Monitorização do Clima de Portugal - 2023

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,199
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Para o período 1931-2020 para o qual tenho os dados em excel, o desvio padrão das máximas é de:
- 1,88 ºC em março
- 1,79 ºC em abril
- 1,84 ºC em outubro
:thumbsup: nada melhor do que trabalhar com os números reais e não apenas uma ideia.

Ou seja, anomalia de 3,12 desvios padrão para Abril 2023; 3,35 Março 1997; 3,20 Outubro 2017.
Portanto aqueles Março e Outubro batem este Abril. Da minha ideia apenas resta que a diferença é pequena mas mesmo assim estava significativamente aquém da realidade. ;)
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Já repararam que o último dia que o Funchal teve uma temperatura abaixo da média foi no dia 24 de Fevereiro?

Fevereiro.JPG

Março.JPG

Abril.JPG

Maio.JPG
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Já repararam que o último dia que o Funchal teve uma temperatura abaixo da média foi no dia 24 de Fevereiro?

Ver anexo 5155
Ver anexo 5156
Ver anexo 5157
Ver anexo 5158
Independentemente de se poder estar num período quente nestes últimos meses, a verdade é que isso mostra que o conceito de "normal climatológica", ou melhor, a forma como as usamos, precisa ser repensada nesta realidade de um clima em rápido aquecimento.

Se num clima relativamente estável era pouco relevante olhar para uma climatologia dos últimos 30 anos, ou de 30 anos feita há 2/3 décadas... No presente, utilizar uma normal 1971-2000 claramente realça essa transformação do clima. E não tenho grandes dúvidas em dizer que a normal 1971-2000 já não é representativa do clima da Madeira atualmente. Ainda para mais numa zona onde há uma significativa transição climática entre sub-trópicos e latitudes-médias.

Mais ainda, arrisco-me a dizer que mesmo que estivéssemos a olhar para a normal 1991-2020, a tendência de subida nas últimas décadas é tão acentuada, que mesmo a média dos últimos 30 anos já representaria um clima "normal" mais frio que o verdadeiro "normal" na década atual.

É uma questão complexa de "contornar" para Climatologia, e até um desafio, especialmente tendo em conta a definição do que é "normal", e da consequente definição do que é uma "onda de calor", etc..
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,199
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Já repararam que o último dia que o Funchal teve uma temperatura abaixo da média foi no dia 24 de Fevereiro?
E a média das mínimas a tomar o lugar da média das médias. Não é certamente alheio a esta tendência o facto de o arquipélago estar há meses rodeado de temperaturas superficiais das águas oceânicas com anomalia persistentemente positiva e bastante elevada.

Mais ainda, arrisco-me a dizer que mesmo que estivéssemos a olhar para a normal 1991-2020, a tendência de subida nas últimas décadas é tão acentuada, que mesmo a média dos últimos 30 anos já representaria um clima "normal" mais frio que o verdadeiro "normal" na década atual.

Sim, como se a linha horizontal das médias normais devesse passar a ser oblíqua ascendente, reflectindo no seu declive o normal sempre a subir expectável na continuação do observado. Seria mais realista usá-la nesta forma para efeitos de planeamentos a médio e longo prazo de actividades de todo o tipo, agricultura e turismo, por exemplo.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,161
Local
Belas
De acordo com a WMO, as normais recomendadas já são as de 91-20. O IPMA está mais que por absurdo ainda a comparar tudo a 71-00, quando é um periodo que está mais que ultrapassado. Chega a um ponto em que de que vale comparar se vai ser sempre tudo anomalias positivas na temperatura? E estamos quase há 3 anos à espera das normais de 91-20... outros serviços nacionais europeus já os tinham no dia 1 de Janeiro de 2021. É o que é.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,199
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Não faz sentido usar se as normais 71 a 00 nem percebo porque ainda as usam. Talvez seja importante para insistirem que temos alterações climáticas ou que o tempo actual é mais quente do que era sei lá..

Quero acreditar que não seja por isso, visto que não é uma atitude científica e parece quase manipuladora da opinião pública menos informada. Eu acho que pode ser devido a questões técnicas computacionais ou talvez demasiadas séries incompletas das estações de referência, enfim, que não seja uma intenção deliberada.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,199
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Para quem ainda não viu, a máxima velocidade de vento ontem registada foi de 113 Km/h ontem dia 22 de Maio de 2022 em Alcochete/Campo de Tiro.


Bem visto!
Só pode ser resultado de um evento extremo, eu diria talvez um downburst, tendo em conta que foi também uma das estações com maior registo de acumulado de precipitação, além da trovoada forte.

WxQk3uG.png
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Está explicada a rajada máxima de 113km/h na estação de Alcochete/Campo de Tiro no dia 22 de maio.

Downburst em diversos locais do território do continente - 22-24 Maio 2023

Durante a semana que se iniciou em 21 de maio, as condições meteorológicas no território do continente foram condicionadas pela presença de uma depressão centrada a sul da Península Ibérica, com expressão em altitude, que transportava na sua circulação uma massa de ar com instabilidade disponível até níveis elevados da troposfera e razoável conteúdo em humidade, sujeita aos efeitos do aquecimento diurno por radiação e da orografia. O cenário favoreceu a formação de nuvens com grande desenvolvimento vertical, em especial durante os períodos da tarde. A presença de uma camada de ar seco entre a superfície e uma altura aproximada de 1500 m completava o quadro dos principais ingredientes atmosféricos presentes.

No dia 22 um destes fenómenos afetou o local da estação do IPMA de Alcochete/campo de tiro. No dia 23, chegaram ao IPMA diversos relatos de episódios de vento muito forte respeitantes ao período da tarde, nomeadamente relativos à região da Lezíria do Tejo (e.g. Benfica do Ribatejo, Almeirim) e da Grande Lisboa (e.g. V. Franca de Xira, Parque das Nações/Lisboa), entre outros locais.

Uma sequência de observações de refletividade e velocidade Doppler (velocidade em relação à tempestade) efetuadas pelo radar de Coruche/Cruz do Leão (C/CL) permitiu identificar a assinatura de divergência associada a um destes fenómenos, entre o instante aproximado da sua formação e o momento em que afetava a estação de Alcochete, no dia 22 (figuras 1ab a 4ab).

RhgmzDa.png


Mais informação em: https://www.ipma.pt/pt/media/noticias/documentos/2023/Noticia_Downburst_maio_2023.pdf
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
A instabilidade dos últimos dias permitiu um aumento significativo da percentagem de água no solo nas regiões norte e centro, com especial incidência em Trás-os-Montes e Beira Alta.

Sem Título.jpg


Até dia 5 de Junho mantém-se as previsões de instabilidade que vão continuar a beneficiar essas regiões.

Capturarfg.JPG
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
A instabilidade dos últimos dias permitiu um aumento significativo da percentagem de água no solo nas regiões norte e centro, com especial incidência em Trás-os-Montes e Beira Alta.

Ver anexo 5580

Até dia 5 de Junho mantém-se as previsões de instabilidade que vão continuar a beneficiar essas regiões.

Ver anexo 5581

Infelizmente no Ribatejo e Vale do Sado a situação piorou e com o avançar da estação as probabilidades de chuvas consistentes esfumam-se... :(