Neve a cotas baixas em Portugal



c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,610
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Nunca digam não.
Talvez, será mais correcto.
Isto é cíclico e Mais dia menos dia lá acontecerá.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Algumas fotografias perdidas no facebook com fotografias de Estremoz

Etz_neve1.jpg


Etz_neve2.jpg



EDIT: Estou na dúvida mas acho que a fotografia de cima foi em 1988 e não em 1987 (em 1988 nevou abundantemente no Alentejo; só se nevou nos dois anos ...)
 
Última edição:

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,016
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Faz hoje exatamente 3 anos desde que nevou pela última vez na região Litoral Centro. Nevou em cotas acima dos 400 metros, nas serras de Montejunto, Sintra e Aire.
O mais interessante foi o caso de Sintra, onde nevou numa serra que fica bem perto do mar, mostrando quão frio estava naquele dia 27 de fevereiro de 2016.

Também nevou em outras serras onde é raro nevar: Monchique, São Mamede, Sicó, Candeeiros, entre outras.

Aqui está uma notícia sobre a neve de dia 27/2/2016:
https://www.google.com/amp/s/www.dn...hique-levou-os-algarvios-a-serra-5051144.html
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,610
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Faz hoje exatamente 3 anos desde que nevou pela última vez na região Litoral Centro. Nevou em cotas acima dos 400 metros, nas serras de Montejunto, Sintra e Aire.
O mais interessante foi o caso de Sintra, onde nevou numa serra que fica bem perto do mar, mostrando quão frio estava naquele dia 27 de fevereiro de 2016.

Também nevou em outras serras onde é raro nevar: Monchique, São Mamede, Sicó, Candeeiros, entre outras.

Aqui está uma notícia sobre a neve de dia 27/2/2016:
https://www.google.com/amp/s/www.dn...hique-levou-os-algarvios-a-serra-5051144.html
Lembro-me como se fosse ontem, alguma acumulação na serra aqui perto aos 500m
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Faz hoje exatamente 3 anos desde que nevou pela última vez na região Litoral Centro. Nevou em cotas acima dos 400 metros, nas serras de Montejunto, Sintra e Aire.
O mais interessante foi o caso de Sintra, onde nevou numa serra que fica bem perto do mar, mostrando quão frio estava naquele dia 27 de fevereiro de 2016.

Também nevou em outras serras onde é raro nevar: Monchique, São Mamede, Sicó, Candeeiros, entre outras.

Aqui está uma notícia sobre a neve de dia 27/2/2016:
https://www.google.com/amp/s/www.dn...hique-levou-os-algarvios-a-serra-5051144.html
Fui a Montejunto nesse dia, a última vez que vi nevar decentemente. Na verdade na zona da Serra de Aire penso que terá nevado até abaixo dos 400m.

Uma questão, e porque me lembro bem desse dia...
Não me recordo de qualquer relato ou registo de neve na Serra de Sintra. Onde estás a basear para afirmar que também por lá nevou?
Atenção, não estou a garantir que não, pois dada a sua altitude e as cotas desse dia, teoricamente haveria condições para tal no seu topo. Aliás, apanhei água-neve a 200-300m de manhã à saída de Lisboa. Mas não me recordo mesmo de nenhum relato de alguém que tenha estado em Sintra.

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,016
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Uma questão, e porque me lembro bem desse dia...
Não me recordo de qualquer relato ou registo de neve na Serra de Sintra. Onde estás a basear para afirmar que também por lá nevou?
Atenção, não estou a garantir que não, pois dada a sua altitude e as cotas desse dia, teoricamente haveria condições para tal no seu topo. Aliás, apanhei água-neve a 200-300m de manhã à saída de Lisboa. Mas não me recordo mesmo de nenhum relato de alguém que tenha estado em Sintra.

Pois, @rozzo, sinceramente foi o que eu ouvi na altura, nas notícias. Também me lembro muito bem do dia, estive no topo da serra de Montejunto por volta das 15:00, mas não apanhei nada de especial.
Até agora, a última vez que vi neve mesmo a sério foi em 13 de fevereiro de 2013, nos Picos de Europa. :)
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Faz hoje exatamente 3 anos desde que nevou pela última vez na região Litoral Centro. Nevou em cotas acima dos 400 metros, nas serras de Montejunto, Sintra e Aire.
O mais interessante foi o caso de Sintra, onde nevou numa serra que fica bem perto do mar, mostrando quão frio estava naquele dia 27 de fevereiro de 2016.

Também nevou em outras serras onde é raro nevar: Monchique, São Mamede, Sicó, Candeeiros, entre outras.

Aqui está uma notícia sobre a neve de dia 27/2/2016:
https://www.google.com/amp/s/www.dn...hique-levou-os-algarvios-a-serra-5051144.html
Não meu caro, não nevou na serra de São Mamede nesse dia, falo de neve com acumulação e não uns flocos que ocorrem todos os anos.
No ano seguinte (2017), aí sim é que nevou com acumulação.
 
Última edição: