Neve em Braga

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Ora olá!

Aproveito para dizer que é com alegria que encontro alguem com tanto amor à neve, justamente quando pensava estar tão só.Tb procuro fotos dos nevoes de 83 e 87 no Porto, para além das de S. Crispim. Se alguém souber dalgumas, agradeço! Entretanto procuro algumas fotos da Cidade Neve, minha cidade de acolhimento que já não é tanto como o título diz, mas que ainda vai pregando surpresas...
Não partilho os vossos conhecimentos tão profundos de meteorologia, mas gostava de aprender. Qualquer neve, trovoada, vendaval, tornado ou aguaceiro, contem com o meu registo.

Cumprimentos a todos!

Olá CidadeNeve, bem vindo ao Forum, pelo nick já se advinhava que pertences à facção do frio e da neve :D

Do Porto não parece haver muita coisa, para além do tópico que já descobriste.
Estranhamente vão aparecendo mais fotos antigas de neve em Lisboa e até no Algarve do que no Porto.

Alguns tópicos do Forum:
Neve a cotas baixas em Portugal
Neve no Porto
 


Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Ora olá!

Aproveito para dizer que é com alegria que encontro alguem com tanto amor à neve, justamente quando pensava estar tão só.Tb procuro fotos dos nevoes de 83 e 87 no Porto, para além das de S. Crispim. Se alguém souber dalgumas, agradeço! Entretanto procuro algumas fotos da Cidade Neve, minha cidade de acolhimento que já não é tanto como o título diz, mas que ainda vai pregando surpresas...
Não partilho os vossos conhecimentos tão profundos de meteorologia, mas gostava de aprender. Qualquer neve, trovoada, vendaval, tornado ou aguaceiro, contem com o meu registo.

Cumprimentos a todos!

Bem vindo CidadeNeve :thumbsup:
Tens aqui um dos sócios número um da neve e frio :D
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Ora olá!

Aproveito para dizer que é com alegria que encontro alguem com tanto amor à neve, justamente quando pensava estar tão só.Tb procuro fotos dos nevoes de 83 e 87 no Porto, para além das de S. Crispim. Se alguém souber dalgumas, agradeço! Entretanto procuro algumas fotos da Cidade Neve, minha cidade de acolhimento que já não é tanto como o título diz, mas que ainda vai pregando surpresas...
Não partilho os vossos conhecimentos tão profundos de meteorologia, mas gostava de aprender. Qualquer neve, trovoada, vendaval, tornado ou aguaceiro, contem com o meu registo.

Cumprimentos a todos!

Eu também sou dos que partilho essa paixão pelo frio, neve, sincelo, gelo...:cold::cold:
Bem vindo ao MeteoPT:cheers:
 

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
Ora viva ;)

Descobri um fotógrafo antigo aqui em Braga (foto 73 , junta à Casa Bouças para quem estiver interessado) . Falei com ele sobre neve em Braga e disse-me que tem muitas fotos antigas , tanto de Braga como do Sameiro , Bom-Jesus e Falperra . Disse-lhe que estava muito interessado e ele mostrou-me quatro : uma da Falperra 1963 , Bom-Jesus sem data , Largo da Sra. a Branca 1967 e Arcada 1963 , todas muito boas .
Claro que eu lhe pedi cópias e lhe disse que lhe compraria uma cópia de cada uma que ele tivesse , tamanho normal .
Qual não foi o meu espanto quando ele me disse o preço : 20 (!!!) € cada cópia ! VINTE !!!
Bem , já sabem , quem estiver interessado ...
Entretanto , uma das fotos pode ser vista em tamanho grande no Snack Bar Botafogo II , na R. Sto. André , logo acima da R. Chãos .
É uma foto da Arcada , edifício do Turismo mais própriamente , e mostra o grande nevão de 1963 .
Quem for de Braga , ou perto , vale a pena ir até lá vê-la . Eu vou tentar tirar-lhe uma foto ...

Bye ... ;)
 

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
O preço não é nada caro. Experimenta comprar fotografias antigas num arquivo fotográfico e aí sim, dá para assustar quem não está habituado a comprar Fotografia.

Palavra de fotógrafo. :D
 

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
Bem , de facto eu não estou dentro destas coisas , mas , sinceramente , não me parece caro , parece-me caríssimo !
Afinal de contas o homem tem os negativos e é só fazer um exemplar , tamanho normal 10x15 , já nem falo em ampliações nem nada . Que alguém me explique porque é que fazer uma cópia a partir de um negativo é assim tão caro ...
 

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
Para teres uma ideia há dez anos um slide/negativo de 35mm encomendado ou vendido custava só 100€ + 17% IVA. Neste caso, tendo o fotógrafo feito essas imagens nos anos 60/70 (ainda por cima são imagens antigas e provavelmente difíceis de encontrar, como deves saber) há que não esquecer o chamado direito de autor e a oportunidade única que ele teve de poder fotografar o assunto em questão. Se ainda por cima tem casa comercial, logo deve ser fotógrafo não amador (como a maior parte dos membros deste forum); daí esse preço ser muito em conta, na minha modesta opinião. E ainda tens sorte de ele não te cobrar IVA a 21%.

Fotografias de neve (que põe em risco a "saúde" do equipamento) ainda por cima antigas não devem custar menos de 100-200€ em formato 35mm; em formatos superiores 6x6 ou 9x12 nem queiras saber o preço delas.

Sei do que falo pois sou fotógrafo há 27 anos e ilustrei muitos livros e revistas.:thumbsup:
 

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
Vais-me desculpar , mas continuo a achar caríssimo .
Compreendo perfeitamente que são fotografias antigas e difíceis de arranjar , que são documentos únicos , mas vamos lá a ver ; as fotografias existem , ou melhor , os negativos , foram tiradas na devida altura , e muito bem , apesar de poder não ter sido muito saudável para o equipamento , mas que existem , existem , e se calhar estão a apanhar pó e a desfazerem-se nalguma gaveta até que apareça algum interessado . Por exemplo , este Sr. disse-me que nunca ninguém lhe tinha pedido fotos de Braga com neve ! A minha pergunta é : custa assim tanto fazer uma cópia a partir dum negativo ? Uma loja aqui ao lado faz isso para fotos modernas por meia dúzia de cêntimos ...
Agora que os fotógrafos queiram usar o argumento da raridade , antiguidade , etc. para pedirem preços malucos por uma simples cópia tamanho normal , também consigo perceber ...
Seja como fôr fico com muita pena , mas não serei eu a dar 20 Euritos por cada foto , apesar de gostar muito de as possuir e de este fotógrafo , pelo que diz , possuir uma vasta colecção .
Alguém interessado ? :D:D:D
 

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
Ou então fazemos uma "vaquinha" e depois publicamos tudo aqui :D
 

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
Todos nós podemos achar que é caríssimo, mas são as leis do mercado. E se bem pensares, quando se pede um estudo ou um aval a algum engenheiro e ele só põe a assinatura no dito papel, depois pede uma fortuna por esse mesmo estudo (em papel normal) que foi só pôr lá uma assinatura. :lmao:

O que estou a tentar dizer é que o que está em questão (a tua incompreensão) não só fazer uma ampliação em 10cm x 15 cm (deve custar 80 cêntimos) do negativo (ele podia-te fazer uma prova de contacto onde não se via nestum).

Esse acto de ampliar e vender tem um preço variável, que neste caso, nem é caro. Tens que entender que existem leis de mercado a respeitar, assim como se deve respeitar o trabalho dos outros. Se bem se lembram, eu quando postava imagens, reduzia-lhes a definição e o tamanho para evitar cópias não autorizadas e plágios de qualquer pessoa que venha ao fórum; defendo-me dessa forma. Experimenta pedir-lhe uma prova de contacto; assim deve custar muito pouco ou quase nada (só mesmo o preço do papel e revelação).

Esse problema põe-se com qualquer profissão, seja música, fotografia, estudo científico, qualquer aval/escritura/papel oficial....

Acho que não é razão para tanto espanto. É só a minha opinião...:thumbsup:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Ou então fazemos uma "vaquinha" e depois publicamos tudo aqui :D

Isso era sarilho na certa se o autor descobrisse. Os direitos de autor são uma coisa séria.

Mas o Luis França tem razão. Eu também acho caro para vender a particulares, mas o preço até nem é nada de especial para o que se vê por aí, e o dono pode pedir o que bem entender, só compra quem quer. Claro que se calhar se pedisse menos vendia mais, mas isso ele lá sabe...

Se tu tivesses uma fotografia ou video espectacular dum evento qualquer, um tornado por exemplo, e se um jornal quisesse comprar, ias ver que poderias ganhar bem mais do que 20€. Quer dizer, às vezes ... que em Portugal acontecem coisas por vezes surreais.
O nosso colega de forum Luis Rosa que o diga que já foi vitima várias vezes. Por vezes há ilustres e respeitáveis orgãos de comunicação social que simplesmente pegam numa fotografia e usam-na no Jornal, na Revista ou até na Televisão, sem pedir autorização ao autor, muito menos pagar a foto e nem sequer indicarem quem é o proprietário. Puro roubo! Uma coisa que volta e meia acontece e só é possivel em Portugal por causa da justiça que temos e ninguém está para perder tempo e gastar fortunas em advogados.

Para teres uma ideia, até há um ou dois anos atrás comprar fotografias para fazer um site ou uma brochura por exemplo era bastante caro, nunca gastavas menos de 100 USD por fotografia. E se fosse em alta resolução para imprensa ou publicidade, então eram largas centenas de dolares por fotografia. Isso hoje por acaso está a mudar muito, com a massificação da fotografia digital agora é dezenas de vezes mais barato porque agora há milhões de pessoas que vendem as suas fotografias em bancos de imagem.
 

Sckauter

Cirrus
Registo
13 Dez 2007
Mensagens
13
Local
Birmingham
Parabéns pelo forum e excelente momento este aqui recordado da cidade de Braga

Olá malta, sou de Braga nasci a 15-01-1981 no hospital de S. Marcos :D

O momento aqui recordado do nevão que aconteceu em 14-1-1987 em Braga em sem dúvida um acontecimento que marcou a minha infância, lembro-me perfeitamente de brincar na neve do meu quintal juntamente com os meus irmãos no meu dia de aniversário :D:cold: e a partir daí nunca mais vi tal momento com aquela abundância em Braga...cai neve muitas vezes em Braga e chega a pegar no Bom Jesus e Sameiro(se alguém tiver registos mais recentes era porreiro recordar também :thumbsup: ) folheca tb já vi por algumas vezes cair, mas claro sem pegar na cidade mas sim no BOm Jesus e Sameiro como já referi anteriormente.


Mas estou esperançoso que vai voltar a acontecer para breve um novo nevão sem ninguém contar :thumbsup:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço