Monitorização do Clima de Portugal 2017

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Verdade @guisilva5000 , que valor incrível, só podia ser minima absoluta no Cabo Raso (-0,7ºC).
Por acaso falei entretanto com amigo que costuma pescar ali junto ao farol, e dizia ele " Epa mas a estação está dentro do mar,não acredito no registo negativo" LOL de facto parece mentira.
A teoria da compensação volta e meia surge. :cold:
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000


guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,116
Local
Belas
Verdade @guisilva5000 , que valor incrível, só podia ser minima absoluta no Cabo Raso (-0,7ºC).
Por acaso falei entretanto com amigo que costuma pescar ali junto ao farol, e dizia ele " Epa mas a estação está dentro do mar,não acredito no registo negativo" LOL de facto parece mentira.
A teoria da compensação volta e meia surge. :cold:
Tendo em conta que a estação gera valores extremos com vento de leste, como aconteceu no Verão, acho que a influência do mar foi insignificante naqueles minutos.

Não sei se a planície que se estende para leste também influência, não é por nada que o Cabo se denomina de Raso, vê-se pela orografia o porquê do nome.

Mas estou para aqui a tentar arranjar uma explicação não dominando o assunto científico, talvez seja outra coisa :lol:
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Tendo em conta que a estação gera valores extremos com vento de leste, como aconteceu no Verão, acho que a influência do mar foi insignificante naqueles minutos.

Não sei se a planície que se estende para leste também influência, não é por nada que o Cabo se denomina de Raso, vê-se pela orografia o porquê do nome.

Mas estou para aqui a tentar arranjar uma explicação não dominando o assunto científico, talvez seja outra coisa :lol:

Já tinho dito noutras ocasiões que ali existe inversão, estou a vontade para afirmar isso, já passei la centenas de vezes(bike+carro+pé), muitas delas a noite, quando está vento fraco, raro mas acontece, sente-se ar bem mais frio naquela zona da ciclovia. Sim o pequeno monte tem como o topo a zona da quinta da marinha gera frio para aquele troço da estrada do guincho.
Ja houve minimas baixas por lá noutros invernos em que eu tinha 7ºC e o raso tinha 3ºC ou 4ºC.
Foi uma conjugação de factores e pronto, minima historica.
 
  • Gosto
Reactions: Fil e guisilva5000

DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,213
Local
Coimbra
Eu bem disse que o relatório estava para sair:

http://www.ipma.pt/pt/media/noticia...dia/noticias/textos/temps-baixas-janeiro.html



Dia 19 foi o dia mais frio de Portugal, com a média da mínima nos -3,6ºC :cold: (cerca de -9ºC abaixo da média)

Novos recordes absolutos: Sabugal, Coruche, Alcobaça, Aljezur, Alcácer do Sal, Tomar, Estremoz, Cabo Raso (@jonas_87 ).

Novos recordes para o mês de Janeiro: Sines, Ponte de Lima, Ansião, Figueira de Castelo Rodrigo, Moimenta da Beira

klfbz94.png
Não percebo porque é que o IPMA não inclui as RUEMAs nesta tabela.
No caso de Coimbra, a estação de Bencanta, apesar de estar dentro da malha urbana, até registou mínimas mais baixas que a estação do aeródromo.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,116
Local
Belas
Não percebo porque é que o IPMA não inclui as RUEMAs nesta tabela.
No caso de Coimbra, a estação de Bencanta, apesar de estar dentro da malha urbana, até registou mínimas mais baixas que a estação do aeródromo.
Acho que foi um breve resumo, também não incluiram a estação de Mira :unsure:

Eles gostam muito é de Sagrrrrrrrrrrres, para quem não viu o erro, o IPMA escreveu Sagres com dois r's :D

Esqueci-me de referir o mais caricato, é que depois de eu estar tão ansioso por alguma estação passar dos -10ºC, apenas Sabugal conseguiu chegar aos -9.9ºC LOL, o que faz ainda 2012 como o último ano em que passou tal limiar. Vamos culpar o nosso amigo vento por não ter deixado Miranda do Douro fazer a sua magia!
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: DaniFR

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,116
Local
Belas
Interessantes os valores de chuva no dia 26/01 para Lisboa:

wCFCwM0.png


Uma questão de poucos quilómetros, conseguimos ver diferenças significativas. Geofísico a chegar quase aos 50 mm, um valor muito incomum para Lisboa.

Mais uma vez, felicito o retorno da estação da Amadora. Só falta mesmo a estação de Colares e Cabo da Roca voltarem!
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Mais uma vez, felicito o retorno da estação da Amadora. Só falta mesmo a estação de Colares e Cabo da Roca voltarem!

Boas,
O regresso da estação da Amadora foi sem duvida uma boa novidade.
Em relação às outras duas, por exemplo a do Cabo da Roca infelizmente nunca teve no mapa da rede ipma,portanto está tudo igual.
A de Colares é uma pena, não só pela questão da inversão bastante forte que ocorre por lá, assim como
os acumulados diários bem generosos que têm ocorridos nos ultimos tempos.
_________

Grande acumulado registado ontem na estação do Cabo Raso, Cascais: 29 mm
O valor mais alto da rede IPMA,se a estação de Colares estivesse on, teria sido essa com o valor mais elevado, e talvez com uma boa vantagem.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Alguns acumulados no sotavento algarvio ate Dezembro.

Cacela: 280 mm

Castro Marim: 306 mm

Tavira: 259 mm

Santo Estevao: 273 mm

Maragota: 305 mm

Patacao: 373 mm.

Todas as estacoes em causa tem medias anuais acima dos 500 mm.

Janeiro deve ter acumulado entre 15 a 30 mm no litoral e 30 a 60 nas serras.

Sendo assim, para o ano hidrologico acabar na media faltam pelo menos uns 200 mm em algumas estacoes. As medias aproximadas para os proximos meses sao as que se seguem.

Fevereiro: 60 mm

Marco: 40 mm

Abril: 40 mm

Maio: 30 mm

Sera necessario portanto que a precipitacao fique ligeiramente acima da media nos meses que se seguem.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,116
Local
Belas
Alguns acumulados no sotavento algarvio ate Dezembro.

Cacela: 280 mm

Castro Marim: 306 mm

Tavira: 259 mm

Santo Estevao: 273 mm

Maragota: 305 mm

Patacao: 373 mm.

Todas as estacoes em causa tem medias anuais acima dos 500 mm.

Janeiro deve ter acumulado entre 15 a 30 mm no litoral e 30 a 60 nas serras.

Sendo assim, para o ano hidrologico acabar na media faltam pelo menos uns 200 mm em algumas estacoes. As medias aproximadas para os proximos meses sao as que se seguem.

Fevereiro: 60 mm

Marco: 40 mm

Abril: 40 mm

Maio: 30 mm

Sera necessario portanto que a precipitacao fique ligeiramente acima da media nos meses que se seguem.

O único cenário mais positivo para o Algarve são as cut-offs. Acredito que ainda tenhamos surpresas.
 
  • Gosto
Reactions: trovoadas

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
O único cenário mais positivo para o Algarve são as cut-offs. Acredito que ainda tenhamos surpresas.
Se não fosse isso a situação no Algarve estaria igual ou pior que a do Alentejo. Praticamente toda a região sul é bastante beneficiada com as cut-offs, nos últimos anos têm aparecido com menos frequência mas quando aparecem chove como deve de ser como foi o caso da primavera passada. Desde 2014 que já chove mais no outono e primavera do que no inverno, algo está diferente.