Necessito previsoes... Pirenéus aragoneses

franco

Cirrus
Registo
27 Ago 2009
Mensagens
14
Local
Abrigada
Ola amigos,
sou novo por aqui e apesar de seguir a meteorologia com bastante interesse , tenho alguma dificuldade em fazer previsões....

Venho por isso propor-vos uma "tarefa"...

Em Setembro tenciono escalar alguns picos com 3000m nos Pirenéus aragoneses em Espanha, para isso necessito de "uma janela" de bom tempo (ausência de chuva e vento forte) de uma semana.

Querem ajudar??
Que tal colocarem as vossas previsões por aqui??

Desde já agradeço a vossa disponibilidade.

Bruno Franco.
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Olá franco!

Bem-vindo ao fórum! :)

Previsões a essa distância, são de uma exactidão nula.
E ainda mais difícil se torna quando falamos de clima em altitude.

Para já, o que os modelos prevêem, é que pelo menos nos primeiros três dias de Setembro, o tempo deverá estar instável nessa região, com a possibilidade de chuva e trovoadas.

Para lá disso, é um tiro no escuro.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Em Setembro tenciono escalar alguns picos com 3000m nos Pirenéus aragoneses em Espanha, para isso necessito de "uma janela" de bom tempo (ausência de chuva e vento forte) de uma semana.

Olá Bruno,

Sem chuva e vento já nestes dias mais próximos ainda de Agosto talvez fosse uma boa oportunidade mas acabaria mesmo no 1º de Setembro, ou seja, apenas de uns dias. Talvez seja complicado arranjar uma janela de uma semana inteira a partir de agora, mas até pode acontecer, só aguardando para ver como evoluem as previsões.

Mas pelo menos a 1ª semana de Setembro parece posta de lado, e a partir daí é muito incerto as previsões, pelo que resta aguardar.

Não me sinto muito à vontade para previsões destas pois clima de montanha é assunto muito sério, podemos tentar ajudar, mas tudo o que diga deve ser interpretado como mera dica não profissional. Pode ir passando por aqui e perguntando mais para a frente.

Uns bons mapas do modelo GFS para essa zona são estes,
http://www.meteociel.fr/modeles/index.php
Onde entre muitas outras coisas tem mapas de ventos aos 700hPa (grosso modo 3000m) bem como outras altitudes.
Outro modelo útil é o WRF/NNM do Meteoblue, requer registo: http://my.meteoblue.com/my/

Mas nunca esquecendo que em previsões se devem cruzar vários modelos e não confiar apenas num. E no caso da montanha ainda se complica mais pois aí há a especificidade de cada local e disso nada percebo.
 

franco

Cirrus
Registo
27 Ago 2009
Mensagens
14
Local
Abrigada
De facto a meteo. em montanha tem que se diga!!!

A "janela" de bom tempo de uma semana é importante porque tenciono fazer uma travessia, logo tenho que passar muito tempo em altura... e andar por lá sem saber o que ai vem pode tornar-se bastante complicado.

Estes primeiros dias é para esquecer...

Obrigado pelos links, um não conhecia e parece bastante bom.
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Cuidado com a Montanha eu que vivo na Madeira sei perfeitamente o que é dar a volta a ilha e termos 4 climas diferentes, e ainda mais impressionante é as incertezas no vento visto haver variações conforme mais subindo como o vento que sube ao bater na montanha.
Cumpz
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço