Tópico de monitorização da Criosfera em 2011. Link's úteis: Polar Sea Ice Cap and Snow - Cryosphere Today Arctic sea-ice monitor by AMSR-E The National Snow and Ice Data Center (NSIDC) The Cryosphere at a Glance U.S. Snow Monitoring International Arctic Buoy Programme The North Pole Environmental Observatory Arctic theme page - North Pole Web Cam United States Antarctic Program Tópicos de anos anteriores: Monitorização Criosfera - 2010 Monitorização Criosfera - 2009 Monitorização Criosfera - 2008 Monitorização Criosfera - 2007
No antárctico atingiu-se há dias o valor mínimo da área da superfície de gelo deste verão. Neste momento, com o Outono a instalar-se no pólo sol, a área de gelo já vai crescendo. A anomalia da área da superfície de gelo têm-se mantido ligeiramente negativa. Em contra ciclo o árctico está perto da sua área máxima de superfície de gelo deste inverno. No entanto com uma anomalia negativa acentuada que se verifica já há largos meses. Hoje, graças há pouca nebulosidade no báltico, era possível ver a superfície do mar coberta por gelo.
As altas temperaturas que se fazem sentir no Árctico têm levado ao rápido degelo que se tem acentuado nos últimos dias.
Mantém-se o degelo acelerado do árctico. Desde o dia 7 que a área de superfície de gelo tem vindo a bater recordes, seguindo os passos de 2007. A previsão para os próximos 7 dias dão conta da continuação de uma anomalia positiva da temperatura nas ilhas do norte do Canadá.
Parece que já passámos há dias atrás o mínimo anual no Árctico, o segundo mínimo mais baixo dos registos, próximo do mínimo histórico de 2007.
Uma recuperação definitiva poderá ainda demorar 1 ou 2 semanas olhando ao histórico dos anos anteriores.