Neve em Loriga - Registos Históricos

jonaslor

Nimbostratus
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
546
Local
Loriga 770 m (Serra da Estrela)
Enquanto se aguarda por dias melhores, decidi criar este tópico para colocar dois vídeos da queda de neve em Loriga.
Irei colocar inicialmente um nevão que caiu no Inverno de 1994. Se a memória não me falha penso que foi em Fevereiro de 1994.
Recordo como o maior nevão que caiu em Loriga ao longo dos meus 27 anos.
Espero que gostem...


http://www.megavideo.com/?v=KPAQEP1E
 


Pinix

Cirrus
Registo
26 Jan 2009
Mensagens
14
Local
Loriga - Guarda (a maior parte do ano)
Se a memória não me falha penso que foi em Fevereiro de 1994.
Recordo como o maior nevão que caiu em Loriga ao longo dos meus 27 anos.
Espero que gostem...


http://www.megavideo.com/?v=KPAQEP1E

Foi sem dúvida um grande nevão...também o maior que assisti até hoje em Loriga.
Começou com a queda abundante de granizo, seguindo-se queda de neve em grande intensidade no final da tarde de 3 de Fevereiro de 1994 (5ª feira).
A neve continuou a cair até ao dia seguinte, dia 4 (sexta-feira), o que levou a que houvesse um grande curto-circuito devido ao peso da neve nos fios. O bairro onde se encontra situada a Subestação teve que ser evacuado devido ao risco de explosão, ainda explodiu um dos transformadores, o que fez que não houvesse electricidade na vila durante todo o fim de semana.
Loriga esteve um fim de semana inteiro sem luz, isolada do mundo, mas completamente bela ao estar coberta de neve.
Só tenho algumas fotos deste nevão, é sempre engraçado observar em vídeo. :lol:
 

jonaslor

Nimbostratus
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
546
Local
Loriga 770 m (Serra da Estrela)
Foi sem dúvida um grande nevão...também o maior que assisti até hoje em Loriga.
Começou com a queda abundante de granizo, seguindo-se queda de neve em grande intensidade no final da tarde de 3 de Fevereiro de 1994 (5ª feira).
A neve continuou a cair até ao dia seguinte, dia 4 (sexta-feira), o que levou a que houvesse um grande curto-circuito devido ao peso da neve nos fios. O bairro onde se encontra situada a Subestação teve que ser evacuado devido ao risco de explosão, ainda explodiu um dos transformadores, o que fez que não houvesse electricidade na vila durante todo o fim de semana.
Loriga esteve um fim de semana inteiro sem luz, isolada do mundo, mas completamente bela ao estar coberta de neve.
Só tenho algumas fotos deste nevão, é sempre engraçado observar em vídeo. :lol:


Sim pinix. Tens razão... Também me lembro perfeitamente... Tinha 12 anos mas recordo-me como se fosse hoje. Tinha saído da Mena, onde frequentava explicações e por volta das 18.00 saí para poder ir à Missa por volta das 18.30 de um familiar falecido. Quando saí da Mena seraivava. Entretanto quando chego à Praça começa a nevar intensamente, começando logo a juntar de seguida. Quando saio da Missa por volta das 19.00 a rua já estava completamente branca.
Nessa mesma noite caiu bastante neve. Sem dúvida um grande nevão.