Neve em Braga

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
PS - Como Braga era pequenina nessa altura ... em Lamaçães ainda só se viam campos ...

É verdade, foi a coisa que me saltou logo à vista, o vale de Lamaçães só campos :D


Já agora , onde é que arranjaste isso ? Não há mais ? :D

Estou a tratar de chegar junto da pessoa que tirou estas fotos. As informações que disponho até ao momento é que se tratava de professor do ensino secundário/básico com grande gosto pela fotografia... e nota-se! :)

Só mais uma coisa : talvez fosse boa ideia pôr essas fotos na "Galeria" para que não se percam . Por vezes o ImageShack perde fotos ...
Abraço ;) .


Já está! :D
 


GomesCCM

Cirrus
Registo
25 Set 2007
Mensagens
15
Local
Braga
Grandes memórias.:cold:
Lembro-me muito vagamente do nevão de 1987. Mas da queda de neve em Fevereiro de 1994, já me lembro perfeitamente.:thumbsup:
 

martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
Obrigado ao Minho pelas fotos. Obviamente o autor das mesmas poderia fazer diligências para que elas fossem transformadas em postais ou quadros para decoração de espaços públicos, casas comerciais, etc.

Lembro-me muito bem do nevão de 1987: Por volta das 17.00 horas do dia anterior estava uma tarde fria de sol com poucas nuvens brancas, de repente começou a soprar um vento gelado de nordeste e com ele avançavam nuvens de neve. Foi aí que começaram a cair os primeiros flocos. Nessa noite continuou a nevar, com um frio raro para a cidade. No dia seguinte o chafariz do Largo do Paço tinha estalactites de gelo como as que mostra o Brigantia no seu avatar. Nessa tarde, quando terão sido tiradas essas fotos, fui com uns amigos ao Bom Jesus de autocarro, lembro-me de olhar, através da janela do autocarro, para os campos brancos onde hoje fica a urbanização de Lamaçães e dizer para os amigos: Parece a Sibéria! Estavamos em plena Guerra Fria!

Também me lembro de um nevão em Braga, com a neve a pegar nas ruas do centro da cidade, mas eu ainda era muito criança e só me lembro de a ver, assomando ao degrau da porta da rua, mas não me deixaram sair, para não me aleijar e tal, terá sido entre 1969 e 1972, nem sei o ano. Sei que os poucos carros que passavam na rua deixavam um sulco na neve; e isto também foi durante a tarde.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Obrigado ao Minho pelas fotos. Obviamente o autor das mesmas poderia fazer diligências para que elas fossem transformadas em postais ou quadros para decoração de espaços públicos, casas comerciais, etc.

Lembro-me muito bem do nevão de 1987: Por volta das 17.00 horas do dia anterior estava uma tarde fria de sol com poucas nuvens brancas, de repente começou a soprar um vento gelado de nordeste e com ele avançavam nuvens de neve. Foi aí que começaram a cair os primeiros flocos. Nessa noite continuou a nevar, com um frio raro para a cidade. No dia seguinte o chafariz do Largo do Paço tinha estalactites de gelo como as que mostra o Brigantia no seu avatar. Nessa tarde, quando terão sido tiradas essas fotos, fui com uns amigos ao Bom Jesus de autocarro, lembro-me de olhar, através da janela do autocarro, para os campos brancos onde hoje fica a urbanização de Lamaçães e dizer para os amigos: Parece a Sibéria! Estavamos em plena Guerra Fria!

Também me lembro de um nevão em Braga, com a neve a pegar nas ruas do centro da cidade, mas eu ainda era muito criança e só me lembro de a ver, assomando ao degrau da porta da rua, mas não me deixaram sair, para não me aleijar e tal, terá sido entre 1969 e 1972, nem sei o ano. Sei que os poucos carros que passavam na rua deixavam um sulco na neve; e isto também foi durante a tarde.


Que sorte martinus! Ainda pertences à velha guarda... Eu cá mal me lembro do de 1987 quanto mais os anteriores :D

Penso que o nevão a que te referes foi o do Natal de 1970. Penso que foi o último grande nevão antes do de 1987...
 
M

Membro excluído 274

Que sorte martinus! Ainda pertences à velha guarda... Eu cá mal me lembro do de 1987 quanto mais os anteriores :D

Penso que o nevão a que te referes foi o do Natal de 1970. Penso que foi o último grande nevão antes do de 1987...

Olhando para os intervalos temporais entre os grandes nevões na belíssima cidade de Braga, o próximo não deve estar longe! Será este Inverno?;)
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Pois eu lembro-me perfeitamente de ver na televisão neve a cair em Braga algures nos anos 90, mas após 1994. Lembro-me que foi durante a manhã e não chegou a "pegar". Não foi nenhum nevão, mas já deve ter servido para tirar a barriga de misérias.
 

martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
Claro, foi o último nevão antes de 1987. Natal de 1970... é possível. Eu por mim bem tinha descido à rua para inspeccionar aquela coisa branca, mas ouvi logo o - "Não, não, que o menino cai!" - pudera, tinha cinco anos. Como sabes que foi no Natal de 1970?
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Claro, foi o último nevão antes de 1987. Natal de 1970... é possível. Eu por mim bem tinha descido à rua para inspeccionar aquela coisa branca, mas ouvi logo o - "Não, não, que o menino cai!" - pudera, tinha cinco anos. Como sabes que foi no Natal de 1970?

Acho que já fizeram referência aqui algures no forum, provavelmente o Grannevada...
 

Tiagofsky

Nimbostratus
Registo
29 Jan 2006
Mensagens
629
Local
Porto
Em grande Minho!Este ano penso (e assim espero tambem) poder vir a verificar um Inverno à antiga..!Tvz possamos repetir estas belas imagens, quem sabe...:rolleyes:
Abraços!
 

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
Nevou em Braga nos dias 27 e 30 de Dezembro de 1970 e ainda no dia 3 de Janeiro de 1971 !!!
Foram bons nevões , lembro-me bem ;)
 

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
E assim reza o Diário do Minho de 2ª feira , dia 28 de Dezembro de 1970 , acompanhado de uma excelente foto na 1ª página que , infelizmente , não possuo :

O 1º GRANDE NEVÃO OFERECEU ESPECTÁCULO MAGESTOSO

Desde 1963 que os Bracarenses não assistiam a um espectáculo tão magestoso como o de ontem , a partir das 13 h. , quando a neve principiou a cair em grossos flocos , cobrindo a terra de um manto alvinitente , com saliência para os telhados , os canteiros dos jardins e as àrvores que ofereciam aspecto caprichoso , com os ramos a vergar ao peso da neve que continuou a cair até depois das 15 h. . A completar o espectáculo , os montes do Sameiro , Bom-Jesus , Falperra e Picoto , que envolvem a cidade de uma brancura sem igual , davam-nos a ideia dos Alpes Suiços .
A neve , porém , também tem as suas arrelias , como ontem aconteceu a uns noivos e respectivos convidados que foram casar-se ao Sameiro . No regresso a caminho do restaurante , uma camioneta da Viação Auto Motora despistou-se , deu várias voltas e atravessou-se na estrada . Alguns convidados decidiram vir a pé até à cidade , onde chegaram cerca das 16 h. .

EM GUIMARÃES E EM MELGAÇO

Segundo notícias chegadas ao nosso jornal não foi apenas a região de Braga a atingida pelo nevão de ontem . Práticamente à mesma hora , seriam as 12.30 h. , começou a nevar em Guimarães . O facto prolongou-se durante 3 horas .
Em Melgaço foi mais . O espectáculo começou antes do meio dia e estendeu-se pela tarde fora .


Muitas camionetas retidas no Marão .
 

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
O jornal do dia 30 traz em 1ª página uma bela foto da Av. Central , que também não possuo .

E no dia 31 de Dezembro , 5ª feira , o mesmo jornal diz :

VOLTOU A NEVAR EM BRAGA

Na manhã de ontem a cidade voltou a vestir-se de noiva . Um forte nevão , mais intenso que o de Domingo , cobriu-a de uma extraordinária brancura .
Não durou muito tempo e a chuva que se seguiu lavou , quase por completo , as ruas . No entanto a neve continua a fazer das suas . Em Infias encontravam-se , às 19 h. , quatro autocarros atravessados na estrada . Foram interrompidas , entre outras , a carreira de Prado e a circulação escolar . Não obstante a cautela dos motoristas , automóveis houve que se beijaram . Faceta do tempo . Consequências , um tanto amargas é certo , do espectáculo deslumbrante que se tem podido apreciar .


Quanto ao nevão logo a seguir , no dia 3 de Janeiro de 1971 , não tenho , ainda , os recortes da imprensa .

Cumprimentos ;)
 

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
Pois eu lembro-me perfeitamente de ver na televisão neve a cair em Braga algures nos anos 90, mas após 1994.

Foi no dia 4 de Fevereiro de 1994 , mas nevou poucos minutos e não coalhou .
No Sameiro e Bom-Jesus sim , coalhou .
Foi a última vez que se viram flocos significativos aqui em Braga ...
 

martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
Obrigado pelos textos. Eu tinha apenas cinco anos em 1970, mas tenho a imagem bem viva da rua com o chão branco e um carro muito devagar a seguir no sulco já usado por outros carros. Nessa altura considerava-se praticamente banal a queda da "folheca", e não admira, cair três vezes no espaço de um mês...
 

CidadeNeve

Cumulus
Registo
28 Set 2007
Mensagens
280
Local
Covilhã, Beira Interior (650m)
Ora olá!

Aproveito para dizer que é com alegria que encontro alguem com tanto amor à neve, justamente quando pensava estar tão só.Tb procuro fotos dos nevoes de 83 e 87 no Porto, para além das de S. Crispim. Se alguém souber dalgumas, agradeço! Entretanto procuro algumas fotos da Cidade Neve, minha cidade de acolhimento que já não é tanto como o título diz, mas que ainda vai pregando surpresas...
Não partilho os vossos conhecimentos tão profundos de meteorologia, mas gostava de aprender. Qualquer neve, trovoada, vendaval, tornado ou aguaceiro, contem com o meu registo.

Cumprimentos a todos!