Que grande registo Spiritmind![]()
Neve em plena Covilhã! Parecem os tempos de outrora...
Nevou por toda a cidade ou só na parte mais alta? Por exemplo, na zona do McDonalds também chegou a nevar e ficar branco, ou só terá nevado ou caído água-neve?
Ontem foi o teu dia, que momentos, imagino! A alegria de tê-la junto à porta de casa, na nossa própria casa!![]()
![]()
Este ano pelo que me apercebo está a ser muito bom, espero que seja um excelente prenúncio do que se possa avizinhar! Assim o esperemos.
Eu ainda não tive o privilégio de a ver cair de forma abundante e não posso esperar muito mais!
Adorei em especial os vídeos e a fotografia dos bancos do parque infantil, não sei explicar o porquê, mas não me canso de olhar para ela!
Uma dúvida, como medem os pluviómetros com a queda de neve?, Peço desculpa pela ignorância, mas de facto nunca tinha pensado nisso
Um abraço e parabéns!![]()
Desta vez nevou em toda a cidade tendo somente acumulado do Pelourinho para cima digamos uns 500m, quando ao pluviometro ele mede a precipitação quando a neve derrete ou seja ontem durante o dia todo tive 0mm de precipitação pois o pluviometro estava cheio de neve, assim que começou a derreter começou a marcar![]()
Olá e parabéns ao Spiritmind pelas fotos e, sobretudo, por manter on line uma estação meteorológica; o que para mim, covilhanense a viver no Algarve, tem particular interesse para poder matar saudades do que está a acontecer na nossa terra. É quase um serviço público!...
P.S. - Em breve prometo criar um tópico com fotos do grande nevão do Carnaval de 1991.
Caro Paulo H,
O nevão a que me refiro foi no dia 12/02/1991. Foi fácil de fixar pois foi terça-feira de Carnaval. Desse dia e do dia seguinte tenho algumas fotos, como a que se segue (tirada na manhã de dia 13):
![]()
Tenho mais algumas, mas tenho que as digitalizar quando regressar ao Algarve, onde moro.
Este retratado na foto anterior, o do Carnaval de 91, foi sem dúvida um dos maiores nevões que recordo. Na minha rua, a cerca de 560 m de altitude, a acumulação de neve foi de pelo menos uns 20 cm. Na quinta situada nas traseiras da minha casa, virada a Norte, e beneficiando de um período seco a seguir a este episódio, a neve manteve-se por mais de duas semanas.
Como este nevão só recordo outro similar e que coincidiu também com um Carnaval. Terá sido entre 1980 e 82. Lembro-me de ter começado a nevar no Domimgo de Carnaval à tarde, tinha ido ver um jogo entre o SCC e a Académica e, na terça seguinte, quase não se conseguia sair de casa tal era a acumulação de neve nas ruas. Mas deste não tenho qualquer foto.
O ano de 1991 foi pródigo em nevões. Tenho memória de um bastante grande em Janeiro de 1992, mas deste soube pelos jornais pois estava a estudar em Aveiro (este penso que também alcançou Castelo Branco). E em 1994 ou 95 caiu outro grande nevão, tenho fotografias passados dois dias ainda com bastante neve na Covilhã. E a partir daí, e até aos dias de hoje, foi rareando...
Tive bastante sorte de poder voltar a ver um nevão, ainda que dos pequenos, e que o mesmo tenha coincidido com a minha estadia na Covilhã.
Caro Paulo H,
O nevão a que me refiro foi no dia 12/02/1991. Foi fácil de fixar pois foi terça-feira de Carnaval. Desse dia e do dia seguinte tenho algumas fotos, como a que se segue (tirada na manhã de dia 13):
![]()
Tenho mais algumas, mas tenho que as digitalizar quando regressar ao Algarve, onde moro.
Este retratado na foto anterior, o do Carnaval de 91, foi sem dúvida um dos maiores nevões que recordo. Na minha rua, a cerca de 560 m de altitude, a acumulação de neve foi de pelo menos uns 20 cm. Na quinta situada nas traseiras da minha casa, virada a Norte, e beneficiando de um período seco a seguir a este episódio, a neve manteve-se por mais de duas semanas.
Como este nevão só recordo outro similar e que coincidiu também com um Carnaval. Terá sido entre 1980 e 82. Lembro-me de ter começado a nevar no Domimgo de Carnaval à tarde, tinha ido ver um jogo entre o SCC e a Académica e, na terça seguinte, quase não se conseguia sair de casa tal era a acumulação de neve nas ruas. Mas deste não tenho qualquer foto.
O ano de 1991 foi pródigo em nevões. Tenho memória de um bastante grande em Janeiro de 1992, mas deste soube pelos jornais pois estava a estudar em Aveiro (este penso que também alcançou Castelo Branco). E em 1994 ou 95 caiu outro grande nevão, tenho fotografias passados dois dias ainda com bastante neve na Covilhã. E a partir daí, e até aos dias de hoje, foi rareando...
Tive bastante sorte de poder voltar a ver um nevão, ainda que dos pequenos, e que o mesmo tenha coincidido com a minha estadia na Covilhã.
Cá vai fotos e videos da Covilhã do dia de ontem
Acordei assim com a webcam
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()