Monitorização do Clima de Portugal - 2020

Boletim climatológico de Março completo: http://www.ipma.pt/resources.www/do...ygCNSr/cli_20200301_20200331_pcl_mm_co_pt.pdf

Foi um mês normal no que diz respeito à precipitação na generalidade, mas na Região Oeste foi seco, principalmente na Região de Lisboa, Setúbal e Vale do Tejo. Das capitais de distrito, os valores mais baixos foram registados na estação Gago Coutinho (15.6mm), Setúbal (20.1mm) e Santarém (24.6mm).
b4bAwbO.png


Abril está a compensar! :D

Notável recuperação da água no solo na generalidade do território (infelizmente já não está disponível mapa dinâmico para dia 31):
A1zc7F5.png

xtbPbG8.png

Muito bom terem metido as áreas dos concelhos, sempre melhora a leitura da informação.
 
Estive a tentar analisar os valores de precipitação deste mês de abril, aproveitando também as normais que o IPMA recentemente disponibilizou, mas nesta última semana de abril o IPMA trocou-me as voltas, com várias falhas em múltiplas estações, no entanto até dia 21, e tendo usado dados de 38 estações, já ia a mais de 135% da média, e apenas um ou outro lugar do Norte e do Centro tinham valores ligeiramente abaixo do normal
 
Temperaturas máximas de ontem rede IPMA:

XU5d2R3.png


Maiores valores:

+34,9ºC Alcácer do Sal
+34,6ºC Almada (Praia da Rainha)
+34,6ºC Barreiro, Lavradio
+34,3ºC Zambujeira
+34,0ºC Odemira, S. Teotónio
 
Amplitudes térmicas jeitosas ontem em quase todo o território. Claro que quem leva a taça é, sem surpresa nenhuma, Aljezur :D (25,1ºC).

n393FWv.png

E, ao lado, tens o local com a menor amplitude térmica, a Fóia (8.1ºC).
 
O sotavento algarvio teve mais uma Primavera chuvosa, depois de um Inverno quente e seco, um padrão que se tem repetido muito nos últimos anos.

Estação de Cacela:

Março: 73.4 mm
Abril: 85.8 mm

Maio deve ter acumulado perto de 40 mm. Portanto quase 200 mm, quando a média dos 3 meses ronda os 120 mm.

O Inverno foi seco.

Dezembro: 90.5 mm
Janeiro: 34.2 mm
Fevereiro: 0 mm

O Outono nem se fala, foi um dos mais secos de sempre.

Setembro: 4.8 mm
Outubro: 8.0 mm
Novembro: 18.2 mm

Com os acumulados de Maio a estação deve estar neste momento com cerca de 350 mm acumulados para o ano hidrológico. Já não é um valor catastrófico, mas mesmo assim é baixo tendo em conta a sucessão de anos secos que estão para trás.

No entanto ainda pode aparecer uma cut-off maluca como aconteceu em Agosto de 2007 e trazer o acumulado para 400 mm. É pouco provável, mas pode acontecer.

Para ser feita a reposição dos lençóis freáticos e para encher as charcas e pequenas barragens privadas somente com um ano acima de 700/800 mm, como 2010.
 
Fui comparar as estações do sotavento com algumas andaluzas, da Andaluzia Ocidental.

Valores até ao dia 10 de Maio de 2020

Cádis: 361.6 mm
Huelva: 332 mm
Sevilha: 338.1 mm
Jerez de la Frontera: 368.4 mm
Morón de la Frontera: 382.6 mm

Olhando para o mapa vê-se que a região de Espanha onde menos choveu este ano hidrológico é genericamente o sudoeste, especialmente a costa entre a foz do Guadiana e Cádis, e parte do vale do Guadalquivir. No entanto, o país acabará por ter um ano hidrológico acima da média, pois o Norte está ligeiramente acima da média e choveu muito no Levante espanhol.

http://www.aemet.es/documentos_d/se...ancia_clima/balancehidrico/bhboldec202013.pdf

Enfim, não nos podemos queixar de ter menos chuva que os vizinhos andaluzes.
 
Isto das médias tem muito que se lhe diga. Vou só dar um exemplo do que para mim as médias não valem assim muito. Imaginemos a média da máxima em Abril de 18ºC. Temos todo o mês mais ou menos com essa temperatura, mas 2 dias do mês a temperatura atingiu os 28 graus. O mês vai ser classificado como quente porque houve 2 dias que desvirtuaram a a média. Claro que há dias mais frescos que o normal também. Mas este mês de Abril que passou acho que foi um caso destes, houve ali 2 ou 3 dias com máximas acima da média que acabou por fazer dele um mês mais quente que o normal.
Mas isso que dizes também pode perfeitamente acontecer ao contrário, o outubro em que a Leslie por aqui passou teve a maior parte dos dias bem quentes, mas nos últimos 4/5 dias houve um entrada fria muito potente para a época que fez descer a média para valores próximos dos normais
 
Mas isso que dizes também pode perfeitamente acontecer ao contrário, o outubro em que a Leslie por aqui passou teve a maior parte dos dias bem quentes, mas nos últimos 4/5 dias houve um entrada fria muito potente para a época que fez descer a média para valores próximos dos normais
Claro, daí as médias não refletirem a verdade do que foi o mês. É aí onde quero chegar.
 
Até ao dia de ontem, eram estas as estações do IPMA em onda de calor:
EQ6IwtH.png


Fonte: IPMA

Percentagem de água no solo a levar uma valente tareia.
Situação de dia 16 (antes de este calor começar) vs Hoje:
msLoywg.png
brzEMse.png