Monitorização Clima de Portugal - 2025

Aqui, na vertente norte da Serra da Arrábida, o mês de Outubro foi seco a nível da precipitação. A normal mais recente de Setúbal, tem como média 99mm. Por Cabanas e Azeitão ficámos apenas por 40mm. Em Setúbal choveu mais (mais de 50mm) mas mesmo assim bem abaixo da média.
A nível das temperaturas, ainda não tive oportunidade de fazer médias mas a minha percepção diz-me que o mês de Outubro, teve temperatura acima da média em todos os parâmetros.

Na quarta-feira, ainda houve algumas estações a ultrapassar os 100mm de acumulado, nomeadamente:

Mórtagua, Aeródromo: 103.8mm
Barcelos (CIM): 102.7mm

Destaque para o vale do Cávado onde a maioria dos acumulados foram superiores a 95mm.
evkRTgP.png

Mapa de percentagem de água no solo confima aquilo que tenho dito no seguimento da região Sul. Alentejo e Algarve a ter um outono fraco em termos de precipitação até ao momento, na generalidade:
csbb5dO.png

Última edição:
Embora não tenha sido notícia no site do IPMA, o resumo do boletim de outubro de 2025 já saiu na área do Clima https://www.ipma.pt/resources.www/d...MPjTIc/cli_20251001_20251031_pcl_mm_co_pt.pdf

Outubro 2025, muito quente e seco (2º mais quente desde 1931, com 1 onda de calor 10-19 outubro)

TempMéd-anom_202510.webp

PrecAcumul-anom_202510.webp

A classificação de apenas "seco" foi graças à precipitação que ocorreu na maior parte dos dias de 19 a 31. No entanto essa precipitação não atingiu todo o território, concentrou-se em certas áreas, deixando outras com acumulados pouco ou nada significativos, especialmente na região Sul.