Nemesis weatherstation - Casella

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Boas,

Por acaso alguém tem algum tipo de informação sobre estas estações?

Digamos que me foi "parar" uma às mãos, é composta por:
- Anemómetro
- Cata-vento
- Piranómetro
- Radiação solar (acho eu)
- Temperatura e humidade com radiation shield
- Pressão atmosférica
- Quadro eléctrico para ligação de todos os sensores à "placa-mãe"
- Interface de ligação do quadro ao pc

O pluviómetro ainda não foi ter comigo...

Como não tinha ouvido falar destas estações, queria saber se alguém tem boas referências da mesma. O material dos sensores parece-me, à primeira vista, tudo profissional...
 


ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Hoje estive a ver bem o que a estação traz.
E entretanto o pluviómetro também já apareceu, vem com um datalogger incluído.

Ficam aqui umas fotos para comentarem. Já agora, piranómetro e solímetro, medem a mesma coisa, ou seja, a radiação solar? Ou há diferenças entre os dois?

Os sensores:
SLvqSda.jpg

O piranómetro é o que está mesmo ao meio da mesa.

TJYbS4D.jpg


A unidade de dados:
E6FKjg6.jpg


O interface para o PC:
Wv0M7Lz.jpg


O que acham? Parece-me bom material!
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,936
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Pelos vistos há representantes como mostra no sítio da "Casella":

o6KYKdr.jpg


Fonte: link

De facto aquilo que tens em mão parece material de topo. Penso que seja material utilizado mais especificamente para a monitorização ambiental.
Agora se de facto o material está em bom estado, tens de verificar quanto a eventual software de suporte.;)
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Pelos vistos há representantes como mostra no sítio da "Casella":

o6KYKdr.jpg


Fonte: link

De facto aquilo que tens em mão parece material de topo. Penso que seja material utilizado mais especificamente para a monitorização ambiental.
Agora se de facto o material está em bom estado, tens de verificar quanto a eventual software de suporte.;)

Sim, já estou em contacto com um dos fornecedores.:D
O material está todo novo. À excepção do pluviómetro, que foi o único que teve utilização, os restantes sensores ainda estavam embalados.
Agora estou a ver em termos de software o que falta, para depois começar a equacionar a sua colocação...mas sobre essse projecto, falarei depois...:D
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Ficam aqui umas fotos para comentarem. Já agora, piranómetro e solímetro, medem a mesma coisa, ou seja, a radiação solar? Ou há diferenças entre os dois?

Boas!

Parece de facto ser uma boa estação ;)

Mas fiquei intrigado com esta tua questão? O piranómetro (que se vê ao centro), não me parece ter o aspecto convencional que costumo ver nestes instrumentos. Mas obviamente que vamos acreditar que é mesmo isso :) . Se o é estamos a falar da medição da radiação total (directa mais difusa). Assim sendo e como nunca ouvi falar no termo "solímetro" fico mesmo curioso. Não tens nenhuma imagem do instrumento em separado? É que no campo das hipóteses e admitindo que não terá as mesmas funções do piranómetro então poderemos estar a falar de um heliógrafo (duração de luz solar) ou Pireliómetro (medição da radiação solar directa).
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Boas!

Parece de facto ser uma boa estação ;)

Mas fiquei intrigado com esta tua questão? O piranómetro (que se vê ao centro), não me parece ter o aspecto convencional que costumo ver nestes instrumentos. Mas obviamente que vamos acreditar que é mesmo isso :) . Se o é estamos a falar da medição da radiação total (directa mais difusa). Assim sendo e como nunca ouvi falar no termo "solímetro" fico mesmo curioso. Não tens nenhuma imagem do instrumento em separado? É que no campo das hipóteses e admitindo que não terá as mesmas funções do piranómetro então poderemos estar a falar de um heliógrafo (duração de luz solar) ou Pireliómetro (medição da radiação solar directa).

Ficam aqui as fotos em separado dos dois sensores:

2t2cto2.jpg

O papel que acompanha este sensor (um Certificado de calibração), chama-lhe "Starpyranometer short wave range), com unidades em W/m2

6OFFnZd.jpg

Este é o outro sensor, descrito como "Solarimeter" numa outra folha com os nomes dos sensores, com unidades em µV/W/m2
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Tenho ideia de que o solímetro/solarimeter é utilizado para medir não só radiação directa, como também a difusa, conjugando ambas. Repare-se que a unidade de medida inclui o Volt, ou seja, para além de dar informação sobre a quantidade efectiva de energia transmitida, por segundo (Watt), informa também sobre a parcela de energia transportada por cada Coulomb (ou carga de 1 Coulomb, já que 1 Volt = 1 J/C), nesse Watt. Isto é particularmente importante para estudos relativos à instalação de painéis fotovoltaicos, por exemplo.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Gostaria de deixar uma questão aos "experts" de electrónica aqui do fórum e relacionada com o pluviómetro desta estação. Dada a contenção de custos, estou a tentar resolver a questão sem recorrer ao fornecedor.

O pluviómetro em causa tem um datalogger incorporado, sendo que a descarga dos dados para o pc é feita através da ligação de uma ficha redonda e com 5 pinos na parte do pluviómetro e uma ficha RS232 no computador. Este pluviómetro não é o que devia ter vindo com a estação, pois o da estação não teria datalogger e iria ligar (como os restantes sensores) ao Data Aquisition Unit (http://i.imgur.com/E6FKjg6.jpg).

Abrindo o pluviómetro, vê-se que da báscula de medição saem 2 fios brancos que se vão ligar à placa de circuito integrado do datalogger, da qual saem depois 5 fios coloridos que se vão ligar à dita ficha redonda. Cada vez que movimento a báscula para um e outro lado, acende uma luzinha vermelha no circuito integrado. O que pretendia saber é se existe possibilidade de fazer um "bypass" ao datalogger e ligar directamente o pluviómetro ao Data Aquisition Unit. A ligação a esta unidade é feita a uma ficha para o "Canal 1 - dedicado ao pluviómetro", onde se podem ligar três cabos (à semelhança dos outros sensores, embora um ou outro só ligam 1 cabo a essa ficha), com a indicação "+", "0" e "S" na ficha.

Pelo que percebi, é este Data Aquisition Unit que faz a leitura dos sinais eléctricos provenientes da cada sensor e, como da báscula do pluviómetro saem 2 cabos, que supostamente enviam o sinal eléctrico de cada vez que a báscula é accionada, queria saber se se podem ligar esses cabos ao Data Aquisition Unit? O que acham os nossos experts em electrónica aqui do fórum?:huh:
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Não estou a responder como "expert" em electronica que não sou, só a tentar ajudar...
Na imagem do Data Aquisition Unit, parece existir dois portos de COM, será que o pluviometro não liga a um destes? Ou são ambos de output?
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Não estou a responder como "expert" em electronica que não sou, só a tentar ajudar...
Na imagem do Data Aquisition Unit, parece existir dois portos de COM, será que o pluviometro não liga a um destes? Ou são ambos de output?

São ambos de output...:)