Nevão em Bragança - janeiro de 1997

Fernando

Cumulus
Registo
13 Fev 2007
Local
Bragança / Lisboa
Boa tarde.

Não sei se já existirá um tópico sobre este evento.

Recordo-o como o maior nevão de sempre que tive oportunidade de presenciar em Bragança.
As escolas estiveram várias semanas fechadas e vários telhados de armazéns abateram com o peso da neve.

Foi publicado um vídeo no facebook filmado neste dia:

Que saudades de um nevão destes...

Boa tarde.

Recordo-o como o maior nevão de sempre que tive oportunidade de presenciar em Bragança.
As escolas estiveram várias semanas fechadas e vários telhados de armazéns abateram com o peso da neve.

Bom video, infelizmente já nada é como era dantes...

• Gosto
Reactions: joselamego
Sinóptica desse dia:

archives-1997-1-2-12-0.png

archives-1997-1-2-12-1.png

E mesmo nos dias seguintes não esteve nada mal:

archives-1997-1-3-0-0.png

archives-1997-1-3-0-1.png

archives-1997-1-3-12-0.png

archives-1997-1-3-12-1.png

Agora nos tempos que correm tudo isto parece ser uma miragem, não há chuva, não há frio...enfim...

E mesmo nos dias seguintes não esteve nada mal:

archives-1997-1-3-0-0.png

archives-1997-1-3-0-1.png

archives-1997-1-3-12-0.png

archives-1997-1-3-12-1.png

Agora nos tempos que correm tudo isto parece ser uma miragem, não há chuva, não há frio...enfim...

Obrigado Snifa !

Recordo-me que depois do grande nevão de 2-3 de janeiro, vieram uns dias de sol.
No dia 7 e o 8 de janeiro voltou a nevar intensamente e foi nessa altura que vários telhados abateram.
Cheguei a medir 50 centímetros de neve em campo aberto.
Recordo-me também da grande diferença do tipo de neve entre o nevão de 2-3 de janeiro e o de 7-8 de janeiro.

• Gosto
Reactions: Thomar e joselamego
Boa tarde.

Belo video Fernando! 5 estrelas!

Ainda hoje referi esse evento no tópico Aquecimento Global!
Que Inverno... inesquecivel... tive neve pela cintura à porta de casa, as estufas desabaram, a minha irma que ja estudava no Liceu em Chaves e outros miudos ficaram "presos" na cidade e muitos dormiram na GNR...

Outros tempos...

• Gosto
Reactions: joselamego
Ainda hoje referi esse evento no tópico Aquecimento Global!
Que Inverno... inesquecivel... tive neve pela cintura à porta de casa, as estufas desabaram, a minha irma que ja estudava no Liceu em Chaves e outros miudos ficaram "presos" na cidade e muitos dormiram na GNR...

Outros tempos...
O final de 1996 e início de 1997, recordo-me que foi muito frio e instável ! Foi um inverno cheio de boas surpresas!

Enviado do meu Wiko Pulp através de Tapatalk

Boa tarde.

Nevão incrível! :shocking:
Incrível também ver essas ruas que tão bem conheço cobertas com esse espesso manto de neve! :thumbsup:

Isto aconteceu 10 anos antes eu de ir para Bragança, por lá andei 7 Invernos, vi alguns nevões razoáveis, mas nada que se compare a este e nunca apanhei vários dias com queda de neve seguidos.

• Gosto
Reactions: Thomar e joselamego
Nevão incrível! :shocking:
Incrível também ver essas ruas que tão bem conheço cobertas com esse espesso manto de neve! :thumbsup:

Isto aconteceu 10 anos antes eu de ir para Bragança, por lá andei 7 Invernos, vi alguns nevões razoáveis, mas nada que se compare a este e nunca apanhei vários dias com queda de neve seguidos.

Foi um ano único na minha existência... também nesse ano vi pela única vez na vida a chamada frezing rain... choveu com temperaturas negativas um cenário digno de filme com gelo espesso em todas as superfícies... depois nevou por cima... imaginem...

A RTP a partilhar o seu acervo acerca do último inverno que tivemos em PT no que toca a queda de neve... 1997... daí em diante tudo muito fraco... nem venham como este não vi mais nenhum! :lol::lol::lol:

Bragança:
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/mau-tempo-em-braganca/#sthash.H9ob9GXO.dpbs

Marão:
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/mau-tempo-no-marao/#sthash.ZSK5IsQV.dpbs

Guarda:
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/mau-tempo-na-guarda/#sthash.WHv3bowM.dpbs

Viseu:
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/mau-tempo-em-viseu/#sthash.8Gz71dOc.dpbs

Sem dúvida o maior nevão que vi em Chaves!