Neve a cotas baixas em Portugal

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
Por Setúbal no dia 29 de Janeiro de 2006 caio neve mesmo a cota 0, porque antes de subir para a serra tive passar ao nível do mar e ai já nevava, e na minha casa a 100 metros também nevava, só depois me dirigi para a serra;)
 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Por Setúbal no dia 29 de Janeiro de 2006 caio neve mesmo a cota 0, porque antes de subir para a serra tive passar ao nível do mar e ai já nevava, e na minha casa a 100 metros também nevava, só depois me dirigi para a serra;)

A zona de Setúbal é de facto mais fria pois tenho aí um amigo e também disse que em alguns locais, de facto, nevou.:)
Embora tenha sido muito fraquinho.;)
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
A zona de Setúbal é de facto mais fria pois tenho aí um amigo e também disse que em alguns locais, de facto, nevou.:)
Embora tenha sido muito fraquinho.;)

Eu moro a 30m de altura acima do nível mar e aqui durante meia hora nevou com muita força flocos enormes!Não deu foi para acumular!!
 

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
Nevou cerca 30 minutos, começando com pouca intensidade depois passou a moderado e chegou a nevar forte, mas claro não pegou pois primeiro começou a chover só depois começou a nevar com a queda da temperatura, por isso não pegou, mas na cidade de Setúbal nevou bem, e na serra da Arrábida acumulou como da para ver nas fotos que pus á dias, nada de mais mas muito raro por estas bandas:)
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
O meu amigo mora em Alto das Vinhas e lá ele viu pouca neve. ;)
Em Setúbal segundo vocês me dizem nevou bem, mas sem acumular... lol
A mim faz-me um bocado confusão isto do «nevar bem», talvez porque já tinha visto nevar a sério ( não aqui, naturalmente) e neve a sério no chão ( ou seja a acumular porque havia temperaturas para isso).
Mau hábito meu, então. Se alguns estrangeiros amigos meus vissem a grande nevada que caiu em Setúbal iriam ficar algo desapontados...
«Neve que não se vê no chão, o que é isso?» :lmao:
Mas sem dúvida que para vocês deve ter sido, à sua maneira, um evento engraçado.:)
Pena é que não foi em todo o lado.;)
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
926
Local
Entre BRG e GMR
Nas serras da Falperra e da Penha (500 - 600M) neva todos os anos.

Nem sempre temos acumulação mas breves momentos de neve são vistos quase em todos os invernos.

Nas aldeias mais abaixo (Nogueira em Braga e Longos em Guimarães) a maior parte das vezes nem se nota.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
«Neve que não se vê no chão, o que é isso?»

É um dia com precipitação de neve ou chuva e neve (sleet).


Nas observações meteorológicas é feito o registo dos dias com precipitação de neve e dos dias de neve no solo. Em muitos locais o número de dias com precipitação de neve ou sleet é bem superior ao número de dias de neve no solo, como nestes dois exemplos que aqui apresento.





http://www.met.ie/



http://www.metoffice.gov.uk/
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Nesse longínquo ano de 1954, não nevou nos Açores e na Madeira ( independentemente da neve incidir no SW ou SE) em cotas baixas e provavelmente nem sequer médias ( se houver registos concretos em contra façam favor de postar).
A neve pode ter incidido no sul, como em 2006 em que não nevou no norte mas em algumas zonas do sul,sim, contudo existem dados concretos científicos palpáveis que nos digam que nevou em todo o lado do sul do continente? É que nem em 2006 ocorreu tal coisa, passados já mais de 50 anos...
Estas coisas têm que se lhe diga. Não é dizer que lá por ter caído num lado caiu no outro.
Ou caiu mesmo ou não.


Parece que está aqui uma enorme confusão. Quando digo que no episódio do inicio de Fevereiro de 1954 a neve incidiu fundamentalmente no SW da Península (sul de Portugal e Andaluzia), quero dizer apenas isso. Há registos de ter nevado em Lisboa, e noutras localidades do Alentejo e Algarve. Existem também registos, para esses dias, de neve em cidades da Andaluzia como Sevilha. Claro que não deve ter nevado em toda a extensão do SW da Península. Quando estamos perante uma situação de aguaceiros de neve no pós-frontal, como a de hoje, podemos ter precipitação intensa num determinado local e não haver nada em áreas relativamente próximas. Algo parecido ao que ocorre com as trovoadas na Primavera ou Verão.

Outra coisa que não estou a entender é referencia aos Açores e Madeira neste episódio.

A neve é apenas uma forma de precipitação. Muitos episódios de chuva também não abrangem todo o território de Portugal Continental.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Aqui vai o relato até agora actualizado.

Considerem neve até cotas iguais ou inferiores a 500-600 metros.
Estou a reunir os relatos daqui e da imprensa. Completem pf.
Sublinhado quando nevou a cerca de 300 metros de cota.
Acrescentei os relatos de neve em Braga também.

1944 - 24 e 28 Fev. Neve em Braga; houve nevão em Lisboa com acumulação ao nível do mar(data desconhecida)
1945 - 9 de Jan. Neve em Braga: houve nevões em Lisboa (datas desconhecidas)
1946 - 19 e 24 Jan. Neve em Braga
1947 - 30 de Jan. Neve em Braga
1950 - 15 de Abr. - 5 , 9 , 27 , 29 e 30 de Dez. Neve em Braga
1951 - 24 de Jan. - 5 e 10 de Fev. Neve em Braga
1954 - 26 de Jan. - 7 de Fev. Neve em Braga
02-02-1954: nevão em toda a região sul, pelo menos em Lisboa e no Algarve e com acumulação, cota mínima 0m cota mínima de acumulação ? Locais com acumulação como Lisboa, Tavira, Olhão, Faro, Fuzeta, Lagos
1955 - 26 Fev. Neve em Braga
1956 - 22 de Fev. Neve em Braga; houve relato de neve em Lisboa (não confirmado)
1958 - 12 de Abr. Neve em Braga
1960 - 11 de Jan. - 9 e 10 de Fev. Neve em Braga
1963 - 3 e 4 de Fev. Neve em Braga
1967 - 10 de Jan. Neve em Braga
1970 - 27 e 30 Dez. Neve em Braga
1971 - 3 e 31 Jan. Neve em Braga
1977 - 11 Jan. Neve em Braga
11 ou 15-02-1983:nevão em Coimbra e Braga, cota mínima de acumulação 100m cota mínima 50m? Parece que nevou igualmente no Alhandroal no Alentejo (300m) Neve com ligeira acumulação no Porto.
14 e 15-01-1987: nevou com bastante acumulação no Porto e Braga, cota mínima 0m e talvez mais a sul ??
04-02-1994: nevou com pequena acumulação em Braga, caíram uns flocos pequenos nos arredores do Porto (cota mínima de 100m) (Maia, este evento vi) Neve com acumulação em cota mínima de 200m, em Paços de Ferreira e Famalicão (acima dos 150m). Ou Fevreiro de 1993, não consegui determinar a data com certeza!
21-04-1995: Neve no Sameiro (500m) e Bom Jesus (400m) mas não em Braga (200m)
Final 1996:
03-01-1997: nevão em Vouzela
08-01-1997: nevão em Vila Real
fim 02/2003: uns aguaceiros de neve sem acumulação em Braga (este evento eu vi), num post falaram de uma neve com alguma acumulação em Guimarães no início de 2003,não sei se se referem a este dia. (pela minha memória tenho a certeza que foi no final de Fevereiro, penso que 20 ou 25). Pedras Rubras registou "ice pellets", cota mínima de 200m ou menos
Episódios entre 2003 e 2005?
29-01-2006: neve em Lisboa, neve ao nível do mar em Setúbal e neve com acumulação ao nível do mar na Figueira da Foz(cota mínima: 0m) Cota mínima de acumulação de 0m na Figueira da Foz e um pouco mais em Lisboa e Setúbal
28-01-2007: neve na Grande Lisboa, o pessoal do Sul e Centro que acrescente aqui (cota mínima de acumulação 150m) Neve no Sobral Monte Agraço (200m) e Loures, com acumulação em ambos os casos. Sleet em Lisboa, Carregado e Setubal (cota mínima 50m). Inclusivé sleet em Vila Real de Sto António. Neve em Coruche e Torres Vedras
Episódios de 2007-2008?
30-11-2008: chuva/neve com pequena acumulação em Braga (cota mínima: 200m), neve com alguma acumulação no Sameiro (500m), cota mínima de acumulação a iniciar nos 500m. Sleet em Arraiolos (300m) e na zona de Évora.
14-12-2008 Nevou com acumulação na Serra do Caramulo e a vários pontos acima dos 800m. Neve em Bragança (700m), sleet em castelo Branco, cota mínima 600m
27-12-2008: neve no centro de Viseu (cota: 400m) (eu vi), neve na Covilhã, regiões do distrito de Coimbra e Vila Real. Neve na Serra de Santa Justa (cota mínima: 350m), região de Gondomar! Neste dia eu reparei que a cota para acumulação andava nos 600m.
09-01-2009: neve na região do Porto/Gaia (cota mínima: 50m). Houve neve ao nível do mar no Porto, na Póvoa do Varzim e em Vila Real de Santo AntónioCota mínima para acumulação andava nos 100-150m
(15-01-2009: neve em Bragança e interior: cota mínima entre os 700-1000m, ou alguém sabe de um relato inferior?)
20-01-2009: neve em Oleiros (Castelo Branco), Sertã, Bragança, Covilhã, Viseu (400m), Portalegre (480m), tudo com acumulação, Elvas caíu sleet, e Serra da Amoreira. Sleet em várias regiões a cota mínima de 250m como na Serra de Valongo, Paços de Ferreira e Sertã. Granizo quase sleet na região do Porto. Cota mínima de acumulação acima dos 400-500m. Parece que nevou no Sameiro igualmente.

Pelos vistos em serras do litoral norte a 600m como o Sameiro e a Penha é vulgar nevar todos os anos. Portanto, o mais interessante será considerar aqui a cota mínima igual ou inferior a 300m, que assinalo a sublinhado.

Alguém consegue confirmar a cota mínima de acumulação na região de Lisboa em 2006 e 2007?
Alguém consegue confirmar dados da neve de Janeiro ou Fevereiro de 2003?
Alguém sabe a cota mínima do nevão de 1994? E alguém sabe se nevou ao nível do mar em 1954?
Deve ainda ter havido uns valentes nevões no norte algures na década de 60 e 70, o meu pai lembra-se pelo menos dum no Porto, anterior a 87. Alguém se lembra de mais datas de neve do Porto? E em Fevereiro 2003 caíu sleet no Porto?

E este inverno quantas vezes caíram mesmo flocos em Braga? Caí alguma coisa em 27-12-08 e em 20-01-09?

As estatísticas no entanto indicam uma espantosa queda de neve nas décadas de 40 e 50, nevava bem mais frequentemente a cotas baixas no norte, quase todos os anos, e chegou a cair aqueles espantosos nevões em Lisboa, Algarve e Coimbra, tudo ao nível do mar.
Já na década de 90 mal apenas caíu uns flocos uma vez (em 94) no Porto e Braga.
Na nossa década, os últimos quatro anos parecem ser um regresso à normalidade!
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Dias 11 e 15 de Fevereiro de 1983 - neve com acumulação de 5\10 cm a cotas de 300 mts - passou-se numa 6ª feira e na terça-feira seguinte (dia de carnaval ;)) novamente; na 5ª feira seguinte ainda havia neve.
Dia 9 de Abril em 1985 ou 1986 (penso eu;)); estava a estudar na biblioteca da escola secundária de Paços de Ferreira e a meio da tarde (pelas 15h) caiu a 300 mts um nevão com escassa acumulação que derreteu ao fim de 10 minutos, e a partir dos 400 mts uma acumulação bastante notória com cerca de 5 cm.
Dias 2 (noite) e 3 de janeiro de 1997 com acumulação a partir de 250 mts (o ponto mais baixo do concelho) e cerca de 10 cm de altura a partir da cota 300 mts.
Mais é só lembrar...
Ah, em 1963 a queda de neve terá estado pelos 20 cm de mínimo, a cotas de 300 mts, segundo o relato do meu pai, que nesse dia foi para Braga e, diz ele, fez a semana seguinte de recruta com neve que não derreteu...e com frio constante nessa semana! O contrário dos últimos episódios em que nos dias seguintes a temperatura sobe, sobe:thumbsup:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Parece que está aqui uma enorme confusão. Quando digo que no episódio do inicio de Fevereiro de 1954 a neve incidiu fundamentalmente no SW da Península (sul de Portugal e Andaluzia), quero dizer apenas isso. Há registos de ter nevado em Lisboa, e noutras localidades do Alentejo e Algarve. Existem também registos, para esses dias, de neve em cidades da Andaluzia como Sevilha. Claro que não deve ter nevado em toda a extensão do SW da Península. Quando estamos perante uma situação de aguaceiros de neve no pós-frontal, como a de hoje, podemos ter precipitação intensa num determinado local e não haver nada em áreas relativamente próximas. Algo parecido ao que ocorre com as trovoadas na Primavera ou Verão.

Outra coisa que não estou a entender é referencia aos Açores e Madeira neste episódio.

A neve é apenas uma forma de precipitação. Muitos episódios de chuva também não abrangem todo o território de Portugal Continental.

Tenho a mesma opinião que tu então.
A referência da Madeira e Açores surgiu, por ter havido uma alusão ao facto de ter nevado em todo o país.
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Em 2006 caiu neve ao nível do mar,tanto em Setubal como em Lisboa..Por aqui em P.Arcos que se encontra á cota 0 nevou 30 minutos,o mesmo ocorrendo em Oeiras e Algés,pelo menos! :thumbsup:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Em 2006 caiu neve ao nível do mar,tanto em Setubal como em Lisboa..Por aqui em P.Arcos que se encontra á cota 0 nevou 30 minutos,o mesmo ocorrendo em Oeiras e Algés,pelo menos! :thumbsup:

Pode ter sido um fenómeno local então, porque conheço gente da Linha assim como da Baixa que não viu nada.
E por aqui (Belém), também.:D
 
Última edição:

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Deve ser uma zona especial ( específica) então, porque conheço gente da Linha assim como da Baixa que não viu nada.
E aqui idem ibidem.:D

Não é bem zona especifica..é mesmo no centro de P.Arcos,cota completamente 0.

Sim,em Cascais não nevou..E sei também que na Parede caiu agua-neve mas muito fraquinha..Uns floquitos apenas..Agora aqui caiu agua-neve 30 minutos e uns minutos de neve :) E se aqui nevou( litoral,cota 0) onde não nevou é que devem ser sítios mesmo muito especiais para não ter acontecido nada :lmao::lmao:
 
  • Gosto
Reactions: belem

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Aqui no Estoril só vi neve com granizo nos anos 80´s, porque de resto nada aconteceu aqui a não ser chuva.