algarvio1980
Furacão
Resumo climatológico do mês de Março de 2025 no Algarve: https://temponoalgarve.blogs.sapo.pt/4494-resumo-climatologico-do-mes-de-1537653
No Sul parece que foi banal, mas ter temperaturas perto ou superiores a 40ºC durante quase 1 mês também é muito mau. No entanto, como existe o critério de se registarem pelo menos 6 dias com temperaturas máximas 5ºC superiores ao normal, ameniza um pouco o cenário, pois em alguns dias isso não aconteceu e interrompeu a contabilização de onda de calor, mas durante mais de 20 dias nunca descemos dos 36/37ºC.De destacar que a onda de calor de julho-agosto de 2025 foi a onda de calor com maior duração e maior magnitude alguma vez registada na região Norte e Centro do país. Superou 2003 e 1981, que foram também 2 anos com ondas de calor prolongadas.
Exacto, quando se ia buscar as Normais 81-10 ou 71-00, as ondas de calor deste século eram bem mais evidentes e alargadas.Elvas nas normais 91/20 já tem quase 35ºC de média da temperatura máxima. Infelizmente, situações de calor intenso muito prolongadas vão-se tornar banais no futuro e deixam de ser consideradas ondas de calor devido ao claro aumento da temperatura média.
No Sul parece que foi banal, mas ter temperaturas perto ou superiores a 40ºC durante quase 1 mês também é muito mau. No entanto, como existe o critério de se registarem pelo menos 6 dias com temperaturas máximas 5ºC superiores ao normal, ameniza um pouco o cenário, pois em alguns dias isso não aconteceu e interrompeu a contabilização de onda de calor, mas durante mais de 20 dias nunca descemos dos 36/37ºC.
Só para se ter uma ideia, Elvas nas normais 91/20 já tem quase 35ºC de média da temperatura máxima. Infelizmente, situações de calor intenso muito prolongadas vão-se tornar banais no futuro e deixam de ser consideradas ondas de calor devido ao claro aumento da temperatura média.
Com a tendência de a dorsal subir cada vez mais em latitude, as regiões a norte serão aquelas onde as ondas de calor vão ser mais prolongadas no futuro, semelhante a esta.
De notar também agosto de 2023, 2024 e 2025 a serem muito semelhantes (muito quentes e secos), como se pode verificar no gráfico.
Exacto, quando se ia buscar as Normais 81-10 ou 71-00, as ondas de calor deste século eram bem mais evidentes e alargadas.
Entretanto, para já ficam aqui as temperaturas horárias de Agosto no continente.
1ªquinzena (imgur)
2ªquinzena (imgur)
Infelizmente era o esperado.Boletim de Verão 2025 - extremamente quente e extremamente seco (o mais quente e seco de sempre)
IPMA - Detalhe noticia
www.ipma.pt
Reparem bem, que as temperaturas máximas médias são +1,55°C superiores em relação à normal mais recente. Quantos graus superiores, em comparação ao acordo de Paris, vamos? + 3/4/5°C desde a era industrial. Estamos feitos, vamos sofrer que se farta, e nas próximas gerações, deve ser impossível.Infelizmente era o esperado.![]()
Sinceramente, sai esta notícia do verão mais quente desde que há registos, e grande parte dos comentários nas redes sociais são:" Tretas ", "Mentira ", "Todos os anos é a mesma coisa" etc...Infelizmente era o esperado.![]()
A anomalia em relação a 71-00 seria de 2,26 ºCQuase todos os meses de verão temos anomalias na média de +1,5ºC. O acordo de Paris está mais que ultrapassado em Portugal, a nível mundial vai a caminho. E 'tamos a falar das novas normais, imagine-se se o IPMA ainda usasse 71-00.