A "Morning Glory cloud" é uma rara nuvem que por vezes se forma no Golfo da Carpentária, no norte da Australia. Tem uma forma típica de uma "roll cloud" mas neste caso chega a ter 1000 km's de comprimento e de 1 a 2 km de altura. A nuvem desloca-se a cerca de 40km/h. Algumas fotografias:
Belas fotos Nunca tinha ouvido falar deste tipo de nuvem, este fenomeno só acontece mesmo no golfo da Carpentária? nunca ocorre noutros locais? Vou pesquisar mais sobre este fenomeno meteorologico desde que me registei, é que percebi como sou ignorante, à muitas coisas que tenho que apreder sobre meteorologia.
A foto do meu avatar é uma morning glory. Acontecem por todo o mundo. No golfo da Carpentária são mais fáceis de prever e mais regulares. Já agora a entrada do wikipedia está desactualizada. Actualmente já é possível a previsão com sucesso de moring glories no golfo. As características deste fenómeno fazem com que seja o sonho de qualquer praticante de asa delta "surfar" estas maravilhas! O vídeo da morning glory. (hot linking não permitido) Formação: http://www.morninggloryaustralia.com/
Roll clouds ocorrem por todo o mundo. Morning glories também são passíveis de acontecer, embora sejam muito raras.