Neve e Frio no Norte português (pedido de auxílio em dados)

Zarb

Cumulus
Registo
20 Jun 2017
Mensagens
112
Local
Cepões de Viseu
Caros foreiros,

Estou com um projecto em mãos e em que preciso de alguma ajuda empírica. Vou tentar explicar o que preciso sem ter de estender muito este post.

Todos sabemos que o clima invernal já não é o que era há algumas décadas atrás, principalmente no que diz respeito à neve (agora à ausência deste elemento branco). Por outro lado, a altitude e localização de cada local acaba por influenciar muito estes tipos de acontecimento (neve e frio).

Ora, o que preciso de saber são locais, na Beira Interior, no Minho e em Trás-os-Montes em que tenha acontecido, com frequência (pelo menos 7 anos, desde 2008 a 2017), qualquer destes três cenários:
- queda de neve, com acumulação e permanência por três ou mais dias (Cenário de neve persistente);
- queda de neve, com acumulação, por quatro ou mais vezes durante um ano, ainda que não perdure mais de 24h (Cenário de neve frequente);
- temperaturas inferiores a 0.º C durante o período solar (ainda que durante o período da tarde possam registar-se temperaturas positivas), durante quatro ou mais dias seguidos (Cenário de frio);

O propósito não é científico, pelo que não haverá problema quanto à origem dos dados, nomeadamente, se for a vossa experiência.

No caso da hipótese de frio dever-se a uma situação geográfica apta à inversão, agradeço que o mencionem.

Ficam excluídas as localidades cuja altitude seja superior a 1.000 metros.

Caso possam passar alguns dados, para efeitos de organização, o ideal seria algo do género:

Cenário de neve persistente: (nome da vila/aldeia mais próxima); (anos de registo)
Cenário de neve frequente: (nome da vila/aldeia mais próxima); (anos de registo)
Cenário de frio: (nome da vila/aldeia mais próxima); (anos de registo)


Quem só puder ajudar num dos cenários, já é muito bom. Toda a ajuda é bem-vinda.

Já procurei retirar estes dados da vossa experiência partilhada nos vários anos dos tópicos seguimento meteorológico mas tem sido quase impossível daí retirar alguma ideia mais segura (tirando alguns pontos de serra de Montemuro, Bragança e Estrela).
Também já tentei obter dados junto do IPMA mas é muito complicado porque as estações são poucas e há "muita terra" em que não se retira qualquer registo.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,616
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
O planalto de Vila Nova de Paiva, Aguiar da Beira, Sernancelhe, Moimenta da Beira, Trancoso, Penedono, que se encontra entre os 700 e os 900 metros de altitude, preenche os requisitos para os cenário de frio(todos os anos) e neve frequente(na grande maioria dos anos) que referes, o cenário de neve persistente só talvez nas zonas acima dos 1000m, ou quanto muito em Penedono(a mais fria das capitais de concelho), mas não em todos os anos.

22552645_10155907420838982_2577067011015905114_n.jpg


Não tenho registos cientificos concretos, apenas conhecimento empírico.
 
Última edição:

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,586
Local
Gondomar (105 metros alt)
Boa noite Zarb, vou tentar ajudar-te com todo o gosto
Desde que vivi em Lamego (2003 até 2014), existiram alguns episódios de neve... alguns até saudosos...
Lamego ( cidade que tem como média de altitude 517 metros) mas o concelho tem locais que abrange a cota de 700/900 metros.
Os que me lembro e bem são:

- 29 janeiro 2006 ( nevou pouco , mas sem acumular) foi aquele dia e ano que nevou na região de Lisboa, Fátima , etc.
- Neve no inverno de 2007 (nevou pouco, sem acumular);
- Neve em 2009 ( 9 e 10 de janeiro) estes dois dias acumulou e foi épico, toda a cidade ficou com acumulo de alguns centimetros, mas sem saber quantos... os carros ficaram retidos na cidade e estradas. mesmo eu demorei 4 h para fazer 10 km de Tarouca até Lamego) tenho fotos desse dias no meu tlm.
- Neve em 2009 ( 29/30 novembro) nevou e acumulou 1 cm , na cidade e outras regiões de trás-os-montes, e Beira Interior.
- Neve em 2010 ( 10 janeiro) outro dia épico , muita neve e acumulou alguns centimetros , toda a zona do douro sul, trás-os-montes, o planalto de Vila Nova de Paiva, Aguiar da Beira, Sernancelhe, Moimenta da Beira, Trancoso, Penedono, Viseu, vila real, ficaram cobertas de neve.
- Por fim (Lamego) , fevereiro de 2014 , nevou , mas sem acumular...

Nos dois anos 2009 e 2010 Lamego teve sempre , quase todo o dia, temperaturas de -1 ou 0 ºC ( nesses dias de janeiro que nevou)

Espero ter ajudado


Abraço
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Boa noite Zarb, vou tentar ajudar-te com todo o gosto
Desde que vivi em Lamego (2003 até 2014), existiram alguns episódios de neve... alguns até saudosos...
Lamego ( cidade que tem como média de altitude 517 metros) mas o concelho tem locais que abrange a cota de 700/900 metros.
Os que me lembro e bem são:

- 29 janeiro 2006 ( nevou pouco , mas sem acumular) foi aquele dia e ano que nevou na região de Lisboa, Fátima , etc.
- Neve no inverno de 2007 (nevou pouco, sem acumular);
- Neve em 2009 ( 9 e 10 de janeiro) estes dois dias acumulou e foi épico, toda a cidade ficou com acumulo de alguns centimetros, mas sem saber quantos... os carros ficaram retidos na cidade e estradas. mesmo eu demorei 4 h para fazer 10 km de Tarouca até Lamego) tenho fotos desse dias no meu tlm.
- Neve em 2009 ( 29/30 novembro) nevou e acumulou 1 cm , na cidade e outras regiões de trás-os-montes, e Beira Interior.
- Neve em 2010 ( 10 janeiro) outro dia épico , muita neve e acumulou alguns centimetros , toda a zona do douro sul, trás-os-montes, o planalto de Vila Nova de Paiva, Aguiar da Beira, Sernancelhe, Moimenta da Beira, Trancoso, Penedono, Viseu, vila real, ficaram cobertas de neve.
- Por fim (Lamego) , fevereiro de 2014 , nevou , mas sem acumular...

Nos dois anos 2009 e 2010 Lamego teve sempre , quase todo o dia, temperaturas de -1 ou 0 ºC ( nesses dias de janeiro que nevou)

Espero ter ajudado


Abraço

Falta aí o 15 de Fevereiro de 2010, em que nevou também em muitos locais, e em locais menos usuais como por exemplo, um pouco por todo o concelho de Tondela, a acumulação chegou perto dos 5cm, em Viseu também deve ter nevado e acumulado por certo, mas julgo que este dia teve precipitação muito localizada, aliás sempre que neva em Portugal em cotas muito baixas, o fenómeno é na prática sempre o mesmo, frio instalado com uma entrada siberiana e com uma depressão retrógrada que gera aguaceiros muito localizados.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,586
Local
Gondomar (105 metros alt)
Falta aí o 15 de Fevereiro de 2010, em que nevou também em muitos locais, e em locais menos usuais como por exemplo, um pouco por todo o concelho de Tondela, a acumulação chegou perto dos 5cm, em Viseu também deve ter nevado e acumulado por certo, mas julgo que este dia teve precipitação muito localizada, aliás sempre que neva em Portugal em cotas muito baixas, o fenómeno é na prática sempre o mesmo, frio instalado com uma entrada siberiana e com uma depressão retrógrada que gera aguaceiros muito localizados.
Verdade Mr.Neves, esquecia - me de 15 fev 2010, nesse dia em Lamego nevou pouco, mas sei que em Tondela, Vouzela, Viseu, e uma parte da A25 nevou com acumulação ..
E falta este ano ( março ) também nevou Lamego mas só acumulou nos telhados, jardins ...


Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
- temperaturas inferiores a 0.º C durante o período solar (ainda que durante o período da tarde possam registar-se temperaturas positivas), durante quatro ou mais dias seguidos (Cenário de frio);

Para esclarecer, este cenário corresponde a situações em que a temperatura se mantêm inferior a zero durante toda a manhã, pelo menos até ao meio dia. A ser assim, este é, dos três cenários, o mais habitual, pelo menos por aqui. Costuma estar associado a episódios de geada moderada ou sincelo e é mais habitual nos meses de dezembro e janeiro.
 
  • Gosto
Reactions: Z13 e joselamego