Monitorização Clima de Portugal - 2019

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
O pluviómetro de Pampilhosa deve ter ficado danificado com as rajadas de 150 km/h...



Já habitual a estação ganhar no top rajadas, estava em 1º lugar desde Fevereiro. Deve estar muito bem localizada!

Offtopic: tens aqui a localização da estação da Guarda.
upload imagem
 
Última edição:


guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,170
Local
Belas
Offtopic: tens aqui a localização da estação da Guarda.
upload imagem
Estive a tentar encontrá-la, obrigado! É de facto estupefacto como uma capital de distrito consegue aguentar tais rajadas... a cota é praticamente 1000 metros e raramente se ouve falar de estragos, tendo em conta a envolvente de serviços e urbana. (I mean, aqueles cartazes na rotunda já nem devem estar de pé?)
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
70 mm a 90 mm acumulados no litoral algarvio, onde vês isso.. Acabei de verificar no site do IPMA e os valores ronda os 50 mm.
Resumindo este mês nem sequer chega aos 50 mm.
Os valores no litoral do Barlavento ronda os 90 a 110 mm, na foia cerca de 130 mm.
Depois temos que juntar os pozinhos até dia 11..

Na Foia não foram 130 mm. Pelo menos no dia mais chuvoso do mês, na passada 2a feira, a estação não registou o valor, que foi provavelmente cerca de 100 mm. A estação de casais em Monchique registou valores a rondar os 300 mm.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,170
Local
Belas
Guarda ainda conseguiu subir mais o 2º lugar, com 136,8 km/h no dia 22...

ETpAi8w.png


Brutal como é que a cidade não voou nestes dias!
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,976
Local
Alcobaca (160 m)
Boa noite,

Aqui está o link para a primeira versão do mapa meteorológico:
http://www.qualidadedoar.pt/meteomapa.html

3 tipos de estações:
1/ Estações certificadas REMAC, não estão todas presentes, mas espero que isso motive as outras.

map_2010.jpg


2/ Estações METAR, escolhi os links "Infoclimat" porque são mais completos. Tenho de acrescentar outros.

map_2110.jpg


3/ Estações pertencentes aos participantes deste fórum.

map_2210.jpg


Este tipo de estações será o mais difícil de selecionar, eu coloco algumas estações que estão bem instaladas (acho)
Não há uma escolha imposta de marca, mas algumas solicitam pequenas modificações para serem exploráveis. Por exemplo: um Netatmo precisa de um abrigo normalizado (7714 por exemplo) para obter medições t° correctas.

Mapa teste com Firefox, Chrome, Edge, IE11 no monitor de 27", 24", 22" e 19".
Eu ainda tenho pequenos problemas com algumas pequeno resoluções com 21" 16:9.
Nos monitores de retrato é óptimo.:)
Num ipad de 12" não passa parcialmente, abaixo de 12" não é bom.
Tenho de pensar numa versão específica, mas olhar para este mapa num ecrã minúsculo não faz muito sentido para mim. Avisar-me sobre bug ;)

Cabe aos responsáveis por este fórum decidir o procedimento (tópico específico, postar fotos de suas estações, condições, etc...).
Pela minha parte, é imperativo ter medidas correctas.
A 2ª versão deste mapa irá integrar para as estações REMAC um histórico de dados e uma atualização muito mais rápida.
Existem outras soluções mais completas, mas primeiro vamos ver se este mapa é de interesse aqui.
EuComo eles dizem, a bola está do seu lado. sei que escrevo como... (un con en français :lmao:)
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,976
Local
Alcobaca (160 m)
Boa noite,

Aqui está o link para a primeira versão do mapa meteorológico:
http://www.qualidadedoar.pt/meteomapa.html

3 tipos de estações:
1/ Estações certificadas REMAC, não estão todas presentes, mas espero que isso motive as outras.

map_2010.jpg


2/ Estações METAR, escolhi os links "Infoclimat" porque são mais completos. Tenho de acrescentar outros.

map_2110.jpg


3/ Estações pertencentes aos participantes deste fórum.

map_2210.jpg


Este tipo de estações será o mais difícil de selecionar, eu coloco algumas estações que estão bem instaladas (acho)
Não há uma escolha imposta de marca, mas algumas solicitam pequenas modificações para serem exploráveis. Por exemplo: um Netatmo precisa de um abrigo normalizado (7714 por exemplo) para obter medições t° correctas.

Mapa teste com Firefox, Chrome, Edge, IE11 no monitor de 27", 24", 22" e 19".
Eu ainda tenho pequenos problemas com algumas pequeno resoluções com 21" 16:9.
Nos monitores de retrato é óptimo.:)
Num ipad de 12" não passa parcialmente, abaixo de 12" não é bom.
Tenho de pensar numa versão específica, mas olhar para este mapa num ecrã minúsculo não faz muito sentido para mim. Avisar-me sobre bug ;)

Cabe aos responsáveis por este fórum decidir o procedimento (tópico específico, postar fotos de suas estações, condições, etc...).
Pela minha parte, é imperativo ter medidas correctas.
A 2ª versão deste mapa irá integrar para as estações REMAC um histórico de dados e uma atualização muito mais rápida.
Existem outras soluções mais completas, mas primeiro vamos ver se este mapa é de interesse aqui.
EuComo eles dizem, a bola está do seu lado. sei que escrevo como... (un con en français :lmao:)

O interesse não parece estar a receber qualquer resposta. :intrigante:Sem reacções (positivas ou negativas) farei a escolha sozinha, infelizmente, de completar o mapa.
Eu adicionei nas estações "meteopt" a altitude.
Adicionei alguns METARs
Faltam 3 estações REMAC. :mad:

Bon fim de semana
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,976
Local
Alcobaca (160 m)
O interesse não parece estar a receber qualquer resposta. :intrigante:Sem reacções (positivas ou negativas) farei a escolha sozinha, infelizmente, de completar o mapa.
Eu adicionei nas estações "meteopt" a altitude.
Adicionei alguns METARs
Faltam 3 estações REMAC. :mad:

Bon fim de semana

Tenho um problema de tempo (UTC) com 3 METARs actualizados com uma hora de atraso. :brucelee:
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,170
Local
Belas
Episódio de "onda de calor" em Dezembro, sim porque acredito que algumas estações estão com anomalias de +5ºC há dias...

Top Máximas acima de 22ºC e anomalias:
Zambujeira (25/12): 24,8ºC
Castro Verde (25/12): 24,7ºC
Odemira (25/12): 24,6ºC
Alvalade (25/12): 24,6ºC
Aljezur (24/12): 23,8ºC
Alcobaça (28/12): 23,7ºC
Alcoutim (25/12): 23,3ºC
Zambujeira (24/12): 23,2ºC
Aljezur (27/12): 23ºCAljezur (25/12): 23ºC
Viana do Castelo (24/12): 22,9ºC (+8ºC)
Lousã (25/12): 22,6ºC
Portel (24/12): 22,6ºC
Porto, Massarelos (25/12): 22,3ºC (+8ºC)
Arouca (25/12): 22,3ºC
Odemira (27/12): 22,2ºC
Odemira (24/12): 22,2ºC
Arouca (24/12): 22,1ºC

Os dias de céu limpo também permitiram um abaixamento da mínima, com o dia 28/12 a ser o mais frio até agora. Contudo, nada que não seja o habitual.

Top Mínimas abaixo de -3ºC:
Bragança: -3,5ºC
Carrazêda de Ansiães: -3,3ºC
Vila Real (Cidade): -3,3ºC
Vinhais: -3,1ºC

Pressão atmosférica ultrapassou os 1036 hPa no Trás-os-Montes hoje, elevada estabilidade sempre associada a nevoeiro e dias frios, que se notam nas máximas baixas de algumas estações.

qQ4wlOo.png

VSd3bmg.png

84Vuub2.png

G0WNlc5.png

j7HKn1t.png

QH0noUq.png
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,170
Local
Belas
Já agora para completar:

"Em termos de distribuição espacial, é de realçar as regiões do Norte e Centro com valores de precipitação muito acima do valor médio, sendo de destacar os maiores valores registados em Cabril (528 mm), Penhas Douradas (473 mm), Guarda (466 mm) e Covilhã (433 mm)."

A anomalia positiva de Guarda e Covilhã!

A distribuição da chuva desde 1931 em Dezembro é deveras... caótica:

5k0vgY7.png


Quando há anomalias, tanto positivas como negativas, geralmente são bem grandes. As negativas parecem ser regulares desde o início da série. Por outro lado, já não havia anomalia positiva desde 2010, o que já se alastrava durante demasiado tempo. Pela a análise podemos ter tanto mais 4 anos de Dezembros secos ou mais um Dezembro super chuvoso.