Neptuno completa primeira órbita à volta do Sol desde 1846

  • Thread starter Membro excluído 274
  • Data de início
M

Membro excluído 274

no dia 20 de agosto, neptuno estará no mesmo lugar em que foi descoberto, marcando a sua primeira volta ao redor do sol desde 1846 – mostrando que seu ano dura 164 anos terrestres.
A descoberta de neptuno tem uma história interessante. Urano foi descoberto em 1781 por sir william herschel. Nessa época, astrónomos perceberam que o movimento de urano não era exatamente o esperado, então eles começaram a suspeitar que houvesse outro planeta que estivesse influenciando seu campo gravitacional.
Em 1840, dois matemáticos calcularam exatamente a localização de neptuno a partir do movimento de urano, mas não encontraram nenhum astrónomo disposto a procurar pelo seu planeta.
Finalmente, o astrónomo alemão johan galle, em 1846, resolveu procurar o planeta e encontrou uma pequena mancha azul-esverdeada que, mais tarde, seria batizada de neptuno. Ironicamente, galle não foi o primeiro a observar o planeta. Na década de 1610 galileu galilei observou neptuno duas vezes, mas imaginou tratar-se de uma estrela e não de um planeta.
Por um século, neptuno foi considerado o planeta mais afastado do sol, até que plutão foi descoberto, em1930. Agora, como plutão não é mais considerado um planeta, neptuno tem a “honra” de ser o último da fila novamente.
Por causa de sua distância, neptuno não consegue ser visto a olho nu, como seu vizinho urano (que pode parecer uma estrela diminuta). Mesmo com um telescópio amador, podemos ver apenas uma pequena esfera verde-azulada, como descreveu galle.
[msnbc]
 


Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Interessante, 164 anos terrestres é o período de translação do longínquo Neptuno em torno do Sol.

Mas a notícia, tem uma incorreção: Plutão nem sempre está mais afastado do Sol que Neptuno. Por vezes é Neptuno o planeta mais afastado do Sol, mesmo antes de Plutão ser considerado planetoide!