NO BRASIL A NEVE SÓ É ANUAL NA REGIÃO DE S.JOAQUIM/AUSENTES, NUMA ÁREA DE +- 5 MIL KM QUADRADOS, COMPARANDO COM O TAMANHO DO BRASIL É RIDÍCULO. JÁ NEVOU EM ALGUNS EPISÓDIOS EM +-70% DO SUL DO BRASIL, MAS O NORMAL É TER NEVE EM APENAS 5 A 10% DO SUL DO BRASIL. COM ACUMULAÇÃO, MAIS NAS NAS ÁREAS ACIMA DOS 1200 m. O EVENTO MAIS IMPORTANTE EM TERMOS DE INTENSIDADE E ABRANGÊNCIA FOI EM 1965 (NO SÉCULO 19 TEVE OUTROS), NESTE ANO NEVOU EM MAIS DE 70% DO SUL DO BRASIL. EM SC TEVE FORTE ACUMULAÇÃO EM MAIS DE 60% DO ESTADO (QUE É +- DO TAMANHO DE PORTUGAL). FOI O ÚNICO CASO, SC, EM QUE HOUVE ELEVAÇÃO DO NÍVEL DOS RIOS (QUE DESAGUAM NO PRATA) DEVIDO AO DEGELO. EM MÉDIA A CAPA DE NEVE OSCILOU ENTRE 20/40 CM, EM MUITOS LOCAIS PASSOU DE 50/100 CM, ALGUMAS CIDADES TIVERAM MAIS DE 1 M DE NEVE. INCLUSIVE EM S.JOAQUIM TEVE NEVE COM TROVOADA.
1 m de neve no Brasil! Isso nem nós cá em Portugal! Então este ano foi cá uma secura!!!! Mas foi por toda a Europa! Não nevou nos locais habituais, mas nevou na cidade e região de Lisboa!
1m de neve e muito mais encontra-se facilmente em zonas montanhosas, em cidades é que já é mais dificil. Mas em eventos extremos também acontece. O inverno que passamos até foi extremo, mas foi da pouca neve que houve
Sim Fil claro! Eu estava a referir-me nas cidades! Eu na minha aldeia ja tive grandes nevões! Nas Montanhas temos bem mais de 1 m no Inverno! Claro!!!! Este Inverno é que foi para esquecer!
e deve nevar sempre nos altos pontos da serra da mantiqueira em São Paulo. lá os picos chegam a 2800m. inacessíveis muitas vezes, mas já constatado verdadeiros pólos em terras tidas como tropicais...