propícia a fenómenos localizados de vento extremo, não havia células para esse tipo de ocorrência.
Às 11:00, hora do registo da intensidade horária máxima, a imagem de radar mostrava um campo bastante homogéneo de precipitação em toda a região, sem células embebidas:

f6jVjGq.jpg


Nenhuma outra estação apresenta uma tão grande diferença entre o vento médio horário e a rajada máxima. A razão entre estes dois valores foi de 3,56 para os registos de Colares.

Torres Vedras, por exemplo, tem uma razão de 1,76.

No entanto acho que há uma hipótese de o valor 97,6 Km/h ser real. A estação de Colares situa-se perto do Rodízio, a cerca de 5 Km da crista da Peninha/Monge na direcção NNW; no sentido oposto, SSE do outro lado da serra e sensivelmente à mesma distância da crista da serra encontra-se a zona de Alcabideche/Aldeia de Juzo. Ora esta zona do lado sul da serra já registou rajadas superiores a 100 Km/h em situações de nortada, de NNW. Penso que a "fábrica do vento" poderá ter funcionado em sentido exactamente inverso perante este vento oposto, de SSE. A direcção indicada nos registos horários máximos de Colares foi SE e Sul, logo a rajada máxima ocorreu entre estas duas direcções.

Dois Portos encontra-se no vale do Sizandro, mas a estação fica a meio da vertente, é uma zona relativamente ventosa como os dados demonstram.
A rajada máxima de Colares acho surpreendente, mas real, até porque tens n exemplos de rajadas violentas em áreas igualmente abrigadas. Por exemplo, Torres Vedras, cidade mesmo, houve um registo de 93 km/h. No 2º local de seguimento a casa de um familiar fico destelhada, e houve queda de árvores de grandes dimensões, outro vale encaixado.Acho que o factor serra de sintra não está muito relacionado, até porque na altura estava muito nebulosidade baixa, o tecto de nuvens era bastante baixo. Posso enviar uma mensagem para o facebook dos proprietários da quinta onde está instalada a estação(de Colares) e questionar por exemplo, se o vendaval fez estragos por lá, não custa nada.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Precipitação acumulada no período de pouco mais de quatro dias que durou a influência da depressão a sudoeste:

PZucf3n.gif


e acumulado do mês até hoje às 6:00 utc:

XdardEV.gif


Baixo Alentejo com os menores valores, embora já próximos do normal do mês, e faixa costeira da região oeste também com acumulados insuficientes para retirar a zona da seca, por enquanto.
 
Última edição:

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Stormic a ver se entendi bem. Segundo o que indicaste nos mapas de precipitação a EMA do IPMA de Elvas neste ultima depressão teve um total acumulado de 108mm (de 16 a 21 de Out/15). Até aqui tudo bem, a minha estação registou em igual período 97,8mm.
Depois entendo no outro mapa que é o total de precipitação que a mesma EMA do IPMA de Elvas registou até 21/10/15, sendo esse valor: 262,8mm.
E aqui é que fico realmente admirado pela enorme diferença, pois a minha estação a apenas cerca de 4km da do IPMA tem um toal mensal de "apenas" 134mm. ou seja uma diferença de menos 128,8mm!!
Eu não tenho acompanhado e contabilizado os registos da EMA do IPMA e tenho-te por muito fiável nestes teus excelentes registos, que aproveito para agradecer! Mas algo parece estar incorrecto aqui?
Se puderes dar uma ajuda,agradeço!

Abraço!
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Stormic a ver se entendi bem. Segundo o que indicaste nos mapas de precipitação a EMA do IPMA de Elvas neste ultima depressão teve um total acumulado de 108mm (de 16 a 21 de Out/15). Até aqui tudo bem, a minha estação registou em igual período 97,8mm.
Depois entendo no outro mapa que é o total de precipitação que a mesma EMA do IPMA de Elvas registou até 21/10/15, sendo esse valor: 262,8mm.
E aqui é que fico realmente admirado pela enorme diferença, pois a minha estação a apenas cerca de 4km da do IPMA tem um toal mensal de "apenas" 134mm. ou seja uma diferença de menos 128,8mm!!
Eu não tenho acompanhado e contabilizado os registos da EMA do IPMA e tenho-te por muito fiável nestes teus excelentes registos, que aproveito para agradecer! Mas algo parece estar incorrecto aqui?
Se puderes dar uma ajuda,agradeço!

Abraço!
O Stormric enganou-se, acontece. Na legenda lateral ele escreveu Elvas e queria dizer Proença-a-Nova.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Stormic a ver se entendi bem. Segundo o que indicaste nos mapas de precipitação a EMA do IPMA de Elvas neste ultima depressão teve um total acumulado de 108mm (de 16 a 21 de Out/15). Até aqui tudo bem, a minha estação registou em igual período 97,8mm.
Depois entendo no outro mapa que é o total de precipitação que a mesma EMA do IPMA de Elvas registou até 21/10/15, sendo esse valor: 262,8mm.
E aqui é que fico realmente admirado pela enorme diferença, pois a minha estação a apenas cerca de 4km da do IPMA tem um toal mensal de "apenas" 134mm. ou seja uma diferença de menos 128,8mm!!
Eu não tenho acompanhado e contabilizado os registos da EMA do IPMA e tenho-te por muito fiável nestes teus excelentes registos, que aproveito para agradecer! Mas algo parece estar incorrecto aqui?
Se puderes dar uma ajuda,agradeço!

Abraço!

O Stormric enganou-se, acontece. Na legenda lateral ele escreveu Elvas e queria dizer Proença-a-Nova.

Oops! Exactamente, enganei-me, não foi actualizado o nome da estação. Já corrijo. Obrigado por detectarem o erro.

edição: feito. :)
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: actioman e Thomar

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Acumulado no mês até hoje às 9:00 utc. Não há nada de significativo em relação a ontem mas é só para apresentar o mapa melhorado. Há algumas correcções necessárias nas coordenadas das estações, será preciso investigar uma a uma, penso que há valores na lista do IPMA que podem não estar correctos, outros não constavam na lista.
Os valores traçados correspondem a estações com falhas de funcionamento e são inferiores aos reais.
O mapa de fundo é substituível, aceitam-se sugestões.
Uma vez que a geração do mapa já é completamente automática, incluindo o posicionamento das estações, podem agora ser acrescentadas outras estações, e estou a pensar nas estações amadoras, especialmente as que são geridas pelos membros do fórum. Basta conhecer as coordenadas e os valores a apresentar.
Qualquer outro parâmetro pode ser apresentado, temperatura, vento, etc, de entre aqueles que o IPMA disponibiliza na sua página.

CTjNT6G.gif
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Os valores traçados correspondem a estações com falhas de funcionamento e são inferiores aos reais.

Porque é que alguns acumulados têm um risco?

Nos mapas do IPMA, quando falha nem que seja uma hora na estação, o total acumulado já não aparece. Nestes mapas incluo todos, pelo menos fica-se a saber um valor mínimo e muitas vezes até é o valor real se nas horas em falta o registo fôr nulo.
 

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Acumulado no mês até hoje às 9:00 utc. Não há nada de significativo em relação a ontem mas é só para apresentar o mapa melhorado. Há algumas correcções necessárias nas coordenadas das estações, será preciso investigar uma a uma, penso que há valores na lista do IPMA que podem não estar correctos, outros não constavam na lista.
Os valores traçados correspondem a estações com falhas de funcionamento e são inferiores aos reais.
O mapa de fundo é substituível, aceitam-se sugestões.
Uma vez que a geração do mapa já é completamente automática, incluindo o posicionamento das estações, podem agora ser acrescentadas outras estações, e estou a pensar nas estações amadoras, especialmente as que são geridas pelos membros do fórum. Basta conhecer as coordenadas e os valores a apresentar.
Qualquer outro parâmetro pode ser apresentado, temperatura, vento, etc, de entre aqueles que o IPMA disponibiliza na sua página.

CTjNT6G.gif


:w00t: Que grande evolução, excelente trabalho! :thumbsup:

Agora para ficar perfeito:hehe:, é incluir no mapa as estações privadas do Wunderground.

Estive a fazer uma rápida pesquisa na net, deixo aqui uma sugestão para o mapa de fundo, já com algumas localidades para mais fácil localização de estações:
GU8wnHB.jpg
 

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Rajadas acima de 100Km/h (rede IPMA) no dia de ontem (2015/10/17)

129.6 Km/h Cabo Carvoeiro
110.9 Km/h Fóia
103.7 Km/h Penhas Douradas
102.2 Km/h Torres Vedras

Retirado da notícia do IPMA :

"De acordo com uma validação provisória da intensidade do vento, no período entre as 8 e as 15 horas locais, naquela região, atingiram-se valores excecionalmente elevados do vento médio, entre 70 a 90 km/h, e rajadas de 140 km/h. Valores mais elevados de vento médio e de rajada foram registados na estação do IPMA do Cabo da Roca, onde a rajada máxima atingiu o valor 169 km/h às 11:30 horas de 17 de outubro."

https://www.ipma.pt/pt/media/notici...ia/noticias/textos/tempo-severo-18102015.html