NASA nomeia tripulação para a última missão do vaivém espacial

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
NASA nomeia tripulação para a última missão do vaivém espacial
Por Rui C. Barbosa.
19 de Setembro de 2009

A NASA nomeou os sete astronautas que irão compor a última tripulação a voar a bordo de um vaivém espacial na missão STS-133 prevista para Setembro de 2010.

O astronauta Seteven Lindsey, que já participou em quatro missões espaciais, irá comandar o vaivém espacial OV-103 Discovery com o astronauta Eric Boe a servir como Piloto. Os astronautas Benjamin Drew, Michael Barratt, Nicole Stott e Timothy Kopra, servirão como Especialistas de Missão. Michael Barratt e Nicole Stott encontram-se presentemente a bordo da estação espacial internacional, enquanto que Timothy Kopra regressou á pouco tempo de uma missão de longa duração na ISS.

shuttle100a.jpg


Durante esta missão de oito dias um módulo logístico modificado utilizado para transportar equipamentos e mantimentos para a ISS irá ser deixado permanentemente acoplado ao módulo Unity da estação espacial. Não está prevista a realização de qualquer actividade extraveícular para esta missão.

Somente restam seis missões do vaivém espacial antes do final do programa. Todas as missões irão visitar a estação espacial internacional. Com este último anúncio da NASA, todas as missões têm já as suas tripulações designadas.

A próxima missão de um vaivém espacial será levada a cabo pelo vaivém OV-104 Atlantis a 12 de Novembro próximo. A missão STS-129 / ISS-ULF 3 é um voo logístico durante o qual serão levadas a cabo três passeios espaciais. A primeia missão de 2010 (STS-130 / ISS-20A) deverá ser lançada a 4 de Fevereiro. Nesta missão do vaivém espacial OV-105 Endeavour serão levadas a cabo três actividades extraveículares e será acoplada à ISS o módulo Tranquility (Node 3) e a 'cupola'. O vaivém espacial regressa ao espaço a 18 de Março na missão logística STS-131 / ISS-19A na qual serão realizadas três actividades extraveículares. Nesta missão serão também transportados contentores científicos.

A última missão do vaivém espacial Atlantis deverá ser lançada a 15 de Maio de 2010. A missão STS-132 / ISS-ULF 4 irá transportar um módulo de pesquisa russo e equipamento suplente para a ISS. Nesta missão serão também realizados três passeios espaciais. A última missão do vaivém espacial Endeavour terá lugar a 29 de Julho de 2010 com a missão STS-134 / ISS-ULF 6. Esta missão deverá transportar o Alpha Magnetic Spectrometer bem como equipamentos suplentes para a ISS. Serão realizadas três actividades extraveículares

Fonte: http://www.zenite.nu/orbita/