Não haverá "Segundo Intercalar" em 2007

Mago

Nimbostratus
Registo
25 Out 2006
Mensagens
1,668
Local
Beira Interior
O International Earth Rotation Service (IERS) que estuda com rigor a rotação do planeta Terra em relação a referenciais astronómicos e à escala de Tempo Atómico Internacional (TAI), constatou não ser necessária a introdução de um "segundo intercalar" no final de Dezembro de 2007, na escala do Tempo Universal Coordenado (UTC=TAI-33s) que define a Hora Legal civil.

A necessidade de coordenação entre as escalas de Tempo Atómico ligado ao padrão definido pelos relógios atómicos e do tempo astronómico (escala UT1 definida pela rotação real da Terra) conduz ocasionalmente à introdução de "segundos intercalares" no Tempo Universal Coordenado (UTC), para que a diferença entre ambas (UT1-UTC) permaneça inferior a 1 s.

Esta necessidade provém da duração do "segundo" no Sistema Internacional de Unidades (ligado à escala TAI) ser mais curta do que a duração actual do "segundo UT1" na rotação da Terra. Ou seja, a rotação completa da Terra dura cada vez mais tempo na escala TAI. Apesar disso, não o faz de uma maneira perfeitamente uniforme.

Assim, estes "acertos" quando necessários, são efectuados no final dos meses de Junho ou de Dezembro. Este ano tal "acerto" não será necessário.
In Observatorio Astronomico de Lisboa

Parece que a Terra foi menos caprichosa este ano e fez a sua rotação como mandam as regras...;)