Neve em Braga

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
Bom Dia a todos os membros! ;)

Amanhã passam 20 anos desde aquele dia memorável para muitos de nós, em que nevou com intensidade em cotas baixas e ao nível do mar - Braga por exemplo teve neve praticamente todo o dia, e no Porto foi a última vez que nevou em condições, com as temperaturas a ultrapassarem timidamente os zero graus de máxima em muitas cidades (o Porto teve 5º de máxima). :cold: Passados 20 anos, temos temperaturas máximas a rondarem os 15º - 18º, mínimas que dificilmente são negativas, tempo soleado, neve nem nas serras mais altas, enfim uma Primavera antecipada. :shocking:

O desafio que vos lanço é duplo:

- Por um lado recordarmos aquele dia, onde estavam, quem se lembra, que imagens retém, etc. :rolleyes:
- Por outro lado, tentar perceber o que mudou em duas décadas para vivermos situações tão opostas uma da outra. :huh:

No que a mim diz respeito, aqui vai o meu relato e a minha opinião:

- Recordo-me perfeitamente daquele dia. Naquela altura vivia no Porto. Foi a minha mão que me veio acordar, dizendo que estava a nevar lá fora. Abriu as cortinas, e a neve caía em flocos consideráveis. :surprise: Eram cerca das 10h30 da manhã. Naquela altura o bichinho da meteo ainda não era o que é hoje, imagino se fosse agora ... :) Levantei-me e apreciei o espectáculo. A neve caía sob a forma de aguaceiros, mas recordo-me que era volumosa e consistente. Os telhados depressa ficaram cobertos. Para recordar mais tarde, tenho um apontamento escrito nessa altura a relatar o que aconteceu. Não tenho mais nenhum registo, seja de imprensa ou de imagem, embora seja fácil consultar em qualquer arquivo de jornal. Messe meu apontamento está lá escrito " nevou com intensidade das 10h30 às 11h30". Mas a minha memória desse dia está muito viva. De facto, nevou nesse período, depois parou, e depois por volta das 11h00, 11h30, voltou a cair um aguaceiro de neve. Foi uma manhã gloriosa. Imagino o que se terá passado em Braga, onde pelos vistos nevou todo o dia. No resto do dia no Porto, a temperatura não ultrapassou os 5ºC e lembro-me que durante a tarde ainda caiu água-neve, mas já sem coalhar. Enfim, até hoje ... :sad:

- Em relação ao que mudou em 20 anos, enfim, tanta coisa, expressões até então desconhecidos no nosso vocabulário surgiram, tais como "El Niño", Aquecimento Global, Alterações Climáticas, Buraco do Ozono, Corrente do Golfo, Derretimento dos Pólos, etc. Na minha opinião, o que mudou, e temos de reconhecer que mudou muita coisa, vejam as mínimas deste Janeiro, é que tivemos de facto 20 anos de um forte aquecimento do clima, :hehe: provocado pelo Homem, ou um factor natural, enfim, não sabemos, que tem provocado uma série de alterações climáticas, estando nós por isso a viver décadas opostas àquelas dos anos 40, 50 e 60. Agora, em que vai isto tudo terminar, aí se calhar já entro em divergência com os adeptos do Aquecimento Global, e provavelmente estaremos as portas de um novo período frio, e então já não estremos aqui a comemorar aniversários, estaremos antes a presenciar novos nevões ... Só o futuro o dirá ... ;)
 


LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Re: 14 JAN 1987: Vinte anos depois ...

Bom Dia a todos os membros! ;)

Amanhã passam 20 anos desde aquele dia memorável para muitos de nós, em que nevou com intensidade em cotas baixas e ao nível do mar - Braga por exemplo teve neve praticamente todo o dia, e no Porto foi a última vez que nevou em condições, com as temperaturas a ultrapassarem timidamente os zero graus de máxima em muitas cidades (o Porto teve 5º de máxima). :cold: Passados 20 anos, temos temperaturas máximas a rondarem os 15º - 18º, mínimas que dificilmente são negativas, tempo soleado, neve nem nas serras mais altas, enfim uma Primavera antecipada. :shocking:

O desafio que vos lanço é duplo:

- Por um lado recordarmos aquele dia, onde estavam, quem se lembra, que imagens retém, etc. :rolleyes:
- Por outro lado, tentar perceber o que mudou em duas décadas para vivermos situações tão opostas uma da outra. :huh:

No que a mim diz respeito, aqui vai o meu relato e a minha opinião:

- Recordo-me perfeitamente daquele dia. Naquela altura vivia no Porto. Foi a minha mão que me veio acordar, dizendo que estava a nevar lá fora. Abriu as cortinas, e a neve caía em flocos consideráveis. :surprise: Eram cerca das 10h30 da manhã. Naquela altura o bichinho da meteo ainda não era o que é hoje, imagino se fosse agora ... :) Levantei-me e apreciei o espectáculo. A neve caía sob a forma de aguaceiros, mas recordo-me que era volumosa e consistente. Os telhados depressa ficaram cobertos. Para recordar mais tarde, tenho um apontamento escrito nessa altura a relatar o que aconteceu. Não tenho mais nenhum registo, seja de imprensa ou de imagem, embora seja fácil consultar em qualquer arquivo de jornal. Messe meu apontamento está lá escrito " nevou com intensidade das 10h30 às 11h30". Mas a minha memória desse dia está muito viva. De facto, nevou nesse período, depois parou, e depois por volta das 11h00, 11h30, voltou a cair um aguaceiro de neve. Foi uma manhã gloriosa. Imagino o que se terá passado em Braga, onde pelos vistos nevou todo o dia. No resto do dia no Porto, a temperatura não ultrapassou os 5ºC e lembro-me que durante a tarde ainda caiu água-neve, mas já sem coalhar. Enfim, até hoje ... :sad:

- Em relação ao que mudou em 20 anos, enfim, tanta coisa, expressões até então desconhecidos no nosso vocabulário surgiram, tais como "El Niño", Aquecimento Global, Alterações Climáticas, Buraco do Ozono, Corrente do Golfo, Derretimento dos Pólos, etc. Na minha opinião, o que mudou, e temos de reconhecer que mudou muita coisa, vejam as mínimas deste Janeiro, é que tivemos de facto 20 anos de um forte aquecimento do clima, :hehe: provocado pelo Homem, ou um factor natural, enfim, não sabemos, que tem provocado uma série de alterações climáticas, estando nós por isso a viver décadas opostas àquelas dos anos 40, 50 e 60. Agora, em que vai isto tudo terminar, aí se calhar já entro em divergência com os adeptos do Aquecimento Global, e provavelmente estaremos as portas de um novo período frio, e então já não estremos aqui a comemorar aniversários, estaremos antes a presenciar novos nevões ... Só o futuro o dirá ... ;)

Não posso deixar de comentar estes pensamentos que atormentam este forum.

Mas alguem me explique com dados a suposta primavera, ou mesmo verão como muitos falam. Recordo que na 2º semana de Dezembro já havia membros a afirmar que o mês de Dezembro iria ser infernal

A média mensal aqui vai em mais de 3ºC de anomalia positiva, e no resto do país não deve ser diferente. A ver se o resto do mês compõe um pouco a média.

Mesmo o dia de hoje só tem uma anomalia negativa de 0,8ºC que não compensam de maneira alguma, por exemplo, os 7ºC de anomalia positiva que tive dia 4.
Cito o FIL no dia 9/12/06, sabem qual foi a média de Dezembro?:rolleyes:

Valores são necessários para podermos pregar a religião do aquecimento sem valores, não passa de retórica.

Peço que os membros do forum para serem objectivos e não deixaram o subconsciente sobrepor-se à razão cientifica.:thumbsup:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: 14 JAN 1987: Vinte anos depois ...

É verdade velhos tempos.

É uma lástima ninguém ter registos do acontecimento :cold:
O único que me consta que fez uma bela foto-reportagem foi o Grannevada mas, azares dos azares, de 2 ou 3 rolos só conseguiu revelar 3 fotografias :angry:
Era porreiro que o pessoal se desse ao trabalho de procurar nos albums fotos eu não tenho uma única foto desse evento :sad:
 

Santos

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,110
Local
-------
Re: 14 JAN 1987: Vinte anos depois ...

Recordo-me efectivamente desta data, agora também estou certo de serem acontecimentos isolados visto não ser normal nevar no Porto, tal qual como nevou generalisadamente em muitos locias do Continente português a 29JAN06 e em Lisboa, também não é comum, acontece...
Quero dizer que o n/clima é o que temos e situações como a que estamos a viver neste momento têm ocorrido desde sempre.
Também me recordo de ter apanhado nevões em Abril, de querer subir a serra e as estradas estarem cortadas, e anteriormente pouca ou nenhuma neve ter caído.

Se repararmos não deverão existir assim tantas alterações ao clima por cá como nos fazem crer, evidentemente que noutros tempos poderia nevar mais no interior norte do que agora, no entanto também temos outras formas de obter dados e estamos mais atentos ao que se passa segundo a segundo, note-se o n/fórum ;)
 

Mago

Nimbostratus
Registo
25 Out 2006
Mensagens
1,668
Local
Beira Interior
Re: 14 JAN 1987: Vinte anos depois ...

Eu era muito pequenino já nao me lembra , lembro-me que nevava nessas alturas mas não consigo associar o nevão a essa data.... Velhos Tempos....
 

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
Re: 14 JAN 1987: Vinte anos depois ...

QUE SAUDADES !!!

Nesse dia gastei 3 rolos de fotos , mas , não sei porquê , só sairam 3 . Guardo-as como uma relíquia .
NUNCA vi nevar de uma maneira tão forte como naquele dia . Foi EXCEPCIONAL - uma tarde inteirinha sempre a nevar e com flocos de 4- 5 cm .
Acreditem que foi um verdadeiro espectáculo .
Montes de estradas cortadas , autocarros sem poder circular , enfim , uma MARAVILHA :D
Se puder ( estou sem scaner ) , ainda vou meter aqui uma ou duas fotos , mas NÃO prometo ... :(

Curiosidade : a previsão do INM no dia 13 para o dia 14 era a seguinte :
"Aguaceiros , no Norte , que serão de neve ONDE e QUANDO ocorrerem !!! Acertaram . eh , eh , eh , !!!

PS - estou a olhar para os meus registos desse dia e a ter grandes saudades .
Escrevi que nem um louco :D
Quando tiver tempo ponho aqui algumas passagens ...

Cumprimentos ...
 

tozequio

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,262
Local
Carvalhos - Vila Nova de Gaia (180m)
Re: 14 JAN 1987: Vinte anos depois ...

QUE SAUDADES !!!

Nesse dia gastei 3 rolos de fotos , mas , não sei porquê , só sairam 3 . Guardo-as como uma relíquia .
NUNCA vi nevar de uma maneira tão forte como naquele dia . Foi EXCEPCIONAL - uma tarde inteirinha sempre a nevar e com flocos de 4- 5 cm .
Acreditem que foi um verdadeiro espectáculo .
Montes de estradas cortadas , autocarros sem poder circular , enfim , uma MARAVILHA :D
Se puder ( estou sem scaner ) , ainda vou meter aqui uma ou duas fotos , mas NÃO prometo ... :(

Curiosidade : a previsão do INM no dia 13 para o dia 14 era a seguinte :
"Aguaceiros , no Norte , que serão de neve ONDE e QUANDO ocorrerem !!! Acertaram . eh , eh , eh , !!!

PS - estou a olhar para os meus registos desse dia e a ter grandes saudades .
Escrevi que nem um louco :D
Quando tiver tempo ponho aqui algumas passagens ...

Cumprimentos ...

Espectáculo :thumbsup: :thumbsup:

Nunca pensei que o IM alguma vez se tivesse atrevido com previsões de neve à cota zero, outros tempos diria eu :unsure:

Já agora, uma questão em relação a esse nevão, o pessoal já estava preparado e informado para o que ia acontecer, ou só quem se interessava em meteorologia é que sabia da possibilidade de um nevão nesse dia?
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Re: 14 JAN 1987: Vinte anos depois ...

Essa entrada foi bem mais potente que a de 29 de janeiro de 2006, nessa não havia hipóteses se não a de dar a previsão de neve a cota 0.

Eu também não me lembro absolutamente de nada desse dia. A máxima desse dia foi inferior a 0ºC aqui em Bragança, com bastante neve também, suponho eu. Gostava de ver fotos do Porto nesse dia, nunca a vi com neve e deve ficar espectacular! :w00t:
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
Re: 14 JAN 1987: Vinte anos depois ...

QUE SAUDADES !!!

Nesse dia gastei 3 rolos de fotos , mas , não sei porquê , só sairam 3 . Guardo-as como uma relíquia .
NUNCA vi nevar de uma maneira tão forte como naquele dia . Foi EXCEPCIONAL - uma tarde inteirinha sempre a nevar e com flocos de 4- 5 cm .
Acreditem que foi um verdadeiro espectáculo .
Montes de estradas cortadas , autocarros sem poder circular , enfim , uma MARAVILHA :D
Se puder ( estou sem scaner ) , ainda vou meter aqui uma ou duas fotos , mas NÃO prometo ... :(

Curiosidade : a previsão do INM no dia 13 para o dia 14 era a seguinte :
"Aguaceiros , no Norte , que serão de neve ONDE e QUANDO ocorrerem !!! Acertaram . eh , eh , eh , !!!

PS - estou a olhar para os meus registos desse dia e a ter grandes saudades .
Escrevi que nem um louco :D
Quando tiver tempo ponho aqui algumas passagens ...

Cumprimentos ...

GranNevada, agora não te vou dar descanso até colocares aqui esses registos escritos. :D

E se colocasses uma ou outra foto, seria sensacional, nomeava-te logo para Membro do Ano, Ok? :thumbsup:

Estou espantado com esses 4-5 cm de flocos de neve, mas de facto no Porto (recordo-me tão bem), os flocos também eram significativos ...
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: 14 JAN 1987: Vinte anos depois ...

Sim tempos fabulosos dos anos 80:D :sad:
estava nesse dia a ir ao dentista com uma dor terrível quando começou a nevar na Av. da Republica em Gaia e a dor tinha-me passado e todo o trânsito parado!:D
espero que fiquemos outra vez faz 30 anos que nevou que seveja no Porto:unsure:
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Re: 14 JAN 1987: Vinte anos depois ...

Também me recordo muito bem desse dia, apesar de o frio em força se ter feito sentir apenas no Norte, recordo-me de ver no noticiário da RTP1 imagens filmadas de helicóptero, do Porto todo branquinho e de a minha mãe comentar a estranheza do fenómeno. Pouco mais de um mês passado e a 21 de Fevereiro desse mesmo ano, era Sábado e a neve veio até ao Alentejo :w00t:. Dizia assim semanário local "Linhas de Elvas" na sua edição de 27 de Fevereiro de 1987:

"Sem que houvesse indícios que tal viesse a acontecer - a temperatura 'havia até' subido ligeiramente no dia anterior - o certo é que na manhã de sábado forte nevão caiu durante várias horas no Alentejo, transformando radicalmente toda a paisagem da maior província portuguesa..."

E assim dizia outro semanário, desta feita o “Notícias de Elvas”, entretanto já acabado, na sua edição do dia 27JAN1987.

“NEVE NA CIDADE​
Por cá é novidade. Notícia. Dão o insólito de que só de muitos em muitos anos por cá a temos. Há 4 pela última vez e assim aconteceu no passado fim de semana. Na madrugada de sábado a neve começou a cair, continuou durante o dia até conseguir o tal manto branco que é bem bonito visto ao longe mas um pouco sórdido e lamacento sob o rodado dos carros na cidade.
A paisagem mudou do dia para a noite. Ficou irreconhecível na claridade inusitada …”


O meu pai que fazia nessa madrugada o turno da noite é que me acordou, pouco depois das 8h com a magnífica notícia da queda de neve na minha cidade. Estava em férias do Carnaval, e passei o dia todo, sozinho, a apreciar os pequenos flocos que engrossavam o já considerável manto branco. Fartei-me de andar, queria ver de todos os ângulos, em todas as ruas possíveis a maravilhosa paisagem, que infelizmente apenas ficou gravada na minha retina, já que não tirei fotografia alguma :sad:. Apenas perto da hora do almoço a neve dava lugar à água neve e felizmente acabou por parar. Foi a última vez que vi neve acumular aqui em Elvas, foi há 20 anos :sad: :sad: :sad:. Sinceramente não sei se voltarei a vê-la acumular por aqui algum dia. O ano passado a 29 de Janeiro esteve bem perto, a apenas meia dúzia de km, até me levou a pensar que a cidade estaria amaldiçoada :unsure:.
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas

mocha

Nimbostratus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
1,596
Local
Barreiro
Re: 14 JAN 1987: Vinte anos depois ...

pois aqui nao nevou, apesar de eu na altura ter apenas 10 anitos e obvio k me lembraria de tal episodio.:sad: :sad: :sad: