Peço desculpa pela demora, mas o tempo livre é muito reduzido e só agora pude começar a compilar o meu passeio no fim-de-semana prolongado 29 Nov - 1 Dez. A ideia era ir passar estes dias a Bragança, e apesar de só poder partir no dia 30 de Novembro, ainda fui a tempo e deu para encher a barriga de paisagens lindas e experiências inolvidáveis. Começo por mostrar as primeiras imagens do branco elemento que se fez notar na Serra da Gardunha: Aqui uma paisagem bem outonal, já perto dos túneis da Gardunha: E eis que temos a Serra da Estrela bem à nossa frente, imponente e vestida de branco a rigor! : O pormenor possível, para quem vai na auto-estrada, do Maciço Central bem carregado de neve: Foi com tristeza que passei sem poder parar , mas o meu destino ainda estava longe... Mais à frente pude visualizar a cidade mais alta de Portugal, a Guarda. Ainda com os seus telhados pintados de imaculado branco, testemunho do fenómeno mais lindo que a natureza nos pode dar (na minha humilde opinião, claro está ): NEVE! Na foto não se pode ver com muito pormenor, pois foi tirada em andamento na A23 (Auto-estrada da Beira Interior). A surpresa apareceu sensivelmente a meio da viagem. E não é que Trancoso estava branquinho branquinho! Entrada em Trancoso: Aspecto de algumas casas, pelas quais fui passando deleitado com o que os meus olhos viam. A temperatura rondava o 1ºC. As típicas estalactites de gelo Coitaditas... A neve apenas se mantinha com alguma quantidade acima dos 800 mts, pois como se pode ver nestas duas imagens lá ao fundo não há nada. Dirijo-me então para a zona mais antiga desta linda cidade histórica e pelo caminho assisto aos bombeiros locais a cortar alguns ramos em perigo de queda, devido ao peso da neve e do gelo (infelizmente não tenho foto porque a apaguei acidentalmente ). E é precisamente nesta zona, o Parque Municipal, que vi belas paisagens. Para finalizar deixo aqui umas fotos de monumentos históricos, desta bela povoação. A Igreja do Convento dos Frades ou de Santo António: Capela de Santa Eufémia ou do Senhor da Devoção. Cruzeiro do Senhor da Agonia. Capela de S. Bartolomeu (local onde casou D. Dinis e a Rainha santa D. Isabel de Aragão, como o indica a placa visível na fotografia). As Portas D'El Rei. A Câmara Municipal, com a estátua do popular poeta-sapateiro Gonçalo Anes Bandarra. Pelourinho Manuelino com a Igreja de S. Pedro, por detrás (onde está o túmulo do popular Bandarra, que através da sua poesia transmitiu as suas incríveis e acertadas profecias) E depois de toda esta visita e de um bom almoço à maneira , eis a última foto, a jeito de despedida, da monumental Trancoso - Cidade, Vila Medieval e Aldeia Histórica O triste do relato é que à tarde voltou a nevar na cidade e eu já lá não estava . Bem, já na zona de Macedo de Cavaleiros, eis que novamente aparecem as Serras com os seus cumes, a mais de 700 mts, nevados: E aqui ao longe, cortinas de neve, sinal inequívoco de que ela anda perto , e por sorte está mesmo na minha direcção de viagem! Passados alguns kms, lá encontrei a dita! Não nevava copiosamente, mas é sempre um regalo vê-la cair suavemente, como que a querer desafiar a Lei da gravidade! E mais à frente lá vislumbro a imponente Serra da Nogueira, que visitaria no dia seguinte. E pronto esta primeira parte do meu fim-de-semana acaba aqui. Mais logo, ou amanhã conto colocar a primeira metade do dia seguinte, com uma marcante visita à zona da Sanábria e à Serra da Nogueira!! Deixo-vos um cheirinho do que encontrei, nesta panorâmica da Serra de Montesinho-La Gamoneda, com o seu parque eólico (cliquem na imagem e poderão vê-la em maior resolução). -------------------------------------- // -------------------------------------- Cá estou eu para a segunda parte deste meu bonito passeio, que tenho todo o gosto em partilhar convosco, amantes da neve em particular e restante comunidade meteopt de uma forma geral, pois a meteorologia é a paixão comum que nos une! E começo precisamente pela visita à zona espanhola da Sanábria. Ainda mal tinha saído de Bragança, e já eram estas as nossas vistas: Totalmente de nos cortar a respiração. Calculo que para quem está habituado, certamente acha banal, mas para mim alentejano das extensas planícies, foi lindo!! E a cada dobrar de uma curva mais um sonoro "haaaaa" se escutava no carro, mais uma paragem, mais uma foto e um admirar com profundo respeito a bela Natureza que me rodeava . Conclusão: demorei umas 2 horas de Bragança ao Lago de Sanábria . Chego por fim a Puebla de Sanábria: O que levaria este helicóptero, não me apercebi de nenhum incêndio, seria sal? Na estrada vi alguns locais com depósitos de sal. Muito bem pensado, pois assim o fácil e rápido acesso a este "dissolvente" do gelo fica garantido. Aproveitei para encher o depósito do pópó €€€ . E lá continuei até ao lago. Nas bombas confirmei que tinha nevado na 6ªf anterior, portanto dois dias antes. Foi uma nevada intensa e durou o dia todo. Por esse motivo e pelo frio que se mantinha, a neve ainda era considerável em muitos locais, especialmente os menos expostos ao Sol. E por fim lá apareceu o Lago da Sanábria (cliquem na imagem e poderão vê-la em maior resolução). E estes eram os arredores e as vistas a partir do local: Lá mais para cima ainda devia haver alguma actividade, ou então era apenas por precaução. Fez-se o típico boneco de neve, que é a alegria da criançada e minha também E "ala que se faz tarde". Pois ainda tinha a Serra da Nogueira à minha espera! E umas quantas paisagens e lugares a fotografar antes de lá chegar! E até vi algo que há muito não encontrava. O natalício Azevinho! Mais uma hortita literalmente congelada E umas couves regeladas! Bem esta linha de comboio nevada, deixou-me a imaginar como será fazer uma viagens por paisagens tão belas! E já quase em Bragança, parei junto a um velho castanheiro, que ainda deu para trazer umas quantas castanhas e algumas picadelas dos ouriços . Bem perto da bendita árvore, descobri este monte de troncos e deu uma boa imagem, uma espécie de fecho a esta magnífica visita à Sanábria. . Amanhã, se nada falhar cá estarei, para fechar com chave de ouro. A mostrar-vos umas magníficas imagens da Serra da Nogueira, à qual pude aceder até ao seu cume (+ ou - 1300 mts), zona do Santuário da Nossa Sr.ª da Serra, com o auxílio das correntes! Por último: Panorâmica com uma paisagem mágica , onde inclusive esteve a nevar durante alguns minutos . Já sabem, clicam na imagem e vêem-na em maior tamanho. -------------------------------------- // -------------------------------------- E cá vai a última parte. Prometo! Começo com a chegada a Bragança e com estas fotos da cidade: O seu imponente Castelo: Ainda se podiam ver alguns restos de neve nas encostas mais sombrias, das serras em redor da cidade. Gostaria de ter tido mais tempo para visitar a capital de Trás-os-Montes, mas o elemento branco esteve em falta e apenas vi nevar coisa pouca na noite de Sábado, uns quantos “micro-flocos” misturados com alguma chuva. Por isso dirigi-me para a Serra da Nogueira (o meu agradecimento ao Fil pela explicação e mapa detalhado que me forneceu! ) Ainda nem tinha saído da cidade e junto à Rotunda das Cantarias, observo estas belas lenticulares: Como podem ver a noite "caía" rapidamente! E o tempo de luz já se resumia a pouco mais de uma hora. Já na subida à serra, ainda parei para apanhar esta foto de Bragança: Por trás de mim já se afigurava ao longe o cume desta muito bonita Serra Transmontana: Mas nem foi preciso muito para encontrar isto! Carvalhos e mais carvalhos por todo o lado. Bonita a nossa fauna autóctone! Lá resolvi parar o carro e entrar pelo bosque dentro. Com este tipo de neve, tinha estado a nevar durante a madrugada certamente, e até arriscaria a afirmar que há poucas horas Após o cruzamento que dá acesso à estrada que vai para o alto da Nogueira, tive de encostar e colocar as correntes. A verdade é que não vi mais ninguém com as ditas , mas também vi alguns aflitos e quando cheguei ao cimo, não havia lá nem um ligeiro, só veículos todo-o-terreno. Claro, colocar as correntes foi o meu maior divertimento , atolado de neve até ao joelho (estava na berma da estrada). Ora de joelhos, ora quase deitado . O problema era a luz do dia a fugir e a noite a retirar-me a claridade necessária para poder desfrutar em pleno das magníficas paisagens da Nogueira . Começou entretanto a nevar, de forma débil mas ainda deu para acumular alguma coisa no carro . Algumas pobres não resistiram a tanto peso... Deixo aqui um pequeno filme, é pena ser já quase noite, mas ainda assim ilustra bem o ambiente que me rodeava. Nestas paragens não havia praticamente vento. Perto do ponto mais alto da serra, a estrada já metia algum respeito. Primeiro porque não a conhecia, depois porque já era noite e claro a estrada estava literalmente debaixo de gelo, tanto mais que a temperatura era de uns cortantes -3ºC. Ainda assim encontrei uma pessoa a pé!!, todo equipado de mochila e saco cama às costas . Quem seria!?? Isto é parte da vedação das antenas que estão no ponto mais alto da serra. Uma capela lá no alto completamente gelada. O vento e o nevoeiro dominavam estas paragens. Estive lá encima, mas é como se não tivesse estado, pois não consegui ver praticamente nada. E porque uma imagem vale mais que mil palavras: Uma das antenas, pouco visível, mas ela estava lá! De fundo tinha o assobiar do vento e o trabalhar dos geradores que mantêm as antenas em funcionamento. Após uns 30 minutos lá por cima, a explorar o que me foi possível, ou bem simplesmente a desfrutar com o agreste do clima , retomei a descida e o regresso a Elvas. Ainda deu para tirar mais algumas fotos, desta vez aos efeitos que tem a neve gelada na vegetação. Bem, e com a seguinte foto termino, esta já extensa reportagem, onde pretendo mostrar alguns dos efeitos que a "Helena" por aqui nos deixou. Claro visto através da minha objectiva. e na minha perspectiva pessoal. Bragança by night O meu agradecimento a todos, por perderem alguns minutos a visionar esta minha "aventura". Aos brigantinos, apenas vos tenho a dizer que se gostam de neve e frio, estão no local certo. Se não cair nada na vossa bonita cidade, têm uma mão cheia de destinos em vosso redor!
Bonita viagem! Com essas paisagens nem se dá por fazer tantos km. Adoro Trancoso pois passei ai muitas férias no Inverno e assisti a um grande nevão, também a um dia de sincelo inesquecível e andei as cantar as Janeiras. Numa dessas sessões de cantorias o frio era muito e a seguir ás portas D'el rei do lado esquerdo encontrava-se um termómetro que nesse dia indicava -11º!! Muitos e bons dias ai passados EDIT: De Coimbra a Trancoso eram mais de 3 horas de carro!
Obrigado pelos vosso comentários! Estou neste momento a compilar a segunda metade do meu passeio. Daqui a pouco já vou actualizar